Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calaxa, Helena Maria Vaz
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/17889
Resumo: Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação sob a orientação de António Gomes Ferreira e Margarida Mano.
id RCAP_8501935f2db5a569fed64d6959e4db6d
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/17889
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das liderançasAuto-avaliaçãoAvaliação externaQualidadeLiderançasEficácia organizacionalMelhoria sustentadaDissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação sob a orientação de António Gomes Ferreira e Margarida Mano.Com este estudo pretende-se averiguar qual o papel das lideranças na melhoria sustentada, a partir do processo de avaliação das organizações educativas. Trata-se de um estudo de caso num Agrupamento de Escolas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, realizado durante o ano lectivo 2010/2011, em que se optou por uma metodologia mista: abordagem qualitativa, onde o instrumento privilegiado para recolha de dados foi a entrevista a uma amostra de lideranças e abordagem quantitativa, através de um questionário submetido a todos os professores. A amostra, no total, é constituída por 68 docentes dos vários ciclos a leccionar no Agrupamento. Os resultados apontam para a existência de lideranças motivadas e evidenciam a existência de um grupo alargado de docentes interessados, participativos e em sintonia com as metas e os objectivos estratégicos definidos para o Agrupamento. O mecanismo de auto- -avaliação, enquanto dispositivo de melhoria sustentada, é valorizado, porém são evidenciadas fragilidades ao nível da sua implementação, bem como na posterior reflexão a partir dos dados obtidos e na consequente introdução efectiva de melhorias.FEUC2011-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/17889http://hdl.handle.net/10316/17889porCalaxa, Helena Maria Vaz - Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças. Coimbra, 2011metadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalaxa, Helena Maria Vazreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:40Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/17889Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:46:27.683966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
title Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
spellingShingle Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
Calaxa, Helena Maria Vaz
Auto-avaliação
Avaliação externa
Qualidade
Lideranças
Eficácia organizacional
Melhoria sustentada
title_short Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
title_full Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
title_fullStr Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
title_full_unstemmed Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
title_sort Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças
author Calaxa, Helena Maria Vaz
author_facet Calaxa, Helena Maria Vaz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calaxa, Helena Maria Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv Auto-avaliação
Avaliação externa
Qualidade
Lideranças
Eficácia organizacional
Melhoria sustentada
topic Auto-avaliação
Avaliação externa
Qualidade
Lideranças
Eficácia organizacional
Melhoria sustentada
description Dissertação de mestrado em Gestão Escolar, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação sob a orientação de António Gomes Ferreira e Margarida Mano.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/17889
http://hdl.handle.net/10316/17889
url http://hdl.handle.net/10316/17889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Calaxa, Helena Maria Vaz - Auto-avaliação das organizações educativas e dinâmicas das lideranças. Coimbra, 2011
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv FEUC
publisher.none.fl_str_mv FEUC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133741297172480