A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901 |
Resumo: | O presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos. |
id |
CESGRANRIO_871c0160b75a86f2df06c3d998917ae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/901 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)The performativity culture in the organization of the pedagogical work: mathematics literacy in the PNAIC’s bookletLa cultura de la performatividad em la organizacion del trabajo pedagogico: la formacion matematica en los manuales del PnaicEducaçãoPnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividadePnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culturePnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividadO presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos.The present work aims to investigate the impacts of the National Pact for Literacy at the Right Age in the education in Mathematics of Literacy Teachers and its relation with the performativity culture. It consists here of an analysis of one of the Mathematics Literacy Booklet, used as a tool in the process of continuous training of teachers, the Teaching Booklet 1 – Organization of the Pedagogical Work. For the treatment with the booklet, analytical tools inspired in Foucault were used, aiming, through the instructions, to understand the production of a new way of teaching. The analysis enables indicating that the proposal of the Pact aims to reform the way the Mathematics Literacy Teacher is, intensifying the work, maximizing the performance, contributing for the teachers’ education in order to renew methodologies and didactic resources.El presente trabajo tiene como objetivo investigar los impactos del Pacto Nacional para la Alfabetizacion a la Edad Adecuada en la formacion matematica de profesores de alfabetizacion y su relacion con la cultura de la performatividad. Consiste aqui en un analisis de uno de los cuadernos de Alfabetizacion Matematica, que se utiliza como una herramienta en el proceso de la formacion continua de los docentes, el Manual de Enseñanza 1 - Organizacion del trabajo pedagogico. Para el tratamiento con el cuaderno, se utilizaron herramientas de analisis inspiradas en Foucault, con el objetivo de, a traves de las instrucciones, entender la produccion de una nueva forma de ser profesor. El analisis indica que la propuesta del Pacto tiene como objetivo reformar la forma de ser profesor alfabetizador de matematicas, intensificando el trabajo, maximizando el rendimiento, lo que contribuye a la instrumentalizacion de los profesores en el sentido de renovar metodologias y recursos didacticos.Fundação CesgranrioFerreira, Patricia de FariaFonseca, Marcia Souza2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/90110.1590/s0104-40362017002500901Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 809-8301809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/748https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/749https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/750https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/87https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/88Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/901Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) The performativity culture in the organization of the pedagogical work: mathematics literacy in the PNAIC’s booklet La cultura de la performatividad em la organizacion del trabajo pedagogico: la formacion matematica en los manuales del Pnaic |
title |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) |
spellingShingle |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) Ferreira, Patricia de Faria Educação Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade Pnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culture Pnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividad |
title_short |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) |
title_full |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) |
title_fullStr |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) |
title_full_unstemmed |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) |
title_sort |
A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) |
author |
Ferreira, Patricia de Faria |
author_facet |
Ferreira, Patricia de Faria Fonseca, Marcia Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Marcia Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Patricia de Faria Fonseca, Marcia Souza |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade Pnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culture Pnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividad |
topic |
Educação Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade Pnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culture Pnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividad |
description |
O presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901 10.1590/s0104-40362017002500901 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362017002500901 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/748 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/749 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/750 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/87 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/88 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 809-830 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034313797632 |