O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115 |
Resumo: | O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente. |
id |
CESGRANRIO_b7d9a0c51bb0280389809d994fab5c7f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/3115 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professoresThe challenge of artificial intelligence technologies in Education: teachers’ perception and evaluationEl desafío de las tecnologías de inteligencia artificial en Educación: percepción y evaluación de los profesoresEducaçãoInovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da ProfissãoInnovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The ProfessionInnovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la ProfesiónO artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente.The article studies the impact of new technologies on the Teaching profession: first-generation technologies, and second-generation technologies, the artificial intelligence systems. The research aims: to identify teachers’ perceptions of these technological innovations; to know how they evaluate their impact; and to understand what solutions they envision to deal with the challenges they face as teachers. The research methodology seeks to respond to the objectives, based on a data collection by questionnaire, specifically designed to obtain information related to each objective. This study is part of a research project on the global impact of second-generation technologies on employment and work, and this paper presents the results of the teaching activity.El artículo estudia la percepción del impacto de las nuevas tecnologías en la profesión docente: innovaciones tecnológicas denominadas tecnologías de primera y segunda generación, sistemas de inteligencia artificial. La investigación tiene como objetivo identificar la percepción que los docentes tienen de estas innovaciones tecnológicas; saber evaluar su impacto; qué soluciones imaginan para hacer frente a los desafíos que plantean a su acción docente. La metodología de investigación busca dar respuesta a los objetivos, a partir de un cuestionario de recolección de datos, diseñado para obtener información relacionada con cada objetivo. La investigación es parte de un proyecto sobre el impacto de las innovaciones tecnológicas de segunda generación en el empleo y el trabajo. En este artículo se presentan resultados centrados en la actividad docente.Fundação CesgranrioGoncalves, Artur Marecos Parreira e MoreiraLehmann, Lucia de Mello e SouzaOliveira, Mariana Ferreira2021-10-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/311510.1590/s0104-40362020002803115Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez.; 975-9991809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1445https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1446https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1447America do SulprofessoresDireitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-09T20:55:26Zoai:ojs.localhost:article/3115Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2021-11-09T20:55:26Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores The challenge of artificial intelligence technologies in Education: teachers’ perception and evaluation El desafío de las tecnologías de inteligencia artificial en Educación: percepción y evaluación de los profesores |
title |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores |
spellingShingle |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira Educação Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão Innovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The Profession Innovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la Profesión |
title_short |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores |
title_full |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores |
title_fullStr |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores |
title_full_unstemmed |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores |
title_sort |
O desafio das tecnologias de inteligência artificial na Educação: percepção e avaliação dos professores |
author |
Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira |
author_facet |
Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira Lehmann, Lucia de Mello e Souza Oliveira, Mariana Ferreira |
author_role |
author |
author2 |
Lehmann, Lucia de Mello e Souza Oliveira, Mariana Ferreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Goncalves, Artur Marecos Parreira e Moreira Lehmann, Lucia de Mello e Souza Oliveira, Mariana Ferreira |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão Innovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The Profession Innovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la Profesión |
topic |
Educação Inovação; Ameaças Tecnológicas; Mudança nos Discentes; Futuro da Profissão Innovation; Technological Threats; Change in Students; Future of The Profession Innovación; Amenazas Tecnológicas; Cambio en Estudiantes; Futuro de la Profesión |
description |
O artigo estuda a percepção do impacto das novas tecnologias sobre a profissão docente: inovações tecnológicas designadas de primeira geração e tecnologias de segunda geração, os sistemas de inteligência artificial. A pesquisa tem o objetivo de identificar a percepção que os professores têm destas inovações tecnológicas; saber como avaliam o seu impacto; que soluções visualizam para lidar com os desafios que colocam à sua ação docente. A metodologia da pesquisa procura responder aos objetivos, com base numa coleta de dados por questionário, desenhado para obter informação relacionada com cada objetivo. A pesquisa faz parte de um projeto sobre o impacto das inovações tecnológicas de segunda geração no emprego e no trabalho. Neste artigo, apresentam-se resultados focados na atividade docente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-25 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115 10.1590/s0104-40362020002803115 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362020002803115 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1445 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1446 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3115/1447 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
America do Sul professores |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 29, n. 113 (2021): Revista Ensaio Out./Dez.; 975-999 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034248785920 |