Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência. |
id |
CESGRANRIO_5af7699126986416fc60fbeb8fa8eb73 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1476 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel?Institutional actions for teachers training: what are the contributions to the development of Bachelors in Teaching?Acciones de formación docente institucionales: ¿cuáles son las contribuciones para la constitución del docente con licenciatura?EducaçãoFormação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teachingFormación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciadoEste estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência.This study aims to evaluate the contributions of institutional actions for teachers training for the development of Bachelors in Teaching. A qualitative investigation and a multiple case study were developed for this research. It employed documental analysis, participant observation and survey as techniques. The study was applied to 37 bachelors in teaching who work at Universidade Federal do Ceará (Brazil). During the process of interpretation of results, the Hermeneutic Content Analysis was used. The main results show that institutional actions for teachers training contribute to the development of Bachelors in Teaching, by offering subsidies to the production of educational knowledge and by providing paradigm shifts in the actions of bachelors as teachers in the teaching-learning process. However, there are lacks related to the specific needs of bachelors that hinder teaching knowledge developmentEste estudio tiene por objetivo evaluar las contribuciones de acciones de formación docente institucionales para la constitución del docente licenciado. Se desarrolló una investigación cualitativa y descriptiva y estudio de casos múltiples. Se utilizaron las técnicas análisis documental, observación participante y cuestionario. Participaron de la investigación 37 docentes licenciados que actúan en la Universidad Federal de Ceará (Brasil). En. En el proceso de interpretación de los resultados se recurrió al Análisis Hermenéutico del Contenido. Como principales resultados, se tiene: las acciones de formación docente institucionales colaboran para la constitución del docente licenciado por ofrecer subsidios para la producción de conocimientos pedagógicos y propician cambios de paradigmas para la actuación del licenciado como docente en lo que se refiere a los procesos de enseñanza y aprendizaje. Sin embargo, existen lagunas relacionadas con las necesidades específicas del licenciado para que desarrolle conocimientos de la docencia.Fundação CesgranrioBarros, Conceição de Maria PinheiroDias, Ana Maria IorioCabral, Augusto Cezar de Aquino2019-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/147610.1590/s0104-40362019002701476Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun.; 317-3391809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1041https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1042https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1043Americas37 docentes-bachareisDireitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:01:34Zoai:ojs.localhost:article/1476Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:01:34Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? Institutional actions for teachers training: what are the contributions to the development of Bachelors in Teaching? Acciones de formación docente institucionales: ¿cuáles son las contribuciones para la constitución del docente con licenciatura? |
title |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? |
spellingShingle |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? Barros, Conceição de Maria Pinheiro Educação Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476 Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teaching Formación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciado |
title_short |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? |
title_full |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? |
title_fullStr |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? |
title_full_unstemmed |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? |
title_sort |
Ações de formação docente institucionais: quais as contribuições para a constituição do docente-bacharel? |
author |
Barros, Conceição de Maria Pinheiro |
author_facet |
Barros, Conceição de Maria Pinheiro Dias, Ana Maria Iorio Cabral, Augusto Cezar de Aquino |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Ana Maria Iorio Cabral, Augusto Cezar de Aquino |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Conceição de Maria Pinheiro Dias, Ana Maria Iorio Cabral, Augusto Cezar de Aquino |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476 Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teaching Formación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciado |
topic |
Educação Formação docente; Ações de formação docente institucionais; Docente-bacharels0104-40362019002701476 Teaching education; Institutional actions for teachers training; Bachelor in teaching Formación docente; Acciones de formación docente institucionales; Docente licenciado |
description |
Este estudo tem por objetivo avaliar as contribuições de ações de formação docente institucionais para a constituição do docente-bacharel. Desenvolveu-se uma investigação qualitativa e descritiva e estudo de casos múltiplos. Utilizaram-se as técnicas análise documental, observação participante e questionário. Participaram da pesquisa 37 docentes-bacharéis que atuam na Universidade Federal do Ceará (Brasil). No processo de interpretação dos resultados recorreu-se à Análise Hermenêutica do Conteúdo. Como principais resultados, tem-se: as ações de formação docente institucionais colaboram para a constituição do docente-bacharel por oferecer subsídios para a produção de conhecimentos pedagógicos e propiciam mudanças de paradigmas para a atuação do bacharel como docente no que se refere aos processos de ensino e aprendizagem. Porém, existem lacunas relacionadas às necessidades específicas do bacharel para que desenvolva saberes da docência. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476 10.1590/s0104-40362019002701476 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362019002701476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1041 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1042 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1476/1043 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Americas 37 docentes-bachareis |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 103 (2019): Revista Ensaio Abr./Jun.; 317-339 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832032131710976 |