Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso *
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2747 |
Resumo: | Este estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho. |
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Percursos de estudantes da Educação Superior com trajetórias de insucesso *Higher education students’ paths with unsuccessful trajectoriesRecorridos de estudiantes de Educación Superior con trayectorias sin éxitoEducacaoEstudantes Universitários; Narrativas; Insucesso; EstratégiasUniversity Students; Narratives; Failure; StrategiesEstudiantes Universitarios; Narrativas; Fracaso; EstrategiasEste estudo analisa as trajetórias de insucesso e identifica motivos, estratégias e expectativas percebidas por 38 estudantes – 19 portugueses e 19 brasileiros – que elaboraram uma narrativa de autoformação e comentaram duas escalas para avaliar estratégias de autorregulação, de acordo com sua eficácia e utilização. Os estudantes mostram padrões de resposta semelhantes e refletem crenças e estratégias pouco adaptativas face à aprendizagem. Desmotivação, ansiedade, falta de persistência e características dos contextos universitário e familiar são percebidas como os principais motivos de insucesso. Os estudantes referem que a estratégia mais utilizada é a regulação pelas metas de resultado-evitamento e a mais eficaz, a gestão da atenção; revelam visão positiva do valor do curso para seu futuro, mas identificam uma grande discrepância entre os conteúdos lecionados e as exigências do mundo do trabalho.This study analyzes unsuccessful trajectories, identifies reasons, strategies and expectations perceived by 38 students (19 Portuguese and 19 Brazilians), who elaborated a self-training narrative and answered two scales to evaluate self-regulation strategies according to their effectiveness and use. Students showed similar response patterns and reflected beliefs and strategies that are poorly adaptive to learning. Demotivation, anxiety, lack of persistence and the characteristics of the university and family contexts were perceived as the main reasons for failure. Students reported that the most used strategy was regulation based on the result-avoidance goals and the most effective was attention management. They also revealed a positive view of the course’s value for the future, but identified a great discrepancy between the content taught and the requirements of the professional world.El estudio analiza las trayectorias de fracasso e identifica razones, estrategias y expectativas percibidas por 38 estudiantes – 19 portugueses y 19 brasileños – que elaboraron una narrativa de autoformación y comentaron en dos escalas para evaluar las estrategias de autorregulación, según su efectividad y uso. Los estudiantes muestran patrones de respuesta similares y reflejan creencias y estrategias que no se adaptan bien al aprendizaje. La desmotivación, la ansiedad, la falta de persistencia y las características del contexto universitario y familiar se perciben como los principales motivos del fracaso. Los estudiantes refieren que la estrategia más utilizada es la regulación por las metas de evitación de resultados y la más efectiva, la gestión de la atención; revelan una visión positiva del valor del curso para su futuro, pero identifican una gran discrepancia entre los contenidos impartidos y las exigencias del mundo laboral.Fundação CesgranrioCNPq/CAPESUFPelULFrison, In Memoriam, Lourdes Maria BragagnoloSimão, Ana Margarida VeigaFerreira, Paula CostaPaulino, Paula2021-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/274710.1590/s0104-403620210002902747Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 112 (2021): Revista Ensaio Jul./Set.; 669-6901809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2747/1466https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2747/1467https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/2747/1468Europa; BrasilDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T20:38:15Zoai:ojs.localhost:article/2747Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-11-09T20:38:15Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
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