Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável – estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14401 |
Resumo: | Alguns desastres naturais como alterações climáticas, enchentes e alagamentos são consequências e reflexos da grande urbanização e ocupação desenfreada das cidades. Em virtude dessa intensa ocupação, as áreas de infiltração ou áreas permeáveis em centros urbanos estão diminuindo gradualmente e o terreno urbano está ficando cada vez mais impermeável. Uma das soluções empregadas pelos órgãos públicos para solucionar este problema está na instalação de sistemas de drenagem, usualmente com a execução sarjetas nos lados adjacentes das rodovias, que têm a função de conduzir a água para áreas permeáveis. Contudo, esta prática, muitas vezes, faz com que a enchente se direcione para outro lugar, mudando apenas a localização do problema. Nos dias atuais, para evitar mais desastres causados pelo escoamento superficial das águas pluviais, é indispensável a busca por alternativas que sejam sustentáveis e que otimizem o espaço urbano das cidades. Assim sendo, a presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para tais problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres, e ao mesmo tempo deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulico |
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Moreira, Luana2020-09-30T23:38:06Z2020-09-30T23:38:06Z2019-02-262020-09-18MOREIRA, Luana. Metodologia de análise do subleito para dimensionamento de pavimento permeável – estudo de caso. 2019. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2019.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14401Mota, Neusa Maria BezerraAlguns desastres naturais como alterações climáticas, enchentes e alagamentos são consequências e reflexos da grande urbanização e ocupação desenfreada das cidades. Em virtude dessa intensa ocupação, as áreas de infiltração ou áreas permeáveis em centros urbanos estão diminuindo gradualmente e o terreno urbano está ficando cada vez mais impermeável. Uma das soluções empregadas pelos órgãos públicos para solucionar este problema está na instalação de sistemas de drenagem, usualmente com a execução sarjetas nos lados adjacentes das rodovias, que têm a função de conduzir a água para áreas permeáveis. Contudo, esta prática, muitas vezes, faz com que a enchente se direcione para outro lugar, mudando apenas a localização do problema. Nos dias atuais, para evitar mais desastres causados pelo escoamento superficial das águas pluviais, é indispensável a busca por alternativas que sejam sustentáveis e que otimizem o espaço urbano das cidades. Assim sendo, a presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para tais problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres, e ao mesmo tempo deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulicoSubmitted by Igor Pereira (igor.spereira@uniceub.br) on 2020-09-18T18:40:45Z No. of bitstreams: 1 Luana Moreira 61700032.pdf: 5376286 bytes, checksum: b10ecea53a7c54ed4b6862c3df8b8362 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Peres (rodrigo.peres@uniceub.br) on 2020-09-30T23:38:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Luana Moreira 61700032.pdf: 5376286 bytes, checksum: b10ecea53a7c54ed4b6862c3df8b8362 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-30T23:38:06Z (GMT). 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Alguns desastres naturais como alterações climáticas, enchentes e alagamentos são consequências e reflexos da grande urbanização e ocupação desenfreada das cidades. Em virtude dessa intensa ocupação, as áreas de infiltração ou áreas permeáveis em centros urbanos estão diminuindo gradualmente e o terreno urbano está ficando cada vez mais impermeável. Uma das soluções empregadas pelos órgãos públicos para solucionar este problema está na instalação de sistemas de drenagem, usualmente com a execução sarjetas nos lados adjacentes das rodovias, que têm a função de conduzir a água para áreas permeáveis. Contudo, esta prática, muitas vezes, faz com que a enchente se direcione para outro lugar, mudando apenas a localização do problema. Nos dias atuais, para evitar mais desastres causados pelo escoamento superficial das águas pluviais, é indispensável a busca por alternativas que sejam sustentáveis e que otimizem o espaço urbano das cidades. Assim sendo, a presente pesquisa sugere a construção de pavimentos permeáveis como solução para tais problemas urbanos causados por escoamento superficial da água da chuva em torno das edificações, além de propor uma metodologia baseada no estudo do subleito para dimensionar o pavimento permeável para uma área de estacionamento. Para isto, estudos de caracterização de solo, permeabilidade, resistência do solo por meio do ensaio de penetração dinâmica de cone (DCP) e avaliação do módulo de resiliência foram realizados e avaliados. O pavimento permeável deve atender às solicitações de esforços mecânicos de carga de rolamento de veículos e pedestres, e ao mesmo tempo deve permitir a infiltração da água no solo, evitando o escoamento superficial, sem causar dano à sua estrutura. Este tipo de pavimento é ideal para ser executado em estacionamentos e calçadas, onde geralmente a carga gerada pela circulação de veículos e pessoas não é elevada. Ao final da pesquisa foi possível obter a espessura total do pavimento atendendo ambos os critérios, mecânico e hidráulico |
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