Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hirata, Guilherme
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Oliveira, João Batista Araujo e, Mereb, Talita de Moraes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888
Resumo: Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.
id CESGRANRIO_1b68940b9e1a14423093a2cec7468fe7
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1888
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganhamTeachers: who they are, where they work, how much they earnProfesores: quiénes son, dónde trabajan, cuánto gananEducaçãoEducação básica; Professores; SalárioBasic education; Teachers; WageEducación básica; Profesores; SalarioProfessores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.Teachers are one of the most relevant inputs of the educational system. Teacher’s profile, wage, working conditions and teaching methods contribute to student performance. This paper analyzes the most current data available on Brazilian teachers: who they are, where they work, how much they earn, their impact on students. This information is essential to understand the reality, the trends and possibilities of intervention. The paper is divided in three parts. The first characterizes the number of teachers by level of education and presents data regarding their profile. The second part presents data regarding the wage profile and recent salary trends. The third part discusses the actual and potential impact of teachers. The paper concludes with reflections on possible ways to increase the efficiency and effectiveness of public education, but possibly also of the private sector.Los profesores constituyen uno de los componentes más relevantes en el proceso educativo. El perfil, la remuneración, las condiciones de trabajo y la forma de actuación de los profesores contribuyen de manera significativa al desempeño de los estudiantes. El presente artículo analiza los datos más actuales disponibles sobre los profesores brasileños: quiénes son, dónde trabajan, cuánto ganan, qué impacto producen. Estas son informaciones esenciales para entender la realidad, las tendencias y las posibilidades de intervención. El estudio se divide en tres partes. En la primera se caracteriza la cantidad de profesores por nivel de enseñanza y presenta datos acerca de su perfil. En la segunda parte se presentan datos sobre la remuneración y las tendencias recientes de aumento de los salarios. En la tercera se discute el impacto real y potencial de los profesores en un sistema de enseñanza. El artículo concluye con reflexiones acerca de posibles caminos para aumentar la eficiencia y la eficacia de las redes públicas de enseñanza y, posiblemente, también de la red particular.Fundação CesgranrioHirata, GuilhermeOliveira, João Batista Araujo eMereb, Talita de Moraes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/188810.1590/s0104-40362018002701888Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 179-2031809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1017https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1018https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1019AmericasDireitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:08:09Zoai:ojs.localhost:article/1888Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:08:09Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
Teachers: who they are, where they work, how much they earn
Profesores: quiénes son, dónde trabajan, cuánto ganan
title Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
spellingShingle Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
Hirata, Guilherme
Educação
Educação básica; Professores; Salário
Basic education; Teachers; Wage
Educación básica; Profesores; Salario
title_short Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
title_full Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
title_fullStr Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
title_full_unstemmed Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
title_sort Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
author Hirata, Guilherme
author_facet Hirata, Guilherme
Oliveira, João Batista Araujo e
Mereb, Talita de Moraes
author_role author
author2 Oliveira, João Batista Araujo e
Mereb, Talita de Moraes
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Hirata, Guilherme
Oliveira, João Batista Araujo e
Mereb, Talita de Moraes
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação básica; Professores; Salário
Basic education; Teachers; Wage
Educación básica; Profesores; Salario
topic Educação
Educação básica; Professores; Salário
Basic education; Teachers; Wage
Educación básica; Profesores; Salario
description Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888
10.1590/s0104-40362018002701888
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002701888
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1017
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1018
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1019
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 179-203
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832033471791104