Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Luana
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13615
Resumo: A presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres e, ao mesmo tempo, deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulico.
id CEUB_009e4b73c63e0eb95bf4b00a801f425d
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:prefix/13615
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Moreira, Luana2019-10-04T16:34:52Z2019-10-04T16:34:52Z20192019https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13615A presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres e, ao mesmo tempo, deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulico.Submitted by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2019-10-04T16:34:52Z No. of bitstreams: 1 D3.pdf: 859825 bytes, checksum: c9659a476b5bf0533fd4c8c9ac1157b4 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-04T16:34:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 D3.pdf: 859825 bytes, checksum: c9659a476b5bf0533fd4c8c9ac1157b4 (MD5) Previous issue date: 2019Drenagem UrbanaEscoamento superficialPavimento PermeávelCaracterização de subleitoMetodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALD3.pdfD3.pdfapplication/pdf859825https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13615/1/D3.pdfc9659a476b5bf0533fd4c8c9ac1157b4MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13615/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52TEXTD3.pdf.txtD3.pdf.txtExtracted texttext/plain32746https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13615/3/D3.pdf.txtabdeaa24670b7fa3341a2ddac3318f76MD53prefix/136152019-10-30 19:11:00.411oai:repositorio.uniceub.br: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ório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-10-30T19:11Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
title Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
spellingShingle Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
Moreira, Luana
Drenagem Urbana
Escoamento superficial
Pavimento Permeável
Caracterização de subleito
title_short Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
title_full Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
title_fullStr Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
title_full_unstemmed Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
title_sort Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável: estudo de caso
author Moreira, Luana
author_facet Moreira, Luana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Luana
dc.subject.por.fl_str_mv Drenagem Urbana
Escoamento superficial
Pavimento Permeável
Caracterização de subleito
topic Drenagem Urbana
Escoamento superficial
Pavimento Permeável
Caracterização de subleito
description A presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres e, ao mesmo tempo, deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulico.
publishDate 2019
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-04T16:34:52Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-10-04T16:34:52Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13615
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13615/1/D3.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13615/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/prefix/13615/3/D3.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c9659a476b5bf0533fd4c8c9ac1157b4
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
abdeaa24670b7fa3341a2ddac3318f76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903920427827200