Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888 |
Resumo: | Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada. |
id |
CESGRANRIO_1b68940b9e1a14423093a2cec7468fe7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1888 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganhamTeachers: who they are, where they work, how much they earnProfesores: quiénes son, dónde trabajan, cuánto gananEducaçãoEducação básica; Professores; SalárioBasic education; Teachers; WageEducación básica; Profesores; SalarioProfessores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada.Teachers are one of the most relevant inputs of the educational system. Teacher’s profile, wage, working conditions and teaching methods contribute to student performance. This paper analyzes the most current data available on Brazilian teachers: who they are, where they work, how much they earn, their impact on students. This information is essential to understand the reality, the trends and possibilities of intervention. The paper is divided in three parts. The first characterizes the number of teachers by level of education and presents data regarding their profile. The second part presents data regarding the wage profile and recent salary trends. The third part discusses the actual and potential impact of teachers. The paper concludes with reflections on possible ways to increase the efficiency and effectiveness of public education, but possibly also of the private sector.Los profesores constituyen uno de los componentes más relevantes en el proceso educativo. El perfil, la remuneración, las condiciones de trabajo y la forma de actuación de los profesores contribuyen de manera significativa al desempeño de los estudiantes. El presente artículo analiza los datos más actuales disponibles sobre los profesores brasileños: quiénes son, dónde trabajan, cuánto ganan, qué impacto producen. Estas son informaciones esenciales para entender la realidad, las tendencias y las posibilidades de intervención. El estudio se divide en tres partes. En la primera se caracteriza la cantidad de profesores por nivel de enseñanza y presenta datos acerca de su perfil. En la segunda parte se presentan datos sobre la remuneración y las tendencias recientes de aumento de los salarios. En la tercera se discute el impacto real y potencial de los profesores en un sistema de enseñanza. El artículo concluye con reflexiones acerca de posibles caminos para aumentar la eficiencia y la eficacia de las redes públicas de enseñanza y, posiblemente, también de la red particular.Fundação CesgranrioHirata, GuilhermeOliveira, João Batista Araujo eMereb, Talita de Moraes2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/188810.1590/s0104-40362018002701888Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 179-2031809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1017https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1018https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1019AmericasDireitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:08:09Zoai:ojs.localhost:article/1888Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:08:09Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham Teachers: who they are, where they work, how much they earn Profesores: quiénes son, dónde trabajan, cuánto ganan |
title |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham |
spellingShingle |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham Hirata, Guilherme Educação Educação básica; Professores; Salário Basic education; Teachers; Wage Educación básica; Profesores; Salario |
title_short |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham |
title_full |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham |
title_fullStr |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham |
title_full_unstemmed |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham |
title_sort |
Professores: quem são, onde trabalham, quanto ganham |
author |
Hirata, Guilherme |
author_facet |
Hirata, Guilherme Oliveira, João Batista Araujo e Mereb, Talita de Moraes |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, João Batista Araujo e Mereb, Talita de Moraes |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hirata, Guilherme Oliveira, João Batista Araujo e Mereb, Talita de Moraes |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação básica; Professores; Salário Basic education; Teachers; Wage Educación básica; Profesores; Salario |
topic |
Educação Educação básica; Professores; Salário Basic education; Teachers; Wage Educación básica; Profesores; Salario |
description |
Professores constituem um dos componentes mais relevantes no processo educacional. O perfil, a remuneração, as condições de trabalho e a forma de atuação dos professores contribuem de forma significativa para o desempenho dos alunos. O presente artigo analisa os dados mais atuais disponíveis sobre os professores brasileiros: quem são, onde trabalham, quanto ganham, que impacto produzem. Essas são informações essenciais para entender a realidade, tendências e possibilidades de intervenção. O estudo se divide em três partes. Na primeira, caracteriza a quantidade de professores por nível de ensino e apresenta dados a respeito de seu perfil. Na segunda parte, apresenta dados referentes à remuneração e às tendências recentes de aumento dos salários. Na terceira, discute o impacto real e potencial de professores em um sistema de ensino. O artigo conclui com reflexões a respeito de possíveis caminhos para aumentar a eficiência e a eficácia das redes públicas de ensino, e, possivelmente, também da rede privada. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888 10.1590/s0104-40362018002701888 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002701888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1017 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1018 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1888/1019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 179-203 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832033471791104 |