Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng spa |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar o modelo de gestao que embasa a politica educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a logica que sustenta e entrelaca os principais programas, projetos e acoes implementados no periodo. A partir de analise bibliografica e documental, verificou-se que, nesse periodo, os eixos racionalização organizacional, mudanca nos padroes de gestao e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da propria qualidade do ensino. |
id |
CESGRANRIO_e0e4954102f1a8e03b477366c9b16063 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/1096 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturasRacionality and managerialism in the Sao Paulo educational policy of 1995 to 2014: beyond conjuncturesRacionalidad y gerencialismo en la politica educativa de Sao Paulo desde 1995 hasta 2014: mas alla de las coyunturasPolitica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanzaPolitica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensinoSao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teachingEste artigo objetiva apresentar o modelo de gestao que embasa a politica educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a logica que sustenta e entrelaca os principais programas, projetos e acoes implementados no periodo. A partir de analise bibliografica e documental, verificou-se que, nesse periodo, os eixos racionalização organizacional, mudanca nos padroes de gestao e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da propria qualidade do ensino.This article presents a management model that supports the Sao Paulo’s educational policy from 1995 to 2014, rebuilding the logic that underlies and intertwines the main programs, projects and activities implemented during the period. Based on a literature review and document analysis, it was found that, during this period, the organizational streamlining, changing patterns of management and quality of teaching improvement axes remained as the basis education reform. Under this setting, the analyzed material shows that this process is sustained by an education managerialist and rationing model and therefore the quality of teaching itself.En este artículo se presenta un modelo de gestion que apoya la politica educativa de Sao Paulo desde 1995 hasta 2014, la reconstrucción, tanto para la logica que subyace y entrelaza los principales programas, proyectos y actividades realizadas durante el periodo. Sobre la base de la literatura y analisis de documentos, encontramos que en este periodo, los ejes, la racionalizacion de la organizacion, cambios en los patrones de gestion y mejora de la calidad de la enseñanza se han mantenido como el fundamento de la reforma de la educacion en el estado. Bajo este escenario, el material analizado muestra que este proceso se sustenta en un modelo gerencial y el racionamiento de la educacion y, por tanto, la calidad de la enseñanza en si.Fundação CesgranrioRamos, Gessica Priscila2016-08-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/109610.1590/S0104-40362016000300003Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 546-5781809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2porengspahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/538https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/http%3A%2F%2Fdx.doi.org%2F10.1590%2FS0104-40362016000300003https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/543Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-27T13:13:51Zoai:ojs.localhost:article/1096Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-09-27T13:13:51Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas Racionality and managerialism in the Sao Paulo educational policy of 1995 to 2014: beyond conjunctures Racionalidad y gerencialismo en la politica educativa de Sao Paulo desde 1995 hasta 2014: mas alla de las coyunturas |
title |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas |
spellingShingle |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas Ramos, Gessica Priscila Politica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanza Politica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensino Sao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teaching |
title_short |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas |
title_full |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas |
title_fullStr |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas |
title_full_unstemmed |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas |
title_sort |
Racionalidade e gerencialismo na politica educacional paulista de 1995 a 2014: muito alem das conjunturas |
author |
Ramos, Gessica Priscila |
author_facet |
Ramos, Gessica Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Gessica Priscila |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Politica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanza Politica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensino Sao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teaching |
topic |
Politica educativa en Sao Paulo; Gestion de la educacion; Calidad de la enseñanza Politica educacional paulista; Gestao educacional; Qualidade de ensino Sao Paulo educational policy; Educational management; Quality of teaching |
description |
Este artigo objetiva apresentar o modelo de gestao que embasa a politica educacional paulista de 1995 a 2014, reconstruindo, para tanto, a logica que sustenta e entrelaca os principais programas, projetos e acoes implementados no periodo. A partir de analise bibliografica e documental, verificou-se que, nesse periodo, os eixos racionalização organizacional, mudanca nos padroes de gestao e melhoria na qualidade do ensino, mantiveram-se como base da reforma educacional no Estado. Sob essa configuração, o material analisado revela que tal processo sustenta-se num modelo gerencialista e de racionamento da educação e, por conseguinte, da propria qualidade do ensino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-02 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096 10.1590/S0104-40362016000300003 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-40362016000300003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng spa |
language |
por eng spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/538 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/http%3A%2F%2Fdx.doi.org%2F10.1590%2FS0104-40362016000300003 https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/1096/543 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 92 (2016): Revista Ensaio Jul./Set.; 546-578 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832034182725632 |