Criatividade em estudantes de Design: uma análise comparativa entre o início e final de curso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pederiva, Vanessa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Boff, Raquel de Melo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/3232
Resumo: O presente estudo objetivou investigar se há diferença significativa em criatividade figural entre estudantes de início e de final da Graduação em Design. Para tanto, seguiu-se a abordagem quantitativa e transversal, de comparação entre grupos. Participaram deste estudo 31 sujeitos, com idades entre 18 e 32 anos, dos quais 15 cursavam o primeiro ano, 14 estavam no último ano e dois eram recém-formados. Os instrumentos utilizados foram o Teste de Torrance – Pensando Criativamente com Figuras e uma ficha de dados sociodemográficos. Foi utilizado o teste Mann Whitney para amostras independentes, sendo considerado um intervalo de confiança de 95%. Evidenciou-se que, dos 15 indicadores de criatividade que o teste avalia, nove apresentaram diferença estatística significativa (p ≤ 0.05), permitindo supor que, neste estudo, o curso de Design pode auxiliar no desenvolvimento do potencial criativo dos estudantes.
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