Aulas de Educação Física para portadores de deficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Edvanio José de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13174
Resumo: A exclusão das pessoas com deficiências vem ocorrendo desde as sociedades mais antigas até os dias de hoje, sendo que, a inclusão social ocorre quando a pessoa com deficiência se adapta ao ambiente, buscando as oportunidades e aceitação da sociedade. O objetivo desse estudo foi verificar a percepção do professor de educação física sobre a sua competência em incluir alunos deficientes no ensino regular. O estudo foi caracterizado como transversal, de coleta única de caráter descritivo, com análise quantitativa e qualitativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para inclusão de alunos com deficiência nas aulas do ensino regular. A amostra foi composta por 20 professores de Educação Física que atuem em escolas públicas e particulares do DF à pelo menos um ano. Foi aplicado o questionário de Rodrigues (2015). De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, quanto a questão “se os professores acham difícil trabalhar com deficientes físicos”, foi verificado que 65% dos entrevistados responderam não e 35% responderam sim. De acordo com resultados obtidos no presente estudo, quando perguntado aos professores “se eles trabalhariam com qualquer tipo de deficiência”, 80% dos entrevistados responderam sim, porém, 20% dos entrevistados responderam que não trabalhariam com qualquer tipo de deficiência. “sobre as dificuldades encontradas para ministrar aulas de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE)”, observou-se que 86% responderam falta de recurso, materiais e estruturas. Concluí- se que os professores do presente estudo acham difícil trabalhar com deficiências, mas a maioria se sente apto para isso.
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O estudo foi caracterizado como transversal, de coleta única de caráter descritivo, com análise quantitativa e qualitativa, onde foi aplicado questionário para verificar a capacitação do professor de Educação Física para inclusão de alunos com deficiência nas aulas do ensino regular. A amostra foi composta por 20 professores de Educação Física que atuem em escolas públicas e particulares do DF à pelo menos um ano. Foi aplicado o questionário de Rodrigues (2015). De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, quanto a questão “se os professores acham difícil trabalhar com deficientes físicos”, foi verificado que 65% dos entrevistados responderam não e 35% responderam sim. 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