A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
DOI: | 10.22347/2175-2753v7i21.835 |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835 |
Resumo: | Consideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino. |
id |
CESGRAN-1_f73e13c1d222dc6015d82e7b141abc4a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/835 |
network_acronym_str |
CESGRAN-1 |
network_name_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
spelling |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?Educação; AvaliaçãoConsideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino.Fundação CesgranrioFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiasVilela-Ribeiro, Eveline BorgesBenite, Anna Maria Canavarro2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/83510.22347/2175-2753v7i21.835Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 364-3812175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdfBrasilDados oriundos do ENEMDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:40Zoai:ojs.localhost:article/835Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
title |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
spellingShingle |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? Vilela-Ribeiro, Eveline Borges Educação; Avaliação Vilela-Ribeiro, Eveline Borges Educação; Avaliação |
title_short |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
title_full |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
title_fullStr |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
title_full_unstemmed |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
title_sort |
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam? |
author |
Vilela-Ribeiro, Eveline Borges |
author_facet |
Vilela-Ribeiro, Eveline Borges Vilela-Ribeiro, Eveline Borges Benite, Anna Maria Canavarro Benite, Anna Maria Canavarro |
author_role |
author |
author2 |
Benite, Anna Maria Canavarro |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goias |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vilela-Ribeiro, Eveline Borges Benite, Anna Maria Canavarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação; Avaliação |
topic |
Educação; Avaliação |
description |
Consideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835 10.22347/2175-2753v7i21.835 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835 |
identifier_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i21.835 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdf1 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil Dados oriundos do ENEM |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 364-381 2175-2753 reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO |
institution |
CESGRANRIO |
reponame_str |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
collection |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) |
repository.name.fl_str_mv |
Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
metaavaliacao@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1822176276423639040 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.22347/2175-2753v7i21.835 |