Elaboração e aprovação de planos de educação no Brasil: do nacional ao local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Donaldo Bello de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Menezes, Janaina Specht da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/778
Resumo: Este artigo visa à analise da elaboração e aprovação dos Planos Estaduais de Educação (PEEs) sancionados durante a vigencia do Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010. Sob perspectiva exploratoria e por meio da analise de conteúdo desses planos e de suas leis de criação, busca contribuir para as adequacoes e formulacoes que o PNE 2014-2024 veio a implicar. A guisa de conclusao traca o perfil, por um lado, das debilidades documentais expostas por esses PEEs, apontando lacunas e imprecisoes que dificultam inferencias sobre o seu processo de construção e, por outro, dos problemas identificados a partir da analise desse proprio processo. Postula, em termos gerais, que a construção desses PEEs parece ter se revestido de importante significado historico e sociopolitico no âmbito dos estados envolvidos, marcado pela mobilização da sociedade civil local, mas que ainda demanda aprofundamento analitico, especialmente em face dos desafios postos pelo novo PNE. 
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spelling Elaboração e aprovação de planos de educação no Brasil: do nacional ao localElaboration and approbation of education plans in Brazil: from national to localElaboracion y aprobacion de planes de educacion en Brasil: desde el nacional hasta el localPlanes de Educacion del Estado (PEEs); Planes Nacionales de Educacion (PNEs); La participacion social; La gestion democratica de la educacionPlanos Estaduais de Educação (PEEs); Planos Nacionais de Educação (PNEs); Participação social; Gestao democratica da educaçãoState Plans for Education (PEEs); National Plans for Education (PNEs); Social participation; Democratic management of educationEste artigo visa à analise da elaboração e aprovação dos Planos Estaduais de Educação (PEEs) sancionados durante a vigencia do Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010. Sob perspectiva exploratoria e por meio da analise de conteúdo desses planos e de suas leis de criação, busca contribuir para as adequacoes e formulacoes que o PNE 2014-2024 veio a implicar. A guisa de conclusao traca o perfil, por um lado, das debilidades documentais expostas por esses PEEs, apontando lacunas e imprecisoes que dificultam inferencias sobre o seu processo de construção e, por outro, dos problemas identificados a partir da analise desse proprio processo. Postula, em termos gerais, que a construção desses PEEs parece ter se revestido de importante significado historico e sociopolitico no âmbito dos estados envolvidos, marcado pela mobilização da sociedade civil local, mas que ainda demanda aprofundamento analitico, especialmente em face dos desafios postos pelo novo PNE. This article analyzes the elaboration and approval of the State Plans for Education (PEEs) sanctioned under the National Plan for Education (PNE) between 2001 and 2010 in Brazil. Through a content analysis of these plans and their laws of creation, this study aims to contribute to the adequacy and formulations implied by the latest PNE (2014–2024). The study traces the documental delicacy exposed by the PEEs, underscoring the gaps and imprecision that complicate drawing conclusions about its formulation, while it details the problems identified from the analysis of this process itself. It postulates, in general terms, that the formulation of these PEEs appears to have considerable historical and sociopolitical significance in the ambit of the involved states, marked by the mobilization of the local civil society. However, further in-depth analysis is required, especially in the face of the challenges presented by the new PNE.Este artículo tiene como objetivo analizar la elaboracion y aprobacion de los Planes estatales de Educacion (PEEs) sancionadas durante la vigencia del Plan Nacional de Educacion (PNE) 2001-2010. Bajo la perspectiva exploratoria y mediante el analisis de contenido de estos planes y sus leyes de creacion, se busca contribuir en las adaptaciones y las formulaciones que el PNE 2014-2024 presupone. En conclusion traza el perfil, por una parte, de las debilidades documentales expuestas por estos PEEs, señalando imprecisiones y lagunas que dificultan inferencias acerca de su proceso de construcción y, en segundo lugar, los problemas identificados a partir del analisis del proceso en si. Postula, en terminos generales, que la construcción de estos PEEs parece haberse cubierto de gran significado historico y sociopolitico dentro de los estados involucrados, marcado por la movilizacion de la sociedad civil local, pero que todavia demandan profundidad analitica, sobre todo en vista de los desafios que plantea la nueva PNE.Fundação CesgranrioSouza, Donaldo Bello deMenezes, Janaina Specht da Silva2015-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/77810.1590/S0104-40362015000400005Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 23, n. 89 (2015): Revista Ensaio - Out./Dez.; 901-9361809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/778/384https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/778/385https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/778/380Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-10T20:00:14Zoai:ojs.localhost:article/778Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2015-11-10T20:00:14Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
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