Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Gessica Priscila
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
spa
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096
Resumo: Este artigo objetiva apresentar o modelo de gestao que embasa a politica educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a logica que sustenta e entrelaca os principais programas, projetos e acoes implementados no periodo. A partir de analise bibliografica e documental, verificou-se que, nesse periodo, os eixos racionalização organizacional, mudanca nos padroes de gestao e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da propria qualidade do ensino.
id CESGRANRIO_e0e4954102f1a8e03b477366c9b16063
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/1096
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturasRacionality and managerialism in the Sao Paulo educational policy of 1995 to 2014: beyond conjuncturesRacionalidad y gerencialismo en la politica educativa de Sao Paulo desde 1995 hasta 2014: mas alla de las coyunturasPolitica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanzaPolitica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensinoSao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teachingEste artigo objetiva apresentar o modelo de gestao que embasa a politica educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a logica que sustenta e entrelaca os principais programas, projetos e acoes implementados no periodo. A partir de analise bibliografica e documental, verificou-se que, nesse periodo, os eixos racionalização organizacional, mudanca nos padroes de gestao e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da propria qualidade do ensino.This article presents a management model that supports the Sao Paulo’s educational policy from 1995 to 2014, rebuilding the logic that underlies and intertwines the main programs, projects and activities implemented during the period. Based on a literature review and document analysis, it was found that, during this period, the organizational streamlining, changing patterns of management and quality of teaching improvement axes remained as the basis education reform. Under this setting, the analyzed material shows that this process is sustained by an education managerialist and rationing model and therefore the quality of teaching itself.En este artículo se presenta un modelo de gestion que apoya la politica educativa de Sao Paulo desde 1995 hasta 2014, la reconstrucción, tanto para la logica que subyace y entrelaza los principales programas, proyectos y actividades realizadas durante el periodo. Sobre la base de la literatura y analisis de documentos, encontramos que en este periodo, los ejes, la racionalizacion de la organizacion, cambios en los patrones de gestion y mejora de la calidad de la enseñanza se han mantenido como el fundamento de la reforma de la educacion en el estado. Bajo este escenario, el material analizado muestra que este proceso se sustenta en un modelo gerencial y el racionamiento de la educacion y, por tanto, la calidad de la enseñanza en si.Fundação CesgranrioRamos, Gessica Priscila2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109610.1590/S0104-40362016000300003Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 546-5781809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/538https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/http%3A%2F%2Fdx.doi.org%2F10.1590%2FS0104-40362016000300003https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/543Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T13:13:51Zoai:ojs.localhost:article/1096Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T13:13:51Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
Racionality and managerialism in the Sao Paulo educational policy of 1995 to 2014: beyond conjunctures
Racionalidad y gerencialismo en la politica educativa de Sao Paulo desde 1995 hasta 2014: mas alla de las coyunturas
title Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
spellingShingle Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
Ramos, Gessica Priscila
Politica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanza
Politica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensino
Sao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teaching
title_short Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
title_full Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
title_fullStr Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
title_full_unstemmed Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
title_sort Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
author Ramos, Gessica Priscila
author_facet Ramos, Gessica Priscila
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv


dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Gessica Priscila
dc.subject.none.fl_str_mv

dc.subject.por.fl_str_mv Politica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanza
Politica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensino
Sao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teaching
topic Politica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanza
Politica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensino
Sao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teaching
description Este artigo objetiva apresentar o modelo de gestao que embasa a politica educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a logica que sustenta e entrelaca os principais programas, projetos e acoes implementados no periodo. A partir de analise bibliografica e documental, verificou-se que, nesse periodo, os eixos racionalização organizacional, mudanca nos padroes de gestao e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da propria qualidade do ensino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096
10.1590/S0104-40362016000300003
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096
identifier_str_mv 10.1590/S0104-40362016000300003
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
spa
language por
eng
spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/538
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/http%3A%2F%2Fdx.doi.org%2F10.1590%2FS0104-40362016000300003
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/543
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv








dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 546-578
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832034182725632