A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Patricia de Faria
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fonseca, Marcia Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901
Resumo: O presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos.
id CESGRANRIO_871c0160b75a86f2df06c3d998917ae5
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/901
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)The performativity culture in the organization of the pedagogical work: mathematics literacy in the PNAIC’s bookletLa cultura de la performatividad em la organizacion del trabajo pedagogico: la formacion matematica en los manuales del PnaicEducaçãoPnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividadePnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culturePnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividadO presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos.The present work aims to investigate the impacts of the National Pact for Literacy at the Right Age in the education in Mathematics of Literacy Teachers and its relation with the performativity culture. It consists here of an analysis of one of the Mathematics Literacy Booklet, used as a tool in the process of continuous training of teachers, the Teaching Booklet 1 – Organization of the Pedagogical Work. For the treatment with the booklet, analytical tools inspired in Foucault were used, aiming, through the instructions, to understand the production of a new way of teaching. The analysis enables indicating that the proposal of the Pact aims to reform the way the Mathematics Literacy Teacher is, intensifying the work, maximizing the performance, contributing for the teachers’ education in order to renew methodologies and didactic resources.El presente trabajo tiene como objetivo investigar los impactos del Pacto Nacional para la Alfabetizacion a la Edad Adecuada en la formacion matematica de profesores de alfabetizacion y su relacion con la cultura de la performatividad. Consiste aqui en un analisis de uno de los cuadernos de Alfabetizacion Matematica, que se utiliza como una herramienta en el proceso de la formacion continua de los docentes, el Manual de Enseñanza 1 - Organizacion del trabajo pedagogico. Para el tratamiento con el cuaderno, se utilizaron herramientas de analisis inspiradas en Foucault, con el objetivo de, a traves de las instrucciones, entender la produccion de una nueva forma de ser profesor. El analisis indica que la propuesta del Pacto tiene como objetivo reformar la forma de ser profesor alfabetizador de matematicas, intensificando el trabajo, maximizando el rendimiento, lo que contribuye a la instrumentalizacion de los profesores en el sentido de renovar metodologias y recursos didacticos.Fundação CesgranrioFerreira, Patricia de FariaFonseca, Marcia Souza2017-10-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/90110.1590/s0104-40362017002500901Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 809-8301809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/748https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/749https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/750https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/87https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/88Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-27T12:43:44Zoai:ojs.localhost:article/901Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2018-02-27T12:43:44Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
The performativity culture in the organization of the pedagogical work: mathematics literacy in the PNAIC’s booklet
La cultura de la performatividad em la organizacion del trabajo pedagogico: la formacion matematica en los manuales del Pnaic
title A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
spellingShingle A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
Ferreira, Patricia de Faria
Educação
Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade
Pnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culture
Pnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividad
title_short A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
title_full A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
title_fullStr A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
title_full_unstemmed A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
title_sort A cultura da performatividade na organização do trabalho pedagogico: a formação matematica nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic)
author Ferreira, Patricia de Faria
author_facet Ferreira, Patricia de Faria
Fonseca, Marcia Souza
author_role author
author2 Fonseca, Marcia Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Patricia de Faria
Fonseca, Marcia Souza
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade
Pnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culture
Pnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividad
topic Educação
Pnaic; Politica pública; Cadernos de alfabetização matematica; Cultura da performatividade
Pnaic; Public policy; Mathematics literacy booklet; Performativity culture
Pnaic; Politica pública; Cuadernos de alfabetizacion matematica; Cultura de la performatividad
description O presente trabalho analisa os impactos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) na formação matematica de Professores Alfabetizadores e sua relação com a cultura da performatividade. Trata-se aqui da analise de um dos Cadernos de Alfabetização Matematica utilizados como instrumento auxiliar no processo de formação continuada de professores, o Caderno de Formação 1 – Organização do Trabalho Pedagogico. Para o tratamento com o caderno, utilizou-se de ferramentas analiticas inspiradas em Michel Foucault buscando, atraves dos enunciados, entender a produção de um novo jeito de ser professor. A analise permite indicar que a proposta do Pacto visa reformar a maneira de ser Professor Alfabetizador de Matematica, intensificando o trabalho, maximizando a performance e instrumentalizando a formação dos professores no sentido de renovar metodologias e recursos didaticos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901
10.1590/s0104-40362017002500901
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362017002500901
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/748
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/749
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/901/750
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/87
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/901/88
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 25, n. 97 (2017): Revista Ensaio Out./Dez.; 809-830
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034313797632