Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cassiano, Keila Mara
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de, Bielschowsky, Carlos Eduardo, Masuda, Masako Oya
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.
id CESGRANRIO_c68dd2741de0052f7f716e8e901d5f48
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/912
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatisticaSpatial distribution of regional Cederj poles: a statistical analysisDistribucion espacial de polos regionales Cederj: un analisis estadisticoEducacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presentialEducação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencialDistance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom supportO presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.This study aims to evaluate the geographical inclusion achieved by the offer of undergraduate distance learning courses by the Cederj Consortium in the State of Rio de Janeiro. Data regarding the number of active students in April 2012 and their home addresses were obtained and analyzed using the program SPSS. Indexes of the number of students attending the program per 1.000 inhabitants (IACMH) or per 1.000 homes (IACMD), at a specific municipal district or State “mesoregion”, were calculated based on the data available at IBGE (2010). The distance from each student’s residence to the pole - place for “face to face” activities - was estimated through Google Maps. The results indicate that the initial mission of Cederj of offering public and free education in areas where the public universities with conventional courses are absent has been appropriately accomplished.Este estudio tiene como objetivo evaluar la cobertura geografica de los cursos superiores de graduacion por medio de educacion a distancia del Consorcio Cederj en el Estado de Rio de Janeiro. Se trata de un estudio censitario, que incluye todos los alumnos em abril de 2012. Se han colectado los datos que se refieren al número de alumnos y sus respectivos locales de residencia que, posteriormente, fueron analisados utilizando el programa SPSS. Se han calculado los indices del número de alumnos para cada 1.000 habitantes (IACMH), y del número de alumnos para cada 1.000 domicilios (IACMD), con base en datos del IBGE en 2010. Los analisis fueron categorizados por municipio y region del estado. La distancia entre residencia y polo, ha sido estimada con recursos del Google Maps. Los resultados obtenidos indican que el Cederj ha realizado a contento su mision de ofrecer enseñanza pública y gratuita en localidades poco o no contempladas por las instituciones públicas de enseñanza superior.Fundação CesgranrioCassiano, Keila MaraLacerda, Fatima Kzam Damaceno deBielschowsky, Carlos EduardoMasuda, Masako Oya2016-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/91210.1590/S0104-40362016000100004Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 82-1081809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/434https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/435https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/436Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-16T22:01:48Zoai:ojs.localhost:article/912Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-05-16T22:01:48Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
Spatial distribution of regional Cederj poles: a statistical analysis
Distribucion espacial de polos regionales Cederj: un analisis estadistico
title Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
spellingShingle Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
Cassiano, Keila Mara
Educacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presential
Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial
Distance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom support
title_short Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
title_full Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
title_fullStr Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
title_full_unstemmed Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
title_sort Distribuicao espacial dos polos regionais do Cederj: uma analise estatistica
author Cassiano, Keila Mara
author_facet Cassiano, Keila Mara
Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de
Bielschowsky, Carlos Eduardo
Masuda, Masako Oya
author_role author
author2 Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de
Bielschowsky, Carlos Eduardo
Masuda, Masako Oya
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Cassiano, Keila Mara
Lacerda, Fatima Kzam Damaceno de
Bielschowsky, Carlos Eduardo
Masuda, Masako Oya
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presential
Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial
Distance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom support
topic Educacion a distancia; Democratizacion del acceso a la educacion superior; Polo de atendimiento presential
Educação a distância; Democratização de acesso ao Ensino Superior; Polo de apoio presencial
Distance education; Democratization of access to higher education; Pole of classroom support
description O presente trabalho tem como objetivo avaliar a abrangencia geografica da oferta de cursos superiores atraves da educação a distância pelo Consorcio Cederj no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo censitario, incluindo todos os alunos ativos dos cursos de graduação, em abril de 2012. Os dados referentes ao número de alunos e locais de residencia foram obtidos e, posteriormente, analisados pelo programa SPSS – Statistical Package for the Social Sciences. Foram calculados os Indices do Número de Alunos para Cada 1.000 Habitantes (IACMH) e de Alunos para Cada 1.000 Domicilios (IACMD), baseados nos dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica, 2010. As analises foram feitas por municipio e por mesorregiao do Estado. A distância entre residencia e polo, para cada aluno, foi estimada atraves do Google Maps. Os resultados indicam que a missao inicial do Cederj, de oferecer ensino público e gratuito em regioes nao atendidas, ou pouco atendidas, pelas instituicoes públicas de Ensino Superior, tem sido adequadamente implementada.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-23
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912
10.1590/S0104-40362016000100004
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000100004
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/434
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/435
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/912/436
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 90 (2016): Revista Ensaio Jan./Mar.; 82-108
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030689918976