Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fritsch, Rosangela
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vitelli, Ricardo Ferreira, Rocha, Cleonice Silveira, Fensterseifer, Camila Rivaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306
Resumo: No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Leopoldo, por meio da identificação de perfis que interferem nas desigualdades escolares, especialmente de fluxo escolar, levando à aprovação, à reprovação e ao abandono. Para isso, realizamos um estudo quantitativo com análise descritiva de dados coletados via aplicação de um questionário estruturado, usando a técnica de autoaplicação. Como suporte, utilizamos uma revisão bibliográfica e de literatura. Identificamos evidências que permitem afirmar que as diferenças de perfis associadas às características dos estudantes de escolas públicas se relacionam com a produção de desigualdades educacionais e sinalizam, além disso, situações de vulnerabilidades sociais que se reproduzem nos espaços escolares. Notamos, ainda, que, nas escolas públicas pesquisadas, há heterogeneidade de perfis de estudantes, principalmente em relação àqueles que cursam o ensino médio noturno.
id CESGRANRIO_bb8b022d60348e6247e1ae83ddadb234
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1306
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e característicasSchool trajectories of high school students of public schools in the municipality of Sao Leopoldo, RS: school performance, profile and characteristicsRecorridos escolares de estudiantes de enseñanza secundaria de escuelas públicas del municipio de São Leopoldo, RS: desempeño escolar, perfil y característicasEducaçãoPercursos escolares; Taxas de fluxo escolar; Desigualdades educacionaisSchool trajectories; School flow rates; Educational inequalitiesRecorridos escolares; Tasas de flujo escolar; Desigualdades educativasNo presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Leopoldo, por meio da identificação de perfis que interferem nas desigualdades escolares, especialmente de fluxo escolar, levando à aprovação, à reprovação e ao abandono. Para isso, realizamos um estudo quantitativo com análise descritiva de dados coletados via aplicação de um questionário estruturado, usando a técnica de autoaplicação. Como suporte, utilizamos uma revisão bibliográfica e de literatura. Identificamos evidências que permitem afirmar que as diferenças de perfis associadas às características dos estudantes de escolas públicas se relacionam com a produção de desigualdades educacionais e sinalizam, além disso, situações de vulnerabilidades sociais que se reproduzem nos espaços escolares. Notamos, ainda, que, nas escolas públicas pesquisadas, há heterogeneidade de perfis de estudantes, principalmente em relação àqueles que cursam o ensino médio noturno.In this academic paper, we show the results of a research whose objective was to analyze school trajectories of high school students of public schools in the municipality of São Leopoldo, through the identification of profiles that interfere in the school inequalities, especially concerning the school flow, leading to school approval, repetition and evasion. For this, we performed a quantitative study with descriptive analysis of data collected by a self-applied structured questionnaire. Bibliographical and literature reviews were used as support. We have identified evidence that allows us to affirm that the differences of profiles associated with the characteristics of public school students are related to the production of educational inequalities and that also indicates situations of social vulnerability reproduced in the school spaces. In the public schools surveyed there are heterogeneity and diversity of student profiles, especially in relation to those who attend high school at night.En el presente artículo, presentamos resultados de una investigación que tuvo como objetivo analizar itinerarios escolares de estudiantes de enseñanza secundaria de escuelas públicas de São Leopoldo, por medio de la identificación de perfiles que interfieren en las desigualdades escolares, especialmente de flujo escolar, llevando a la aprobación, reprobación y el abandono. Para ello, realizamos un estudio cuantitativo con análisis descriptivo de datos recolectados a través de la aplicación de un cuestionario estructurado, usando la técnica de auto aplicación.. Como soporte, utilizamos una revisión bibliográfica y de literatura. Identificamos evidencias que permiten afirmar que las diferencias de perfiles asociadas a las características de los estudiantes de escuelas públicas se relacionan con la producción de desigualdades educativas y señalan además situaciones de vulnerabilidades sociales que se reproducen en los espacios escolares. En el caso de las escuelas públicas investigadas, hay heterogeneidad de perfiles de estudiantes, principalmente en relación a aquellos que cursan la enseñanza secundaria nocturna.Fundação CesgranrioCapes/INEPFritsch, RosangelaVitelli, Ricardo FerreiraRocha, Cleonice SilveiraFensterseifer, Camila Rivaldo2019-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/130610.1590/s0104-40362019002701306Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 543-5671809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306/1063https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306/1064https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306/http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fscielo.php%3Fscript%3Dsci_abstract%26pid%3DS0104-40362019005002101%26lng%3Dpt%26nrm%3Diso%26tlng%3DesAmericasDireitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-22T22:24:36Zoai:ojs.localhost:article/1306Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-07-22T22:24:36Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
School trajectories of high school students of public schools in the municipality of Sao Leopoldo, RS: school performance, profile and characteristics
Recorridos escolares de estudiantes de enseñanza secundaria de escuelas públicas del municipio de São Leopoldo, RS: desempeño escolar, perfil y características
title Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
spellingShingle Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
Fritsch, Rosangela
Educação
Percursos escolares; Taxas de fluxo escolar; Desigualdades educacionais
School trajectories; School flow rates; Educational inequalities
Recorridos escolares; Tasas de flujo escolar; Desigualdades educativas
title_short Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
title_full Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
title_fullStr Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
title_full_unstemmed Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
title_sort Percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas do município de São Leopoldo, RS: desempenho escolar, perfil e características
author Fritsch, Rosangela
author_facet Fritsch, Rosangela
Vitelli, Ricardo Ferreira
Rocha, Cleonice Silveira
Fensterseifer, Camila Rivaldo
author_role author
author2 Vitelli, Ricardo Ferreira
Rocha, Cleonice Silveira
Fensterseifer, Camila Rivaldo
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Capes/INEP


dc.contributor.author.fl_str_mv Fritsch, Rosangela
Vitelli, Ricardo Ferreira
Rocha, Cleonice Silveira
Fensterseifer, Camila Rivaldo
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Percursos escolares; Taxas de fluxo escolar; Desigualdades educacionais
School trajectories; School flow rates; Educational inequalities
Recorridos escolares; Tasas de flujo escolar; Desigualdades educativas
topic Educação
Percursos escolares; Taxas de fluxo escolar; Desigualdades educacionais
School trajectories; School flow rates; Educational inequalities
Recorridos escolares; Tasas de flujo escolar; Desigualdades educativas
description No presente artigo, apresentamos resultados de uma pesquisa que teve como objetivo analisar percursos escolares de estudantes do ensino médio de escolas públicas de São Leopoldo, por meio da identificação de perfis que interferem nas desigualdades escolares, especialmente de fluxo escolar, levando à aprovação, à reprovação e ao abandono. Para isso, realizamos um estudo quantitativo com análise descritiva de dados coletados via aplicação de um questionário estruturado, usando a técnica de autoaplicação. Como suporte, utilizamos uma revisão bibliográfica e de literatura. Identificamos evidências que permitem afirmar que as diferenças de perfis associadas às características dos estudantes de escolas públicas se relacionam com a produção de desigualdades educacionais e sinalizam, além disso, situações de vulnerabilidades sociais que se reproduzem nos espaços escolares. Notamos, ainda, que, nas escolas públicas pesquisadas, há heterogeneidade de perfis de estudantes, principalmente em relação àqueles que cursam o ensino médio noturno.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-22
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306
10.1590/s0104-40362019002701306
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362019002701306
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306/1063
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306/1064
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1306/http%3A%2F%2Fwww.scielo.br%2Fscielo.php%3Fscript%3Dsci_abstract%26pid%3DS0104-40362019005002101%26lng%3Dpt%26nrm%3Diso%26tlng%3Des
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv Americas








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 104 (2019): Revista Ensaio Jul./Set.; 543-567
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030637490176