Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Guilherme Ferreira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Farias, Josivania Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299
Resumo: Este estudo se propôs a identificar como governo e escolas incentivam a coprodução da educação pública por familiares de alunos e as formas pelas quais essa coprodução ocorre no Distrito Federal. Assim, foi realizada uma pesquisa documental na legislação vigente, além de 10 entrevistas com gestores escolares, empregando análise de conteúdo e amostragem baseada em saturação teórica. Como resultado, identificou-se vasto aparato legislativo de incentivo à coprodução, seja provendo benefícios aos familiares que apoiam os alunos no processo educativo, como o Programa Bolsa Família, seja definindo sanções para os que não o fazem, como perda da tutela; mas também garantindo ambientes de participação, como conselhos escolares e reunião de pais. As escolas, por sua vez, incentivam gerando ambientes de aproximação entre familiares e processos escolares por meio de eventos, lançando mão de aparatos legais em caso de negligência. Os resultados podem subsidiar a reflexão e a reformulação de políticas públicas de incentivo à coprodução, evidenciando fatores relevantes à coprodução da educação pública.
id CESGRANRIO_49c00672cdcb96864b30e603d29ac0c3
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1299
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunosCome educate with us: the encouragement of governments and schools to the coproduction of public education by students´ relativeVenga con nosotros a educar: el estímulo de gobierno y de escuelas hacia la coproducción de la educación por familiares de alumnosEducaçãoCoprodução de serviços públicos; Educação pública; GovernoPublic services coproduction; Public education; GovernmentCoproducción del servicios públicos; Educación pública; GobiernoEste estudo se propôs a identificar como governo e escolas incentivam a coprodução da educação pública por familiares de alunos e as formas pelas quais essa coprodução ocorre no Distrito Federal. Assim, foi realizada uma pesquisa documental na legislação vigente, além de 10 entrevistas com gestores escolares, empregando análise de conteúdo e amostragem baseada em saturação teórica. Como resultado, identificou-se vasto aparato legislativo de incentivo à coprodução, seja provendo benefícios aos familiares que apoiam os alunos no processo educativo, como o Programa Bolsa Família, seja definindo sanções para os que não o fazem, como perda da tutela; mas também garantindo ambientes de participação, como conselhos escolares e reunião de pais. As escolas, por sua vez, incentivam gerando ambientes de aproximação entre familiares e processos escolares por meio de eventos, lançando mão de aparatos legais em caso de negligência. Os resultados podem subsidiar a reflexão e a reformulação de políticas públicas de incentivo à coprodução, evidenciando fatores relevantes à coprodução da educação pública.This study presents how government and schools have encouraged co-production of public education. Incentives were identified through documentary research on current legislation, and 10 in-depth interviews with school managers, using theoretical saturation as sampling method. A broad legislative apparatus was identified: encouraging coproduction by providing benefits to relatives who support students in the educational process, such as the Bolsa Família program; defining punishments for those who do not, such as loss of guardianship; and also ensuring environments that allows participation, such as school councils and parents’ meetings. The schools encourage coproduction by using government policies, bringing student´s relatives closer to the school, and using legal devices in cases of families´ negligence. This study improves the understanding of how encouragement of coproduction of public services occurs and provides a basis on which public policies to encourage coproduction can be formulated.Este estudio se propuso identificar cómo gobierno y escuelas incentivan la coproducción de la educación pública por familiares de alumnos y las formas por las cuales esa coproducción ocurre en el Distrito Federal. Así, se realizó una investigación documental en la legislación vigente, además de 10 entrevistas con gestores escolares, empleando análisis de contenido y muestreo basado en saturación teórica. Como resultado, se identificó un vasto aparato legislativo de incentivo a la coproducción, aportando beneficios a los familiares que apoyan a los alumnos en el proceso educativo, como el Programa Bolsa Familia, sea definiendo sanciones para los que no lo hacen, como pérdida de la tutela; pero también garantizando ambientes de participación, como consejos escolares y reunión de padres. Las escuelas, a su vez, incentivan generando ambientes de acercamiento entre familiares y procesos escolares por medio de eventos, lanzando mano de aparatos legales en caso de negligencia. Los resultados pueden subsidiar la reflexión y la reformulación de políticas públicas de incentivo a la coproducción, evidenciando factores relevantes a la coproducción de la educación pública.Fundação CesgranrioSoares, Guilherme FerreiraFarias, Josivania Silva2018-11-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/129910.1590/s0104-403620180026001299Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1347-13711809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299/969https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299/970https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299/971AmericasSaturação teoricahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-03T12:43:02Zoai:ojs.localhost:article/1299Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-12-03T12:43:02Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
Come educate with us: the encouragement of governments and schools to the coproduction of public education by students´ relative
Venga con nosotros a educar: el estímulo de gobierno y de escuelas hacia la coproducción de la educación por familiares de alumnos
title Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
spellingShingle Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
Soares, Guilherme Ferreira
Educação
Coprodução de serviços públicos; Educação pública; Governo
Public services coproduction; Public education; Government
Coproducción del servicios públicos; Educación pública; Gobierno
title_short Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
title_full Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
title_fullStr Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
title_full_unstemmed Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
title_sort Vem educar com a gente: o incentivo de governo e escolas à coprodução da educação por familiares de alunos
author Soares, Guilherme Ferreira
author_facet Soares, Guilherme Ferreira
Farias, Josivania Silva
author_role author
author2 Farias, Josivania Silva
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Guilherme Ferreira
Farias, Josivania Silva
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Coprodução de serviços públicos; Educação pública; Governo
Public services coproduction; Public education; Government
Coproducción del servicios públicos; Educación pública; Gobierno
topic Educação
Coprodução de serviços públicos; Educação pública; Governo
Public services coproduction; Public education; Government
Coproducción del servicios públicos; Educación pública; Gobierno
description Este estudo se propôs a identificar como governo e escolas incentivam a coprodução da educação pública por familiares de alunos e as formas pelas quais essa coprodução ocorre no Distrito Federal. Assim, foi realizada uma pesquisa documental na legislação vigente, além de 10 entrevistas com gestores escolares, empregando análise de conteúdo e amostragem baseada em saturação teórica. Como resultado, identificou-se vasto aparato legislativo de incentivo à coprodução, seja provendo benefícios aos familiares que apoiam os alunos no processo educativo, como o Programa Bolsa Família, seja definindo sanções para os que não o fazem, como perda da tutela; mas também garantindo ambientes de participação, como conselhos escolares e reunião de pais. As escolas, por sua vez, incentivam gerando ambientes de aproximação entre familiares e processos escolares por meio de eventos, lançando mão de aparatos legais em caso de negligência. Os resultados podem subsidiar a reflexão e a reformulação de políticas públicas de incentivo à coprodução, evidenciando fatores relevantes à coprodução da educação pública.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-29
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299
10.1590/s0104-403620180026001299
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299
identifier_str_mv 10.1590/s0104-403620180026001299
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299/969
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299/970
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1299/971
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas

Saturação teorica






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 26, n. 101 (2018): Revista Ensaio Out./Dez.; 1347-1371
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034720645120