O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262 |
Resumo: | O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo 64 trabalhos, do período de 2013 até 2016. As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores. Concluiu-se que poucas pesquisas abordam o PNAIC, no contexto da sala de aula, e poucos trabalhos discutem o PNAIC enquanto política educacional. São apresentados alguns aspectos que necessitam ser aprofundados em pesquisas futuras. |
id |
CESGRANRIO_e06e606bcab4840c1717360bf7af040b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1262 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literaturaThe National Pact for literacy at the Right Age in action: literature reviewEl Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta en acción: revisión de la literaturaEducaçãoPNAIC; Política Educacional; Formação continuadaPNAIC; Education policy; Continuous teacher trainingPNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestrosO artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo 64 trabalhos, do período de 2013 até 2016. As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores. Concluiu-se que poucas pesquisas abordam o PNAIC, no contexto da sala de aula, e poucos trabalhos discutem o PNAIC enquanto política educacional. São apresentados alguns aspectos que necessitam ser aprofundados em pesquisas futuras.This paper presents a literature review of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) - National Pact for Literacy at the Right Age, covering 64 works, from 2013 to 2016. Research analyzed indicated the PNAIC as a comprehensive policy that combines several actions, including continuous teachers’ training. It concludes that there is a lack of research on the PNAIC in the classroom context and that few papers discuss the PNAIC as an education policy. Some aspects that still need to be deepened in future research are presented.El artículo presenta una revisión de literatura sobre el Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta (PNAIC), abarcando 64 trabajos, del período de 2013 a 2016. Las investigaciones apuntaron al PNAIC como una política integral que conjuga diversas acciones, entre ellas, la formación continuada de profesores alfabetizadores. Se concluyó que hay ausencia de investigaciones sobre el PNAIC en el contexto del aula y pocos trabajos discuten las cuestiones del PNAIC como política educativa. Se presentan algunos aspectos que aún necesitan ser profundizados en investigaciones futuras.Fundação CesgranrioAlferes, Marcia AparecidaMainardes, Jefferson2019-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/126210.1590/s0104-40362018002601262Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 47-681809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/999https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1000https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1001Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-06-10T18:08:09Zoai:ojs.localhost:article/1262Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2019-06-10T18:08:09Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura The National Pact for literacy at the Right Age in action: literature review El Pacto Nacional por la Alfabetización en la Edad Cierta en acción: revisión de la literatura |
title |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura |
spellingShingle |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura Alferes, Marcia Aparecida Educação PNAIC; Política Educacional; Formação continuada PNAIC; Education policy; Continuous teacher training PNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestros |
title_short |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura |
title_full |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura |
title_fullStr |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura |
title_sort |
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em ação: revisão de literatura |
author |
Alferes, Marcia Aparecida |
author_facet |
Alferes, Marcia Aparecida Mainardes, Jefferson |
author_role |
author |
author2 |
Mainardes, Jefferson |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alferes, Marcia Aparecida Mainardes, Jefferson |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação PNAIC; Política Educacional; Formação continuada PNAIC; Education policy; Continuous teacher training PNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestros |
topic |
Educação PNAIC; Política Educacional; Formação continuada PNAIC; Education policy; Continuous teacher training PNAIC; Política Educativa; Formación continuada de maestros |
description |
O artigo apresenta uma revisão de literatura sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), abrangendo 64 trabalhos, do período de 2013 até 2016. As pesquisas apontaram o PNAIC como uma política abrangente que conjuga diversas ações, dentre as quais, a formação continuada de professores alfabetizadores. Concluiu-se que poucas pesquisas abordam o PNAIC, no contexto da sala de aula, e poucos trabalhos discutem o PNAIC enquanto política educacional. São apresentados alguns aspectos que necessitam ser aprofundados em pesquisas futuras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-01 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262 10.1590/s0104-40362018002601262 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-40362018002601262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/999 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1000 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1262/1001 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2019 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 27, n. 102 (2019): Revista Ensaio Jan./Mar.; 47-68 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832031481593856 |