Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Dias, Ana Maria Iorio, Cabral, Augusto Cezar de Aquino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476
Resumo: Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.
id CESGRANRIO_5af7699126986416fc60fbeb8fa8eb73
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1476
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?Institutional actions for teachers training: what are the contributions to the development of Bachelors in Teaching?Acciones de formación docente institucionales: ¿cuáles son las contribuciones para la constitución del docente con licenciatura?EducaçãoFormação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teachingFormación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciadoEste estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.This study aims to evaluate the contributions of institutional actions for teachers training for the development of Bachelors in Teaching. A qualitative investigation and a multiple case study were developed for this research. It employed documental analysis, participant observation and survey as techniques. The study was applied to 37 bachelors in teaching who work at Universidade Federal do Ceará (Brazil). During the process of interpretation of results, the Hermeneutic Content Analysis was used. The main results show that institutional actions for teachers training contribute to the development of Bachelors in Teaching, by offering subsidies to the production of educational knowledge and by providing paradigm shifts in the actions of bachelors as teachers in the teaching-learning process. However, there are lacks related to the specific needs of bachelors that hinder teaching knowledge developmentEste estudio tiene por objetivo evaluar las contribuciones de acciones de formación docente institucionales para la constitución del docente licenciado. Se desarrolló una investigación cualitativa y descriptiva y estudio de casos múltiples. Se utilizaron las técnicas análisis documental, observación participante y cuestionario. Participaron de la investigación 37 docentes licenciados que actúan en la Universidad Federal de Ceará (Brasil). En. En el proceso de interpretación de los resultados se recurrió al Análisis Hermenéutico del Contenido. Como principales resultados, se tiene: las acciones de formación docente institucionales colaboran para la constitución del docente licenciado por ofrecer subsidios para la producción de conocimientos pedagógicos y propician cambios de paradigmas para la actuación del licenciado como docente en lo que se refiere a los procesos de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, existen lagunas relacionadas con las necesidades específicas del licenciado para que desarrolle conocimientos de la docencia.Fundação CesgranrioBarros, Conceição de Maria PinheiroDias, Ana Maria IorioCabral, Augusto Cezar de Aquino2019-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/147610.1590/s0104-40362019002701476Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun.; 317-3391809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1041https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1042https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1043Americas37 docentes-bachareisDireitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:01:34Zoai:ojs.localhost:article/1476Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:01:34Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
Institutional actions for teachers training: what are the contributions to the development of Bachelors in Teaching?
Acciones de formación docente institucionales: ¿cuáles son las contribuciones para la constitución del docente con licenciatura?
title Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
spellingShingle Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Educação
Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476
Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teaching
Formación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciado
title_short Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
title_full Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
title_fullStr Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
title_full_unstemmed Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
title_sort Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
author Barros, Conceição de Maria Pinheiro
author_facet Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Dias, Ana Maria Iorio
Cabral, Augusto Cezar de Aquino
author_role author
author2 Dias, Ana Maria Iorio
Cabral, Augusto Cezar de Aquino
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Conceição de Maria Pinheiro
Dias, Ana Maria Iorio
Cabral, Augusto Cezar de Aquino
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476
Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teaching
Formación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciado
topic Educação
Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476
Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teaching
Formación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciado
description Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-27
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476
10.1590/s0104-40362019002701476
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362019002701476
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1041
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1042
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1043
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas

37 docentes-bachareis






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun.; 317-339
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832032131710976