Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113
Resumo: O objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19, a partir dos dados disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação do Brasil. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfico-documental. Constatou-se que o perfil de universidade pública que emergiu dos dados sugere a necessidade de uma mudança no modelo institucional e organizacional, que atualmente acomoda a universidade. Impõe-se que a universidade se reinvente, que se transforme em uma nova instituição, dotada de modelos de gestão atuais, flexíveis e que favoreçam ajustes, posto que tais funcionalidades são mais adequadas à dinâmica organizacional e à gestão de riscos.
id CESGRANRIO_df89f1a0879f692386c88b97c3b9f246
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/3113
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiroThe challenges of the public university in the Covid-19 post-pandemic: The Brazilian caseLos desafíos de la universidad pública pandémica post-Covid-19: el caso brasileñoEducação.Portal MEC/Coronavírus; Pandemia; Universidade PúblicaMEC/Coronavirus Portal; Pandemic; Public UniversityPortal MEC/Coronavirus; Pandemia; Universidad PúblicaO objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19, a partir dos dados disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação do Brasil. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfico-documental. Constatou-se que o perfil de universidade pública que emergiu dos dados sugere a necessidade de uma mudança no modelo institucional e organizacional, que atualmente acomoda a universidade. Impõe-se que a universidade se reinvente, que se transforme em uma nova instituição, dotada de modelos de gestão atuais, flexíveis e que favoreçam ajustes, posto que tais funcionalidades são mais adequadas à dinâmica organizacional e à gestão de riscos.The purpose of this article is to reflect on the challenges of the public university model in the Covid-19 post-pandemic, based on data made available by the Portal of the Ministry of Education of Brazil. An exploratory methodology was used, with a qualitative approach and a bibliographic-documental strategy. The public university profile that emerged from the data suggests the need for a change in the institutional and organizational model, which currently accommodates the university. It is imperative that the university reinvents itself, that it becomes a new institution, endowed with current, flexible management models and that favors adjustments, since such functionalities are better suited to organizational dynamics and risk management.El propósito de este artículo es reflexionar sobre los desafíos de la universidad pública pandémica post-Covid-19, con base en datos proporcionados por el Portal del Ministerio de Educación en Brasil. Se utilizó una metodología exploratoria, con enfoque cualitativo y estrategia bibliográfico-documental. Se encontró que el perfil de la universidad pública que surgió de los datos sugiere la necesidad de un cambio en el modelo institucional y organizacional que actualmente acomoda a la universidad. Es imperativo que la universidad se reinvente, que se convierta en una nueva institución, dotada de modelos de gestión actuales, flexibles y que favorezcan los ajustes, ya que dichas funcionalidades se adecuan mejor a la dinámica organizacional y a la gestión de riesgos.Fundação CesgranrioCavalcanti, Lourdes Maria RodriguesGuerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/311310.1590/S0104-40362021002903113Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar.; 73-931809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113/1548https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113/1549https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113/1550Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-29T12:52:10Zoai:ojs.localhost:article/3113Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2022-04-29T12:52:10Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
The challenges of the public university in the Covid-19 post-pandemic: The Brazilian case
Los desafíos de la universidad pública pandémica post-Covid-19: el caso brasileño
title Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
spellingShingle Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues
Educação.
Portal MEC/Coronavírus; Pandemia; Universidade Pública
MEC/Coronavirus Portal; Pandemic; Public University
Portal MEC/Coronavirus; Pandemia; Universidad Pública
title_short Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
title_full Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
title_fullStr Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
title_full_unstemmed Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
title_sort Os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19: o caso brasileiro
author Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues
author_facet Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author_role author
author2 Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Lourdes Maria Rodrigues
Guerra, Maria das Graças Gonçalves Vieira
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação.
Portal MEC/Coronavírus; Pandemia; Universidade Pública
MEC/Coronavirus Portal; Pandemic; Public University
Portal MEC/Coronavirus; Pandemia; Universidad Pública
topic Educação.
Portal MEC/Coronavírus; Pandemia; Universidade Pública
MEC/Coronavirus Portal; Pandemic; Public University
Portal MEC/Coronavirus; Pandemia; Universidad Pública
description O objetivo desse artigo é refletir sobre os desafios da universidade pública pós-pandemia da Covid-19, a partir dos dados disponibilizados pelo Portal do Ministério da Educação do Brasil. Utilizou-se uma metodologia de caráter exploratório, com abordagem qualitativa e estratégia bibliográfico-documental. Constatou-se que o perfil de universidade pública que emergiu dos dados sugere a necessidade de uma mudança no modelo institucional e organizacional, que atualmente acomoda a universidade. Impõe-se que a universidade se reinvente, que se transforme em uma nova instituição, dotada de modelos de gestão atuais, flexíveis e que favoreçam ajustes, posto que tais funcionalidades são mais adequadas à dinâmica organizacional e à gestão de riscos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-08
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113
10.1590/S0104-40362021002903113
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362021002903113
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113/1548
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113/1549
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/3113/1550
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 30, n. 114 (2022): Revista Ensaio Jan./Mar.; 73-93
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030059724800