Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263 |
Resumo: | Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos. |
id |
CESGRANRIO_f43a97f29793e1ca3c8ba558d9d8be23 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.localhost:article/263 |
network_acronym_str |
CESGRANRIO |
network_name_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação?EducaçãoGestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da EscolaUtilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos.Fundação CesgranrioOliveira, Ana Cristina Prado deWaldhelm, Andrea Paula de Souza2016-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 824-8441809-44650104-4036reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online)instname:Fundação Cesgranrioinstacron:CESGRANRIO-2https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/263/59Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-10-24T20:33:04Zoai:ojs.localhost:article/263Revistahttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaioONGhttps://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/oaiensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br1809-44650104-4036opendoar:2016-10-24T20:33:04Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranriofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
title |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
spellingShingle |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Oliveira, Ana Cristina Prado de Educação Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola |
title_short |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
title_full |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
title_fullStr |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
title_full_unstemmed |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
title_sort |
Lideranca do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? |
author |
Oliveira, Ana Cristina Prado de |
author_facet |
Oliveira, Ana Cristina Prado de Waldhelm, Andrea Paula de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Waldhelm, Andrea Paula de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Cristina Prado de Waldhelm, Andrea Paula de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola |
topic |
Educação Gestao Escolar – Lideranca - Clima Escolar - Eficacia da Escola |
description |
Utilizando-se dos dados da Prova Brasil-2011, o estudo, de natureza quantitativa, tem como proposta verificar a possivel relação existente entre a lideranca do diretor e o clima escolar (capturados pela percepcao dos professores) com o desempenho dos alunos das escolas municipais e estaduais do Estado do Rio de Janeiro. Toma-se, como referencial teorico, os estudos sobre eficácia escolar, especialmente Sammons (2008) e Alves e Franco (2008). O trabalho envolveu uma analise descritiva dos dados, a criação dos indices medios de lideranca e colaboração docente (IMLD e IMCE) e, por fim, uma regressao linear buscando relacionar os indices criados ao desempenho dos alunos do 5º ano, mensurado pela media em matematica. Foi possivel verificar que, quando controlado o nivel socioeconômico dos alunos, fatores escolares como a lideranca do diretor e o clima escolar podem impactar positivamente os resultados dos alunos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-24 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263 |
url |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/view/263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/ensaio/article/downloadSuppFile/263/59 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Revista Ensaio: Avaliação e Politicas Públicas em Educação http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Cesgranrio |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação; v. 24, n. 93 (2016): Revista Ensaio Out./Dez.; 824-844 1809-4465 0104-4036 reponame:Ensaio (Rio de Janeiro. Online) instname:Fundação Cesgranrio instacron:CESGRANRIO-2 |
instname_str |
Fundação Cesgranrio |
instacron_str |
CESGRANRIO-2 |
institution |
CESGRANRIO-2 |
reponame_str |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
collection |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Ensaio (Rio de Janeiro. Online) - Fundação Cesgranrio |
repository.mail.fl_str_mv |
ensaio@cesgranrio.org.br||fatimacunha@cesgranrio.org.br||alan@cesgranrio.org.br |
_version_ |
1754832030681530368 |