Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621 |
Resumo: | Os debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas. |
id |
CESGRANRIO_7d30302e230dd8f984e3862d1d4fa8df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1621 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docenteProcessos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesoresQuality improvement in educational centers: exemplification of three fields of teacher analysis and innovationEducacionCalidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; NeuropsicologíaQualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologiaeducational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychologyOs debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas.Los debates en torno a la mejora de la calidad de los centros educativos tienen un lugar privilegiado en las agendas político-educativas. El objetivo del presente artículo es reflexionar sobre el cambio y la mejora que deben experimentar los centros educativos en su etapa obligatoria para consolidar procesos de enseñanza y aprendizaje integrales y de calidad. A nivel metodológico, se realiza una revisión bibliográfica sistemática sobre los procesos de mejora escolar. Tras ella, se ofrecen algunos de los resultados más relevantes en tres ámbitos de estudio: la neuropsicología aplicada a la educación, los informes comparativos internacionales de impacto y, por último, las aportaciones de los Movimientos Mejora de la Escuela y Eficacia Escolar. Las conclusiones ofrecen una síntesis teórica y práctica que favorece el debate sobre cómo y en qué dirección se deben orientar los intentos de mejora.Debates around the improvement of the quality of the educational centers have a privileged place in the political-educational agendas. The objective of this article is to reflect on the change and improvement that schools must undergo in their obligatory stage to consolidate integral quality teaching and learning processes. A systematic bibliographic review is carried out on school improvement processes. After it, some of the most relevant results are offered in three areas of study: neuropsychology applied to education, international comparative impact reports and finally, contributions of the School Improvement and School Efficiency Movements. The conclusions offer a theoretical and practical synthesis that favors the debate on how and in which direction the improvement attempts should be oriented.Fundação CesgranrioUniversidad Antonio de NebrijaGómez, Francisco Javier PericachoRodríguez, María VaílloGallego, Silvia ZamoranoSanchez-Paulete, Nuria Camuñas2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/162110.1590/s0104-40362019002701621Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 568-5881809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1084https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1085https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1086Paises OCDE2017 (actualidad)Revision y analisis teorico critico.Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-22T22:24:36Zoai:ojs.localhost:article/1621Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-07-22T22:24:36Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente Processos de melhoria em centros educacionais: exemplificação de três campos de análise e inovação de profesores Quality improvement in educational centers: exemplification of three fields of teacher analysis and innovation |
title |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente |
spellingShingle |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente Gómez, Francisco Javier Pericacho Educacion Calidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; Neuropsicología Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia educational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychology |
title_short |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente |
title_full |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente |
title_fullStr |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente |
title_full_unstemmed |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente |
title_sort |
Procesos de mejora en los centros educativos: ejemplificación de tres campos de análisis e innovación docente |
author |
Gómez, Francisco Javier Pericacho |
author_facet |
Gómez, Francisco Javier Pericacho Rodríguez, María Vaíllo Gallego, Silvia Zamorano Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas |
author_role |
author |
author2 |
Rodríguez, María Vaíllo Gallego, Silvia Zamorano Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidad Antonio de Nebrija |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gómez, Francisco Javier Pericacho Rodríguez, María Vaíllo Gallego, Silvia Zamorano Sanchez-Paulete, Nuria Camuñas |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacion Calidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; Neuropsicología Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia educational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychology |
topic |
Educacion Calidad educativa; Escolaridad obligatoria; Mejora de la escuela; Neuropsicología Qualidade educacional; Escolaridade obrigatória; Melhoria escolar; Neuropsicologia educational quality; compulsory education; school improvement; neuropsychology |
description |
Os debates em torno da melhoria da qualidade dos centros educativos têm lugar privilegiado nas agendas político-educativas. O objetivo deste artigo é refletir sobre a melhoria dos centros educacionais em sua etapa obrigatória para consolidar processos de ensino e aprendizagem integral e de qualidade. No nível metodológico, é realizada uma revisão bibliográfica sistemática sobre os processos de melhoria escolar. Posteriormente, alguns resultados relevantes são oferecidos em três áreas de estudo: neuropsicologia aplicada à educação, relatórios comparativos de impacto internacional e, finalmente, as contribuições dos Movimentos de Melhoria Escolar e Eficiência Escolar. As conclusões oferecem uma síntese teórica e prática que favorece o debate sobre como e em que direção as tentativas de melhoria devem ser orientadas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-22 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621 10.1590/s0104-40362019002701621 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362019002701621 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1084 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1085 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1621/1086 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Paises OCDE 2017 (actualidad) Revision y analisis teorico critico. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 568-588 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034173288448 |