O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lehmann, Lucia de Mello e Souza, Oliveira, Mariana Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115
Resumo: O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.
id CESGRANRIO_b7d9a0c51bb0280389809d994fab5c7f
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3115
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professoresThe challenge of artificial intelligence technologies in Education: teachers’ perception and evaluationEl desafío de las tecnologías de inteligencia artificial en Educación: percepción y evaluación de los profesoresEducaçãoInovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da ProfissãoInnovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The ProfessionInnovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la ProfesiónO artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.The article studies the impact of new technologies on the Teaching profession: first-generation technologies, and second-generation technologies, the artificial intelligence systems. The research aims: to identify teachers’ perceptions of these technological innovations; to know how they evaluate their impact; and to understand what solutions they envision to deal with the challenges they face as teachers. The research methodology seeks to respond to the objectives, based on a data collection by questionnaire, specifically designed to obtain information related to each objective. This study is part of a research project on the global impact of second-generation technologies on employment and work, and this paper presents the results of the teaching activity.El artículo estudia la percepción del impacto de las nuevas tecnologías en la profesión docente: innovaciones tecnológicas denominadas tecnologías de primera y segunda generación, sistemas de inteligencia artificial. La investigación tiene como objetivo identificar la percepción que los docentes tienen de estas innovaciones tecnológicas; saber evaluar su impacto; qué soluciones imaginan para hacer frente a los desafíos que plantean a su acción docente. La metodología de investigación busca dar respuesta a los objetivos, a partir de un cuestionario de recolección de datos, diseñado para obtener información relacionada con cada objetivo. La investigación es parte de un proyecto sobre el impacto de las innovaciones tecnológicas de segunda generación en el empleo y el trabajo. En este artículo se presentan resultados centrados en la actividad docente.Fundação CesgranrioGoncalves, Artur Marecos Parreira e MoreiraLehmann, Lucia de Mello e SouzaOliveira, Mariana Ferreira2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/311510.1590/s0104-40362020002803115Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez.; 975-9991809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1445https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1446https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1447America do SulprofessoresDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T20:55:26Zoai:ojs.localhost:article/3115Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-11-09T20:55:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
The challenge of artificial intelligence technologies in Education: teachers’ perception and evaluation
El desafío de las tecnologías de inteligencia artificial en Educación: percepción y evaluación de los profesores
title O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
spellingShingle O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira
Educação
Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão
Innovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The Profession
Innovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la Profesión
title_short O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
title_full O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
title_fullStr O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
title_full_unstemmed O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
title_sort O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
author Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira
author_facet Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira
Lehmann, Lucia de Mello e Souza
Oliveira, Mariana Ferreira
author_role author
author2 Lehmann, Lucia de Mello e Souza
Oliveira, Mariana Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira
Lehmann, Lucia de Mello e Souza
Oliveira, Mariana Ferreira
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão
Innovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The Profession
Innovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la Profesión
topic Educação
Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão
Innovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The Profession
Innovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la Profesión
description O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-25
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115
10.1590/s0104-40362020002803115
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362020002803115
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1445
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1446
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1447
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv America do Sul

professores






dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez.; 975-999
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034248785920