Processos de invisibilização na avaliação em larga escala

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Welter, Cristiane Backes
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Werle, Flávia Obino Corrêa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542
Resumo: Resultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira.
id CESGRANRIO_242a4f3a05209b26e661ea988b9c6e95
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/2542
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Processos de invisibilização na avaliação em larga escalaInvisibility processes in large scale evaluationProcesos de invisibilización en la evaluación a gran escalaEducaçãoQualidade; Indicadores; Documentos LegaisQuality; Indicators; Legal DocumentsCalidad; Indicadores; Documentos LegalesResultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira.The results of the large-scale evaluations of Basic Education are disseminated intensively in the media. However, there is lack of knowledge regarding topics such as the methodology of these evaluations, criteria for calculation and aggregation of these data, among others. National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), which is responsible for this evaluation, issues a large amount of technical notes, administrative rulings, informative notes, expert opinions (reports) which format and establish standards for it. This article analyzes Inep regulations referring to large-scale evaluation processes of basic education. We highlight the documents that regulate these evaluations, concluding that many students are rendered invisible in the evaluation process, which allows questioning the indicators attained and divulged regarding the level of quality and development of Brazilian basic education.Los resultados de las evaluaciones a gran escala de la Educación Básica se difunden ampliamente en los medios de comunicación. Sin embargo, existe un desconocimiento sobre temas como la metodología de estas evaluaciones, criterios de cálculo, de agregación de resultados de datos, entre otros. El Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep), responsable de esta evaluación, emite numerosas notas técnicas, ordenanzas, notas informativas, dictámenes que la formatean y establecen normas para la misma. Este artículo analiza la normativa del Inep sobre procesos de evaluación a gran escala de la Educación Básica. Destacamos extractos de documentos que estandarizan dichas evaluaciones, concluyendo que muchos estudiantes se vuelven invisibles por ello, lo que permite cuestionar los indicadores alcanzados y difundidos relacionados con el nivel de calidad y desarrollo de la Educación Básica brasileña.Fundação CesgranrioCAPESUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCurso de Doutorado em EducaçãoWelter, Cristiane BackesWerle, Flávia Obino Corrêa2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/254210.1590/s0104-40362020002802542Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 441-4601809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1365https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1366https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1367AmericasMicrodados de Contexto da Prova Brasil disponíveis no Site do INEPDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T18:03:19Zoai:ojs.localhost:article/2542Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-07-02T18:03:19Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
Invisibility processes in large scale evaluation
Procesos de invisibilización en la evaluación a gran escala
title Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
spellingShingle Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
Welter, Cristiane Backes
Educação
Qualidade; Indicadores; Documentos Legais
Quality; Indicators; Legal Documents
Calidad; Indicadores; Documentos Legales
title_short Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
title_full Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
title_fullStr Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
title_full_unstemmed Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
title_sort Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
author Welter, Cristiane Backes
author_facet Welter, Cristiane Backes
Werle, Flávia Obino Corrêa
author_role author
author2 Werle, Flávia Obino Corrêa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Programa de Pós-Graduação em Educação
Curso de Doutorado em Educação


dc.contributor.author.fl_str_mv Welter, Cristiane Backes
Werle, Flávia Obino Corrêa
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Qualidade; Indicadores; Documentos Legais
Quality; Indicators; Legal Documents
Calidad; Indicadores; Documentos Legales
topic Educação
Qualidade; Indicadores; Documentos Legais
Quality; Indicators; Legal Documents
Calidad; Indicadores; Documentos Legales
description Resultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-26
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542
10.1590/s0104-40362020002802542
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362020002802542
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1365
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1366
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1367
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas

Microdados de Contexto da Prova Brasil disponíveis no Site do INEP






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 441-460
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034842279936