Nível de aptidão física em escolares do ensino fundamental II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Leonardo Lima de Barros
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/7545
Resumo: Introdução: No contexto escolar, a educação física tem condições suficientes para melhorar aspectos de saúde do indivíduo com o decorrer de seu crescimento como ser humano dentro da escola, tanto em suas características físicas quanto psicológicas e sociais Objetivo: avaliar e analisar o nível de aptidão física dos escolares do ensino fundamental II e comparar entre sexo e idade. Material e Métodos: A amostra foi composta por 27 escolares de ambos os sexos com idade média de 11 á 14 anos, foi verificado o IMC – Índice de Massa Corporal, e foram aplicados testes de força explosiva de membros inferiores (salto horizontal), força explosiva de membros superiores (arremesso de medicineball), agilidade (teste do quadrado). Resultados e discussão: Os resultados apontaram melhores níveis de aptidão física para os meninos em relação às meninas, e com o aumento da idade houve uma diferença salientando o aumento para o IMC, como foi apontado por outros estudos que corroboram com a presente pesquisa e indicam que meninos têm melhores níveis de aptidão, e o IMC difere-se apenas devido à idade de um grupo de indivíduos serem mais velhos, que os do outro grupo. Considerações Finais: Sugere-se que a aptidão física seja explorada cada vez mais por parte dos professores de Educação Física, e que mais estudos com a verificação dessas e de outras variáveis sejam realizados, para obtenção de melhores informações sobre este componente da Educação Física.
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Resultados e discussão: Os resultados apontaram melhores níveis de aptidão física para os meninos em relação às meninas, e com o aumento da idade houve uma diferença salientando o aumento para o IMC, como foi apontado por outros estudos que corroboram com a presente pesquisa e indicam que meninos têm melhores níveis de aptidão, e o IMC difere-se apenas devido à idade de um grupo de indivíduos serem mais velhos, que os do outro grupo. Considerações Finais: Sugere-se que a aptidão física seja explorada cada vez mais por parte dos professores de Educação Física, e que mais estudos com a verificação dessas e de outras variáveis sejam realizados, para obtenção de melhores informações sobre este componente da Educação Física.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2016-01-19T12:43:58Z No. of bitstreams: 1 21312924.pdf: 2631044 bytes, checksum: fd3fda5ee2cbf645bab96e9ff5c9bd65 (MD5)Made available in DSpace on 2016-01-19T12:43:58Z (GMT). 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