A (auto)avaliação das escolas: "virtudes" e "efeitos colaterais"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sa, Virginio
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/522
Resumo: Ao longo das duas últimas decadas, em contextos socio-politicos muito diversos, primeiro nos paises centrais,depois nos paises semi-perifericos e perifericos, a agenda avaliativa, nas suas diferentes configuracoes e dominios de incidencia, tem vindo a assumir uma enorme centralidade. No caso de Portugal, as alteracoes recentes no quadro legislativo que enquadra as nossas escolas e os seus profissionais, com destaque para o novo estatuto da carreira docente do ensino nao superior e para a " indexação" dos muito propalados contratos de autonomia à previa existencia de processos auto-avaliativos e de avaliação externa, catapultaram esta problematica para as primeiras paginas da agenda pública. As razoes deste (súbito) interesse pelas questoes da avaliação educacional em geral, e da avaliação institucional em particular, organizam-se em torno de uma pluralidade de eixos estruturadores filiados em logicas e racionalidades em tensao, uns mais vinculados às preocupacoes com o controlo, outros mais sintonizados com uma agenda emancipatoria.Neste texto pretende-se discutir algumas daquelas logicas e racionalidades em tensao, articulando-as com a diversidade de agentes e deagendas que a avaliação pode servir. De modo mais especifico, procura-se pôr em evidencia alguns dos " efeitos colaterais" decorrentes de concepcoes e práticas avaliativas que ignoram, ou desprezam, a assuncao da escola como " organização educativa complexa" .
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