A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/522 |
Resumo: | Ao longo das duas últimas decadas, em contextos socio-politicos muito diversos, primeiro nos paises centrais,depois nos paises semi-perifericos e perifericos, a agenda avaliativa, nas suas diferentes configuracoes e dominios de incidencia, tem vindo a assumir uma enorme centralidade. No caso de Portugal, as alteracoes recentes no quadro legislativo que enquadra as nossas escolas e os seus profissionais, com destaque para o novo estatuto da carreira docente do ensino nao superior e para a " indexação" dos muito propalados contratos de autonomia à previa existencia de processos auto-avaliativos e de avaliação externa, catapultaram esta problematica para as primeiras paginas da agenda pública. As razoes deste (súbito) interesse pelas questoes da avaliação educacional em geral, e da avaliação institucional em particular, organizam-se em torno de uma pluralidade de eixos estruturadores filiados em logicas e racionalidades em tensao, uns mais vinculados às preocupacoes com o controlo, outros mais sintonizados com uma agenda emancipatoria.Neste texto pretende-se discutir algumas daquelas logicas e racionalidades em tensao, articulando-as com a diversidade de agentes e deagendas que a avaliação pode servir. De modo mais especifico, procura-se pôr em evidencia alguns dos " efeitos colaterais" decorrentes de concepcoes e práticas avaliativas que ignoram, ou desprezam, a assuncao da escola como " organização educativa complexa" . |
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A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"Avaliação institucional; Auto-avaliação; Avaliação externa; QualidadeAo longo das duas últimas decadas, em contextos socio-politicos muito diversos, primeiro nos paises centrais,depois nos paises semi-perifericos e perifericos, a agenda avaliativa, nas suas diferentes configuracoes e dominios de incidencia, tem vindo a assumir uma enorme centralidade. No caso de Portugal, as alteracoes recentes no quadro legislativo que enquadra as nossas escolas e os seus profissionais, com destaque para o novo estatuto da carreira docente do ensino nao superior e para a " indexação" dos muito propalados contratos de autonomia à previa existencia de processos auto-avaliativos e de avaliação externa, catapultaram esta problematica para as primeiras paginas da agenda pública. As razoes deste (súbito) interesse pelas questoes da avaliação educacional em geral, e da avaliação institucional em particular, organizam-se em torno de uma pluralidade de eixos estruturadores filiados em logicas e racionalidades em tensao, uns mais vinculados às preocupacoes com o controlo, outros mais sintonizados com uma agenda emancipatoria.Neste texto pretende-se discutir algumas daquelas logicas e racionalidades em tensao, articulando-as com a diversidade de agentes e deagendas que a avaliação pode servir. De modo mais especifico, procura-se pôr em evidencia alguns dos " efeitos colaterais" decorrentes de concepcoes e práticas avaliativas que ignoram, ou desprezam, a assuncao da escola como " organização educativa complexa" .Fundação CesgranrioSa, Virginio2009-01-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/522Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 17, n. 62 (2009): Revista Ensaio - Jan./Mar.; 87-1081809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2pt; en; esDireitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-17T12:27:34Zoai:ojs.localhost:article/522Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2017-03-17T12:27:34Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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