Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869 |
Resumo: | O artigo discute, no âmbito da Educação Especial, a inclusao profissional de pessoas com deficiencia intelectual, a partir da analise da legislação brasileira referente à formação, capacitação e insercao desses sujeitos no trabalho. Apresenta os dados de uma pesquisa que analisou a implementação de um programa especializado, com base no modelo de “trabalho customizado”, com quatro jovens alunos de cursos profissionalizantes de uma escola especial que estagiaram na Faculdade de Educação da UERJ. Este conceito baseia-se no processo de preparação tanto do futuro trabalhador quanto na criação e/ou adaptação de postos de trabalho em empresas e outras instituicoes, adequando a demanda do empregador com as habilidades do sujeito com deficiencia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, envolvendo avaliação do campo, treinamento e acompanhamento dos sujeitos em suas atividades. Os dados obtidos apontam que a customização do trabalho permitiu um bom desempenho e produção profissional dos treinandos, contribuindo para sua inclusao social no ambiente de trabalho, diminuindo barreiras atitudinais e preconceitos. Abre, portanto, um campo fertil de atuação da Educação Especial. |
id |
CESGRANRIO_00be5c5314b9bc7d0ec90bd52036a1a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/869 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectualEducação Especial; Educação InclusivaEducação especial; Capacitação e inclusao no trabalho; Deficiencia intelectual; Profissionalização de pessoas com deficienciaO artigo discute, no âmbito da Educação Especial, a inclusao profissional de pessoas com deficiencia intelectual, a partir da analise da legislação brasileira referente à formação, capacitação e insercao desses sujeitos no trabalho. Apresenta os dados de uma pesquisa que analisou a implementação de um programa especializado, com base no modelo de “trabalho customizado”, com quatro jovens alunos de cursos profissionalizantes de uma escola especial que estagiaram na Faculdade de Educação da UERJ. Este conceito baseia-se no processo de preparação tanto do futuro trabalhador quanto na criação e/ou adaptação de postos de trabalho em empresas e outras instituicoes, adequando a demanda do empregador com as habilidades do sujeito com deficiencia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, envolvendo avaliação do campo, treinamento e acompanhamento dos sujeitos em suas atividades. Os dados obtidos apontam que a customização do trabalho permitiu um bom desempenho e produção profissional dos treinandos, contribuindo para sua inclusao social no ambiente de trabalho, diminuindo barreiras atitudinais e preconceitos. Abre, portanto, um campo fertil de atuação da Educação Especial.Fundação CesgranrioRedig, Annie GomesGlat, Rosana2017-05-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/86910.1590/s0104-40362017002500869Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 330-3551809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869/646https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869/647https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869/648AmericasDireitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-08-08T13:12:46Zoai:ojs.localhost:article/869Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-08-08T13:12:46Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
title |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
spellingShingle |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual Redig, Annie Gomes Educação Especial; Educação Inclusiva Educação especial; Capacitação e inclusao no trabalho; Deficiencia intelectual; Profissionalização de pessoas com deficiencia |
title_short |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
title_full |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
title_fullStr |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
title_full_unstemmed |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
title_sort |
Programa educacional especializado para capacitação e inclusao no trabalho de pessoas com deficiencia intelectual |
author |
Redig, Annie Gomes |
author_facet |
Redig, Annie Gomes Glat, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Glat, Rosana |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Redig, Annie Gomes Glat, Rosana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial; Educação Inclusiva Educação especial; Capacitação e inclusao no trabalho; Deficiencia intelectual; Profissionalização de pessoas com deficiencia |
topic |
Educação Especial; Educação Inclusiva Educação especial; Capacitação e inclusao no trabalho; Deficiencia intelectual; Profissionalização de pessoas com deficiencia |
description |
O artigo discute, no âmbito da Educação Especial, a inclusao profissional de pessoas com deficiencia intelectual, a partir da analise da legislação brasileira referente à formação, capacitação e insercao desses sujeitos no trabalho. Apresenta os dados de uma pesquisa que analisou a implementação de um programa especializado, com base no modelo de “trabalho customizado”, com quatro jovens alunos de cursos profissionalizantes de uma escola especial que estagiaram na Faculdade de Educação da UERJ. Este conceito baseia-se no processo de preparação tanto do futuro trabalhador quanto na criação e/ou adaptação de postos de trabalho em empresas e outras instituicoes, adequando a demanda do empregador com as habilidades do sujeito com deficiencia. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, envolvendo avaliação do campo, treinamento e acompanhamento dos sujeitos em suas atividades. Os dados obtidos apontam que a customização do trabalho permitiu um bom desempenho e produção profissional dos treinandos, contribuindo para sua inclusao social no ambiente de trabalho, diminuindo barreiras atitudinais e preconceitos. Abre, portanto, um campo fertil de atuação da Educação Especial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-10 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869 10.1590/s0104-40362017002500869 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002500869 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869/646 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869/647 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/869/648 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 95 (2017): Revista Ensaio Abr./Jun.; 330-355 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032811188224 |