Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Cristina Prado de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Waldhelm, Andrea Paula de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
Texto Completo: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263
Resumo: Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.
id CESGRANRIO_f43a97f29793e1ca3c8ba558d9d8be23
oai_identifier_str oai:ojs.localhost:article/263
network_acronym_str CESGRANRIO
network_name_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository_id_str
spelling Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?EducaçãoGestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da EscolaUtilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.Fundação CesgranrioOliveira, Ana Cristina Prado deWaldhelm, Andrea Paula de Souza2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 824-8441809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/263/59Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-10-24T20:33:04Zoai:ojs.localhost:article/263Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-10-24T20:33:04Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse
dc.title.none.fl_str_mv Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
title Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
spellingShingle Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
Oliveira, Ana Cristina Prado de
Educação
Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola
title_short Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
title_full Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
title_fullStr Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
title_full_unstemmed Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
title_sort Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
author Oliveira, Ana Cristina Prado de
author_facet Oliveira, Ana Cristina Prado de
Waldhelm, Andrea Paula de Souza
author_role author
author2 Waldhelm, Andrea Paula de Souza
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ana Cristina Prado de
Waldhelm, Andrea Paula de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola
topic Educação
Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola
description Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263
url https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/263/59
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação
http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.coverage.none.fl_str_mv


dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
publisher.none.fl_str_mv Fundação Cesgranrio
dc.source.none.fl_str_mv Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 824-844
1809-4465
0104-4036
reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
instname:Fundação Cesgranrio
instacron:CESGRANRIO-2
instname_str Fundação Cesgranrio
instacron_str CESGRANRIO-2
institution CESGRANRIO-2
reponame_str Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
collection Ensaio (Rio de Janeiro. Online)
repository.name.fl_str_mv Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio
repository.mail.fl_str_mv ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br
_version_ 1754832030681530368