Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300 |
Resumo: | O estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES. |
id |
CESGRAN-1_f22d05aed70c536c13a3bd17bd923951 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1300 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior PrivadaAdministração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, AvaliaçãoO estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES. Fundação CesgranrioCAPESGallon, ShalimarTaufer, ElaineJust, Magela DuarteBatistella, ClaudeteRuas, Roberto Lima2017-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/130010.22347/2175-2753v9i26.1300Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 223-2542175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300/pdfAmericaDocentes do Ensino SuperiorDireitos autorais 2017 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T15:36:27Zoai:ojs.localhost:article/1300Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-24T15:36:27Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
title |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
spellingShingle |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada Gallon, Shalimar Administração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, Avaliação |
title_short |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
title_full |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
title_fullStr |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
title_full_unstemmed |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
title_sort |
Como Avaliar Docentes? A Percepcao dos Docentes na Implantação da Gestao por Competencias em uma Instituicao de Ensino Superior Privada |
author |
Gallon, Shalimar |
author_facet |
Gallon, Shalimar Taufer, Elaine Just, Magela Duarte Batistella, Claudete Ruas, Roberto Lima |
author_role |
author |
author2 |
Taufer, Elaine Just, Magela Duarte Batistella, Claudete Ruas, Roberto Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gallon, Shalimar Taufer, Elaine Just, Magela Duarte Batistella, Claudete Ruas, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Administração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, Avaliação |
topic |
Administração, Gestao de Pessoas, Gestao por Competencias, Avaliação |
description |
O estudo emerge em um contexto de aumento da oferta de cursos superiores no Brasil. Assim, as Instituicoes de Ensino Superior (IES) buscam politicas, estrategias e ferramentas gerenciais para ter diferencial no mercado, como a Gestao por Competencias (GPC). No entanto, e inovador que a GPC seja aplicada aos docentes, visto a necessidade de adaptação da pratica para atender às demandas destes e dos orgaos competentes do ensino superior. Para tanto, este artigo objetiva analisar a implantação da gestao por competencias em uma IES privada, por meio de uma pesquisa qualitativa com 18 entrevistas realizadas com professores e gestores da IES. Os resultados mostram que, para os docentes, o programa nao esta consolidado e precisa de ajustes, tais como, comunicação mais efetiva e maior investimento em capacitação para que ocorra a internalização do modelo; tambem percebem que a implantação do modelo contribuiu para a qualificação das práticas de GP e no alcance dos resultados da IES. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-08-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300 10.22347/2175-2753v9i26.1300 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v9i26.1300 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/1300/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
America Docentes do Ensino Superior |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 9, n. 26 (2017): Revista Meta: Avaliacao Maio/Ago.; 223-254 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754845671859421184 |