O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alferes, Marcia Aparecida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mainardes, Jefferson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262
Resumo: O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo 64 trabalhos, do período de 2013 até 2016. As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores. Concluiu-se que poucas pesquisas abordam o PNAIC, no contexto da sala de aula, e poucos trabalhos discutem o PNAIC enquanto política educacional. São apresentados alguns aspectos que necessitam ser aprofundados em pesquisas futuras.
id CESGRANRIO_e06e606bcab4840c1717360bf7af040b
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1262
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literaturaThe National Pact for literacy at the Right Age in action: literature reviewEl Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta en acción: revisión de la literaturaEducaçãoPNAIC; Política Educacional; Formação continuadaPNAIC; Education policy; Continuous teacher trainingPNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestrosO artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo 64 trabalhos, do período de 2013 até 2016. As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores. Concluiu-se que poucas pesquisas abordam o PNAIC, no contexto da sala de aula, e poucos trabalhos discutem o PNAIC enquanto política educacional. São apresentados alguns aspectos que necessitam ser aprofundados em pesquisas futuras.This paper presents a literature review of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - National Pact for Literacy at the Right Age, covering 64 works, from 2013 to 2016. Research analyzed indicated the PNAIC as a comprehensive policy that combines several actions, including continuous teachers’ training. It concludes that there is a lack of research on the PNAIC in the classroom context and that few papers discuss the PNAIC as an education policy. Some aspects that still need to be deepened in future research are presented.El artículo presenta una revisión de literatura sobre el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC), abarcando 64 trabajos, del período de 2013 a 2016. Las investigaciones apuntaron al PNAIC como una política integral que conjuga diversas acciones, entre ellas, la formación continuada de profesores alfabetizadores. Se concluyó que hay ausencia de investigaciones sobre el PNAIC en el contexto del aula y pocos trabajos discuten las cuestiones del PNAIC como política educativa. Se presentan algunos aspectos que aún necesitan ser profundizados en investigaciones futuras.Fundação CesgranrioAlferes, Marcia AparecidaMainardes, Jefferson2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/126210.1590/s0104-40362018002601262Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 47-681809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/999https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1000https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1001Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:08:09Zoai:ojs.localhost:article/1262Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:08:09Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
The National Pact for literacy at the Right Age in action: literature review
El Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta en acción: revisión de la literatura
title O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
spellingShingle O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
Alferes, Marcia Aparecida
Educação
PNAIC; Política Educacional; Formação continuada
PNAIC; Education policy; Continuous teacher training
PNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestros
title_short O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
title_full O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
title_fullStr O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
title_full_unstemmed O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
title_sort O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
author Alferes, Marcia Aparecida
author_facet Alferes, Marcia Aparecida
Mainardes, Jefferson
author_role author
author2 Mainardes, Jefferson
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Alferes, Marcia Aparecida
Mainardes, Jefferson
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Educação
PNAIC; Política Educacional; Formação continuada
PNAIC; Education policy; Continuous teacher training
PNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestros
topic Educação
PNAIC; Política Educacional; Formação continuada
PNAIC; Education policy; Continuous teacher training
PNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestros
description O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo 64 trabalhos, do período de 2013 até 2016. As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores. Concluiu-se que poucas pesquisas abordam o PNAIC, no contexto da sala de aula, e poucos trabalhos discutem o PNAIC enquanto política educacional. São apresentados alguns aspectos que necessitam ser aprofundados em pesquisas futuras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262
10.1590/s0104-40362018002601262
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262
identifier_str_mv 10.1590/s0104-40362018002601262
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/999
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1000
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1001
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 47-68
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832031481593856