Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada. |
id |
CESGRANRIO_c68dd2741de0052f7f716e8e901d5f48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/912 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatisticaSpatial distribution of regional Cederj poles: a statistical analysisDistribucion espacial de polos regionales Cederj: un analisis estadisticoEducacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presentialEducação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencialDistance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom supportO presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.This study aims to evaluate the geographical inclusion achieved by the offer of undergraduate distance learning courses by the Cederj Consortium in the State of Rio de Janeiro. Data regarding the number of active students in April 2012 and their home addresses were obtained and analyzed using the program SPSS. Indexes of the number of students attending the program per 1.000 inhabitants (IACMH) or per 1.000 homes (IACMD), at a specific municipal district or State “mesoregion”, were calculated based on the data available at IBGE (2010). The distance from each student’s residence to the pole - place for “face to face” activities - was estimated through Google Maps. The results indicate that the initial mission of Cederj of offering public and free education in areas where the public universities with conventional courses are absent has been appropriately accomplished.Este estudio tiene como objetivo evaluar la cobertura geografica de los cursos superiores de graduacion por medio de educacion a distancia del Consorcio Cederj en el Estado de Rio de Janeiro. Se trata de un estudio censitario, que incluye todos los alumnos em abril de 2012. Se han colectado los datos que se refieren al número de alumnos y sus respectivos locales de residencia que, posteriormente, fueron analisados utilizando el programa SPSS. Se han calculado los indices del número de alumnos para cada 1.000 habitantes (IACMH), y del número de alumnos para cada 1.000 domicilios (IACMD), con base en datos del IBGE en 2010. Los analisis fueron categorizados por municipio y region del estado. La distancia entre residencia y polo, ha sido estimada con recursos del Google Maps. Los resultados obtenidos indican que el Cederj ha realizado a contento su mision de ofrecer enseñanza pública y gratuita en localidades poco o no contempladas por las instituciones públicas de enseñanza superior.Fundação CesgranrioCassiano, Keila MaraLacerda, Fatima Kzam Damaceno deBielschowsky, Carlos EduardoMasuda, Masako Oya2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91210.1590/S0104-40362016000100004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 82-1081809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/434https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/435https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/436Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/912Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica Spatial distribution of regional Cederj poles: a statistical analysis Distribucion espacial de polos regionales Cederj: un analisis estadistico |
title |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica |
spellingShingle |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica Cassiano, Keila Mara Educacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presential Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial Distance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom support |
title_short |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica |
title_full |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica |
title_fullStr |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica |
title_full_unstemmed |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica |
title_sort |
Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica |
author |
Cassiano, Keila Mara |
author_facet |
Cassiano, Keila Mara Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de Bielschowsky, Carlos Eduardo Masuda, Masako Oya |
author_role |
author |
author2 |
Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de Bielschowsky, Carlos Eduardo Masuda, Masako Oya |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cassiano, Keila Mara Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de Bielschowsky, Carlos Eduardo Masuda, Masako Oya |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presential Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial Distance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom support |
topic |
Educacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presential Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial Distance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom support |
description |
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912 10.1590/S0104-40362016000100004 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000100004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/434 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/435 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/436 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 82-108 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832030689918976 |