A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Benite, Anna Maria Canavarro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
DOI: 10.22347/2175-2753v7i21.835
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835
Resumo: Consideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino.
id CESGRAN-1_f73e13c1d222dc6015d82e7b141abc4a
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/835
network_acronym_str CESGRAN-1
network_name_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
spelling A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?Educação; AvaliaçãoConsideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino.Fundação CesgranrioFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de GoiasVilela-Ribeiro, Eveline BorgesBenite, Anna Maria Canavarro2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/83510.22347/2175-2753v7i21.835Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 364-3812175-2753reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIOporhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdf1https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdfBrasilDados oriundos do ENEMDireitos autorais 2016 Fundação Cesgranriohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-30T15:23:40Zoai:ojs.localhost:article/835Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/indexPRIhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/oaimetaavaliacao@cesgranrio.org.br2175-27532175-2753opendoar:2018-08-30T15:23:40Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
title A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
spellingShingle A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Educação; Avaliação
Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Educação; Avaliação
title_short A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
title_full A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
title_fullStr A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
title_full_unstemmed A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
title_sort A escola como espelho da sociedade: o desempenho escolar em ciencias e afetado pela escola que os estudantes frequentam?
author Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
author_facet Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Benite, Anna Maria Canavarro
Benite, Anna Maria Canavarro
author_role author
author2 Benite, Anna Maria Canavarro
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goias
dc.contributor.author.fl_str_mv Vilela-Ribeiro, Eveline Borges
Benite, Anna Maria Canavarro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação; Avaliação
topic Educação; Avaliação
description Consideramos como subsidio epistemico que a escola que o estudante freqüenta e socialmente determinada e que o contexto social do aluno influencia seu desempenho escolar em ciencias. A partir disso, investigamos se o estabelecimento de ensino que o estudante frequenta (estadual, federal, municipal ou privado) afeta o seu desempenho escolar em ciencias atraves da analise das medias em ciencias da natureza que 10.077 escolas participantes do ENEM-2012 alcancaram. Analisamos as diferencas entre as escolas Privada x (Estadual + Municipal) e Federal x (Estadual + Municipal) atraves da analise de variância, seguida de teste de comparação planejada. As diferencas entre as esferas Federal x Privada foram testadas a partir de um Teste T. As analises foram feitas no programa SPSS. Os resultados evidenciam que as escolas federais e privadas possuem desempenhos em ciencias similares entre si e melhores que escolas estaduais e municipais. Atribuimos esses resultados às caracteristicas gerais desses estabelecimentos de ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-29
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835
10.22347/2175-2753v7i21.835
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835
identifier_str_mv 10.22347/2175-2753v7i21.835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdf1
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/835/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fundação Cesgranrio
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil

Dados oriundos do ENEM
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Revista Meta: Avaliação; v. 7, n. 21 (2015): Revista Meta: Avaliacao Set./Dez.; 364-381
2175-2753
reponame:Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO
institution CESGRANRIO
reponame_str Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
collection Meta: avaliação (Rio de Janeiro)
repository.name.fl_str_mv Meta: avaliação (Rio de Janeiro) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv metaavaliacao@cesgranrio.org.br
_version_ 1822176276423639040
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.22347/2175-2753v7i21.835