Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prates, Andrei Wandalsen
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6915
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar por meio de um estudo de caso as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico, e-commerce, para uma organização já atuante no mercado físico. O comércio eletrônico se resume na comercialização de produtos e serviços pela internet, ou seja, compra e venda de mercadorias de forma on-line. Os produtos e serviços são ofertados em um ambiente virtual (site), assim como, as diversas formas de pagamento. O trabalho inicia-se com a revisão de literatura sobre comércio eletrônico, seguido pela metodologia, em seguida tem seu desenvolvimento com o estudo de caso e análise de dados e, por fim, são apresentas as considerações finais. A organização em que se deu o estudo comercializa cestas personalizadas no Distrito Federal. Por meio do estudo pode-se concluir que a grande vantagem do comércio eletrônico para uma organização que já possui um ponto físico é o aumento da visibilidade do negócio, assim como, o aumento do número de vendas e que as maiores dificuldades estão no estabelecimento de politicas de segurança e nas políticas de troca e devolução de pedidos.
id CEUB_04ef4a88f46a1b42fdd8102a5dd5c9fc
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/6915
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Prates, Andrei WandalsenLisboa, Erika2015-08-03T13:47:57Z2015-08-03T13:47:57Z2015-05-142015-05-142015-08-03https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6915O presente artigo tem como objetivo analisar por meio de um estudo de caso as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico, e-commerce, para uma organização já atuante no mercado físico. O comércio eletrônico se resume na comercialização de produtos e serviços pela internet, ou seja, compra e venda de mercadorias de forma on-line. Os produtos e serviços são ofertados em um ambiente virtual (site), assim como, as diversas formas de pagamento. O trabalho inicia-se com a revisão de literatura sobre comércio eletrônico, seguido pela metodologia, em seguida tem seu desenvolvimento com o estudo de caso e análise de dados e, por fim, são apresentas as considerações finais. A organização em que se deu o estudo comercializa cestas personalizadas no Distrito Federal. Por meio do estudo pode-se concluir que a grande vantagem do comércio eletrônico para uma organização que já possui um ponto físico é o aumento da visibilidade do negócio, assim como, o aumento do número de vendas e que as maiores dificuldades estão no estabelecimento de politicas de segurança e nas políticas de troca e devolução de pedidos.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-08-03T13:47:56Z No. of bitstreams: 1 20801246.pdf: 715580 bytes, checksum: 96f405b8ae8060303fbeb4fc11b01f4c (MD5)Made available in DSpace on 2015-08-03T13:47:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20801246.pdf: 715580 bytes, checksum: 96f405b8ae8060303fbeb4fc11b01f4c (MD5)Comércio eletrônicoEstratégiaVantagem e desvantagemComércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20801246.pdf20801246.pdfapplication/pdf715580https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6915/1/20801246.pdf96f405b8ae8060303fbeb4fc11b01f4cMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6915/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20801246.pdf.txt20801246.pdf.txtExtracted texttext/plain54062https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6915/3/20801246.pdf.txt04048ca3536a068b4ec61019f83475c9MD53235/69152022-09-02 13:22:47.189oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612022-09-02T13:22:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
title Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
spellingShingle Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
Prates, Andrei Wandalsen
Comércio eletrônico
Estratégia
Vantagem e desvantagem
title_short Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
title_full Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
title_fullStr Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
title_full_unstemmed Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
title_sort Comércio eletrônico: estudo de caso de uma empresa de produtos e serviços personalizados
author Prates, Andrei Wandalsen
author_facet Prates, Andrei Wandalsen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prates, Andrei Wandalsen
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lisboa, Erika
contributor_str_mv Lisboa, Erika
dc.subject.por.fl_str_mv Comércio eletrônico
Estratégia
Vantagem e desvantagem
topic Comércio eletrônico
Estratégia
Vantagem e desvantagem
description O presente artigo tem como objetivo analisar por meio de um estudo de caso as vantagens e desvantagens do comércio eletrônico, e-commerce, para uma organização já atuante no mercado físico. O comércio eletrônico se resume na comercialização de produtos e serviços pela internet, ou seja, compra e venda de mercadorias de forma on-line. Os produtos e serviços são ofertados em um ambiente virtual (site), assim como, as diversas formas de pagamento. O trabalho inicia-se com a revisão de literatura sobre comércio eletrônico, seguido pela metodologia, em seguida tem seu desenvolvimento com o estudo de caso e análise de dados e, por fim, são apresentas as considerações finais. A organização em que se deu o estudo comercializa cestas personalizadas no Distrito Federal. Por meio do estudo pode-se concluir que a grande vantagem do comércio eletrônico para uma organização que já possui um ponto físico é o aumento da visibilidade do negócio, assim como, o aumento do número de vendas e que as maiores dificuldades estão no estabelecimento de politicas de segurança e nas políticas de troca e devolução de pedidos.
publishDate 2015
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2015-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-08-03T13:47:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-08-03T13:47:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-14
2015-05-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6915
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6915
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6915/1/20801246.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6915/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/6915/3/20801246.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 96f405b8ae8060303fbeb4fc11b01f4c
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
04048ca3536a068b4ec61019f83475c9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903879904559104