Comparação do padrão motor de crianças de 08 a 12 anos praticantes de futebol e educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luís Fernando da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: da Fonseca, Giovana Andrade, Noronha Neto, Ananias, da Silva, Flávia Caroline Trindade, Prado, Vitória Roque, Soares, Marcello da Silva, Triani, André Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66883
Resumo: O desenvolvimento motor é um campo de estudo que analisa o comportamento motor do indivíduo. Padrões corretos de movimento são de fundamental importância na vida e no esporte de crianças e adolescentes. Este estudo teve como objetivo verificar a existência de diferenças estatisticamente significativas dos padrões de movimento entre crianças praticantes Futebol e Educação Física escolar. Foi utilizado o método comparativo, sendo a pesquisa de caráter quantitativo descritivo. Para obtenção dos dados utilizamos o protocolo TGMD-2 (Test of Gross Development – Second Edition), elaborado por Ulrich (2000). Com os dados coletados fizemos a tabulação com a utilização do software Easy TGMD 2 v 1.0 proposto por Souza (2008), assim determinamos os padrões de controle de objetos, locomotores e geral, conforme o desempenho dos participantes na realização das tarefas que compõem o teste TGMD-2. Utilizando o teste de Mann-Whitney verificamos às possíveis diferenças entre os grupos de participantes, quanto ao padrão locomotor, padrão de controle de objetos e padrão motor geral. Aplicamos a estatística descritiva para a obtenção das variáveis idade cronológica, idade locomotora, atraso locomotor, idade controle de objetos, atraso controle de objetos e quociente motor, levando em conta a média e o desvio padrão. Com essa pesquisa buscamos mostrar se houve ou não diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos nas variáveis pesquisadas. Com base nos resultados que foram obtidos, podemos dizer se foi possível afirmar que a prática extracurricular do futebol ou só a frequência nas aulas de educação física, exercem influência positiva no desenvolvimento motor das crianças participantes, e se contribui para a melhora dos padrões motores e desenvolvimento correto e saudável dos mesmos.
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