Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49 |
Resumo: | Partindo do conceito de “reconhecimento social” e da questão da formação de “senso de injustiça”, analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos. |
id |
FCC-1_7608a73a342d14ea3a6538084f07de1b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/49 |
network_acronym_str |
FCC-1 |
network_name_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básicaPolíticas EducacionaisProfessoresSalárioEducação BásicaPartindo do conceito de “reconhecimento social” e da questão da formação de “senso de injustiça”, analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos.Fundação Carlos Chagas2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 88-111Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 145 (2012); 88-111Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 88-111Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 145 (2012); 88-1111980-53140100-1574reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online)instname:Fundação Carlos Chagas (FCC)instacron:FCCporhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49/64Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGatti, Bernardete A.2023-11-08T15:13:22Zoai:ojs.publicacoes.fcc.org.br:article/49Revistahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/cp/indexhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpcadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br1980-53140100-1574opendoar:2023-11-08T15:13:22Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
title |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
spellingShingle |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica Gatti, Bernardete A. Políticas Educacionais Professores Salário Educação Básica |
title_short |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
title_full |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
title_fullStr |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
title_full_unstemmed |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
title_sort |
Reconhecimento social e as políticas de carreira docente na educação básica |
author |
Gatti, Bernardete A. |
author_facet |
Gatti, Bernardete A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gatti, Bernardete A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Políticas Educacionais Professores Salário Educação Básica |
topic |
Políticas Educacionais Professores Salário Educação Básica |
description |
Partindo do conceito de “reconhecimento social” e da questão da formação de “senso de injustiça”, analisam-se políticas recentes relativas à carreira docente, por meio de documentos e ações emergentes em nível federal, estadual e municipal. A discussão de fundo é a valorização dos professores na realidade social e educacional do Brasil. Discutem-se planos de carreira e sua relação com a vida profissional dos docentes em estados e municípios e com a qualidade da educação. Conclui-se, por essas análises, que a questão do reconhecimento social desse profissional ainda sofre com os problemas evidenciados, o que explica o crescente senso de injustiça que percorre a categoria. Verifica-se, no entanto, que há um movimento nas diferentes esferas da gestão pública da educação no sentido de se preocupar com os planos de carreira do magistério, embora esse movimento ainda não tenha abrangência total e não tenha mostrado ainda impactos efetivos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/49/64 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 88-111 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 Núm. 145 (2012); 88-111 Cadernos de Pesquisa; Vol. 42 No. 145 (2012); 88-111 Cadernos de Pesquisa; v. 42 n. 145 (2012); 88-111 1980-5314 0100-1574 reponame:Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) instname:Fundação Carlos Chagas (FCC) instacron:FCC |
instname_str |
Fundação Carlos Chagas (FCC) |
instacron_str |
FCC |
institution |
FCC |
reponame_str |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
collection |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Online) - Fundação Carlos Chagas (FCC) |
repository.mail.fl_str_mv |
cadpesq@fcc.org.br||cadpesq@fcc.org.br |
_version_ |
1795330308033216512 |