Processos de invisibilização na avaliação em larga escala
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542 |
Resumo: | Resultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira. |
id |
CESGRANRIO_242a4f3a05209b26e661ea988b9c6e95 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/2542 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escalaInvisibility processes in large scale evaluationProcesos de invisibilización en la evaluación a gran escalaEducaçãoQualidade; Indicadores; Documentos LegaisQuality; Indicators; Legal DocumentsCalidad; Indicadores; Documentos LegalesResultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira.The results of the large-scale evaluations of Basic Education are disseminated intensively in the media. However, there is lack of knowledge regarding topics such as the methodology of these evaluations, criteria for calculation and aggregation of these data, among others. National Institute of Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), which is responsible for this evaluation, issues a large amount of technical notes, administrative rulings, informative notes, expert opinions (reports) which format and establish standards for it. This article analyzes Inep regulations referring to large-scale evaluation processes of basic education. We highlight the documents that regulate these evaluations, concluding that many students are rendered invisible in the evaluation process, which allows questioning the indicators attained and divulged regarding the level of quality and development of Brazilian basic education.Los resultados de las evaluaciones a gran escala de la Educación Básica se difunden ampliamente en los medios de comunicación. Sin embargo, existe un desconocimiento sobre temas como la metodología de estas evaluaciones, criterios de cálculo, de agregación de resultados de datos, entre otros. El Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (Inep), responsable de esta evaluación, emite numerosas notas técnicas, ordenanzas, notas informativas, dictámenes que la formatean y establecen normas para la misma. Este artículo analiza la normativa del Inep sobre procesos de evaluación a gran escala de la Educación Básica. Destacamos extractos de documentos que estandarizan dichas evaluaciones, concluyendo que muchos estudiantes se vuelven invisibles por ello, lo que permite cuestionar los indicadores alcanzados y difundidos relacionados con el nivel de calidad y desarrollo de la Educación Básica brasileña.Fundação CesgranrioCAPESUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoCurso de Doutorado em EducaçãoWelter, Cristiane BackesWerle, Flávia Obino Corrêa2021-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/254210.1590/s0104-40362020002802542Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 441-4601809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1365https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1366https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1367AmericasMicrodados de Contexto da Prova Brasil disponíveis no Site do INEPDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-02T18:03:19Zoai:ojs.localhost:article/2542Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-07-02T18:03:19Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala Invisibility processes in large scale evaluation Procesos de invisibilización en la evaluación a gran escala |
title |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala |
spellingShingle |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala Welter, Cristiane Backes Educação Qualidade; Indicadores; Documentos Legais Quality; Indicators; Legal Documents Calidad; Indicadores; Documentos Legales |
title_short |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala |
title_full |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala |
title_fullStr |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala |
title_full_unstemmed |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala |
title_sort |
Processos de invisibilização na avaliação em larga escala |
author |
Welter, Cristiane Backes |
author_facet |
Welter, Cristiane Backes Werle, Flávia Obino Corrêa |
author_role |
author |
author2 |
Werle, Flávia Obino Corrêa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAPES Universidade do Vale do Rio dos Sinos Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Doutorado em Educação |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Welter, Cristiane Backes Werle, Flávia Obino Corrêa |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Qualidade; Indicadores; Documentos Legais Quality; Indicators; Legal Documents Calidad; Indicadores; Documentos Legales |
topic |
Educação Qualidade; Indicadores; Documentos Legais Quality; Indicators; Legal Documents Calidad; Indicadores; Documentos Legales |
description |
Resultados das avaliações em larga escala da Educação Básica são divulgados intensamente na mídia. Há, entretanto, desconhecimento quanto a temas como metodologia dessas avaliações, critérios de cálculo, de agregação dos resultados dos dados, dentre outros. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por essa avaliação, emite muitas notas técnicas, portarias, notas informativas, pareceres que formatam e estabelecem normas para a mesma. Este artigo analisa regulamentações do Inep referentes a processos de avaliação em larga escala da Educação Básica. Destacamos trechos de documentos que normatizam tais avaliações, concluindo que muitos estudantes são por ela invisibilizados, o que permite questionar os indicadores alcançados e divulgados relativos ao nível de qualidade e de desenvolvimento da Educação Básica brasileira. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-26 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542 10.1590/s0104-40362020002802542 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362020002802542 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1365 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1366 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2542/1367 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas Microdados de Contexto da Prova Brasil disponíveis no Site do INEP |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 111 (2021): Revista Ensaio Abr./Jun.; 441-460 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034842279936 |