Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaleta, Maria Elisa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
DOI: 10.1590/s0104-40362018002601302
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302
Resumo: Neste estudo, realizado com 1.014 estudantes do ensino superior portugues, procurou-se reanalisar o Conceptions of Learning Inventory (COLI), instrumento que avalia as concepcoes dos estudantes sobre o que e aprender. Recorrendo à metodologia identica à do estudo de adaptação para a população portuguesa os resultados indicaram uma estrutura diferente da encontrada no estudo original uma vez que nao se identificaram as concepcoes de aprender como dever nem como processo nao limitado pelo tempo ou contexto. A concepcao de aprendizagem, memorizar, usar e compreender originou dois factores que passam a ser designados como recordar informação e compreender e usar e aplicar a informação. A analise tendo em conta as variaveis (instituicao, area cientifica, ano de frequencia e genero) mostra-nos que existem diferencas estatisticamente significativas quando consideradas as instituicoes, a area cientifica dos cursos e o genero mas nao quando se considera o ano de frequencia, o que vai de encontro a alguns estudos que consideraram que as concepcoes de aprendizagem nao tem necessariamente uma hierarquia desenvolvimental.
id CESGRANRIO_00bd99ba788bf6286819b58ff587088e
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1302
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
spelling Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)Conceptions of learning in higher education students: Reanalysis of the COLI (Conceptions of Learning Inventory)Las concepciones de aprendizaje en los estudiantes de educacion superior: Re analisis del COLI (Inventario de las concepciones sobre el aprendizaje)Las concepciones de aprendizaje en los estudiantes de educacion superior: Re analisis del COLI (Inventario de las concepciones sobre el aprendizaje)Psicologia - Psicologia da EducaçãoConcepcoes de aprendizagem; COLI; Ensino SuperiorConceptions of learning; COLI; Higher EducationConcepciones del aprendizaje; COLI; Enseñanza superiorNeste estudo, realizado com 1.014 estudantes do ensino superior portugues, procurou-se reanalisar o Conceptions of Learning Inventory (COLI), instrumento que avalia as concepcoes dos estudantes sobre o que e aprender. Recorrendo à metodologia identica à do estudo de adaptação para a população portuguesa os resultados indicaram uma estrutura diferente da encontrada no estudo original uma vez que nao se identificaram as concepcoes de aprender como dever nem como processo nao limitado pelo tempo ou contexto. A concepcao de aprendizagem, memorizar, usar e compreender originou dois factores que passam a ser designados como recordar informação e compreender e usar e aplicar a informação. A analise tendo em conta as variaveis (instituicao, area cientifica, ano de frequencia e genero) mostra-nos que existem diferencas estatisticamente significativas quando consideradas as instituicoes, a area cientifica dos cursos e o genero mas nao quando se considera o ano de frequencia, o que vai de encontro a alguns estudos que consideraram que as concepcoes de aprendizagem nao tem necessariamente uma hierarquia desenvolvimental.This study was conducted with 1,014 higher education Portuguese students. We intend to reanalyze the Conceptions of Learning Inventory (COLI) to assess the students’ conceptions of learning. Using the same methodology as the adaptation study for the Portuguese population the results indicated a different structure in comparison to the one found in the original. We didn’t find the conception of learning as a duty or as process not limited by time or context. The conception of learning as remembering, using and understanding information was distributed by two factors, which are now designated remembering information and understand, use and apply the information. The analysis taking into account the variables (institution, scientific field, year of attendance and gender) showed that there are statistically significant differences when considering the institutions, the scientific area and the gender but not when considering the year of attendance, which goes against some studies that stated that the learning concepts do not necessarily have a developmental hierarchy.Este estudio, realizado con 1.014 estudiantes portugueses de educacion superior intento reanalizar el Inventario de Concepciones de Aprendizaje (COLI) instrumento que evalúa las concepciones de los estudiantes sobre lo que es aprender. Recurriendo la metodologia identica a la del estudio de adaptacion para la poblacion portuguesa los resultados indicaron una estructura diferente a la encontrada en el estudio original, ya que no identífico las concepciones de aprendizaje como deber y no como proceso limitado por el tiempo o el contexto. La concepcion de aprender a memorizar, utilizar y comprender se distribuye en dos factores que ahora denominamos recuperar y comprender información y utilizar y aplicar la información. El analisis teniendo en cuenta las variables (institucion, area cientifica, año de asistencia y genero) muestra que existen diferencias estadisticamente significativas cuando se consideran las instituciones, el area cientifica de los cursos y el genero, pero no cuando se tiene en cuenta el año de asistencia, tal como en algunos estudios que consideran que las concepciones de aprendizaje no tienen necesariamente una jerarquia en el desarrollo.Fundação CesgranrioFCT, COMPETE, COMISSAO EUROPEIAChaleta, Maria Elisa2018-09-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/130210.1590/s0104-40362018002601302Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 684-7051809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302/897https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302/898https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302/899Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-29T13:27:23Zoai:ojs.localhost:article/1302Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-11-29T13:27:23Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
Conceptions of learning in higher education students: Reanalysis of the COLI (Conceptions of Learning Inventory)
Las concepciones de aprendizaje en los estudiantes de educacion superior: Re analisis del COLI (Inventario de las concepciones sobre el aprendizaje)Las concepciones de aprendizaje en los estudiantes de educacion superior: Re analisis del COLI (Inventario de las concepciones sobre el aprendizaje)
title Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
spellingShingle Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
Chaleta, Maria Elisa
Psicologia - Psicologia da Educação
Concepcoes de aprendizagem; COLI; Ensino Superior
Conceptions of learning; COLI; Higher Education
Concepciones del aprendizaje; COLI; Enseñanza superior
Chaleta, Maria Elisa
Psicologia - Psicologia da Educação
Concepcoes de aprendizagem; COLI; Ensino Superior
Conceptions of learning; COLI; Higher Education
Concepciones del aprendizaje; COLI; Enseñanza superior
title_short Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
title_full Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
title_fullStr Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
title_full_unstemmed Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
title_sort Concepcoes de aprendizagem em estudantes do ensino superior: Reanalise do COLI (Inventario de Concepcoes de Aprendizagem)
author Chaleta, Maria Elisa
author_facet Chaleta, Maria Elisa
Chaleta, Maria Elisa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FCT, COMPETE, COMISSAO EUROPEIA


dc.contributor.author.fl_str_mv Chaleta, Maria Elisa
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia - Psicologia da Educação
Concepcoes de aprendizagem; COLI; Ensino Superior
Conceptions of learning; COLI; Higher Education
Concepciones del aprendizaje; COLI; Enseñanza superior
topic Psicologia - Psicologia da Educação
Concepcoes de aprendizagem; COLI; Ensino Superior
Conceptions of learning; COLI; Higher Education
Concepciones del aprendizaje; COLI; Enseñanza superior
description Neste estudo, realizado com 1.014 estudantes do ensino superior portugues, procurou-se reanalisar o Conceptions of Learning Inventory (COLI), instrumento que avalia as concepcoes dos estudantes sobre o que e aprender. Recorrendo à metodologia identica à do estudo de adaptação para a população portuguesa os resultados indicaram uma estrutura diferente da encontrada no estudo original uma vez que nao se identificaram as concepcoes de aprender como dever nem como processo nao limitado pelo tempo ou contexto. A concepcao de aprendizagem, memorizar, usar e compreender originou dois factores que passam a ser designados como recordar informação e compreender e usar e aplicar a informação. A analise tendo em conta as variaveis (instituicao, area cientifica, ano de frequencia e genero) mostra-nos que existem diferencas estatisticamente significativas quando consideradas as instituicoes, a area cientifica dos cursos e o genero mas nao quando se considera o ano de frequencia, o que vai de encontro a alguns estudos que consideraram que as concepcoes de aprendizagem nao tem necessariamente uma hierarquia desenvolvimental.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-12
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302
10.1590/s0104-40362018002601302
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601302
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302/897
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302/898
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1302/899
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 100 (2018): Revista Ensaio Jul./Set.; 684-705
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1822169413373132800
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601302