O processo de inclusão: da legislação à realidade: uma análise crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barozzi, Ana Paula Gonçalves N.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Alves, Juliana Martins, Santos, Katiane Rodrigues dos, Soares, Keula de Cássia Silva, Silva, Vera Lúcia de Lima da
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6573
Resumo: A presente monografia pretendeu fazer uma análise crítica do processo de construção da escola inclusiva, observando-se a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pretendeu-se verificar se a escola está atendendo à legislação no que se refere à formação do educador; se o espaço físico da mesma está suprindo às necessidades do aluno deficiente; se a escola está realizando a adaptação curricular de modo a atender aos alunos inclusivos; observar se os sistemas de apoio estão sendo ofertados; e, por fim, oferecer subsídios à comunidade escolar, no sentido de perceber a prescrição da lei e sua concomitante aplicação ao cotidiano escolar. Para tanto, a pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) da rede regular de ensino público do DF(Taguatinga, Plano Piloto, Samambaia, Guará e Ceilândia). Os instrumentos utilizados foram a análise documental (leis, portarias, decretos) e a entrevista de caráter qualitativo/interpretativo abordando as categorias mencionadas, anteriormente, com a finalidade de subsidiar uma análise crítica do processo de inclusão e a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pode-se concluir, através deste estudo, que muitas modificações no âmbito da práxis ainda devem ser feitas e que a realidade escolar ainda não é condizente com a legislação. É notório o estabelecimento de medidas que visem assegurar os direitos conquistados, a melhoria da qualidade da educação, o investimento em uma ampla formação dos educadores, a remoção de barreiras físicas e atitudinais, a previsão e provisão de recursos materiais e humanos entre outras possibilidades. Nesta perspectiva potencializa- se um movimento de transformação da realidade para se conseguir reverter o percurso de exclusão de pessoas com ou sem deficiência no sistema educacional
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Para tanto, a pesquisa foi realizada com 5 (cinco) professoras do ensino fundamental (1ª a 4ª séries) da rede regular de ensino público do DF(Taguatinga, Plano Piloto, Samambaia, Guará e Ceilândia). Os instrumentos utilizados foram a análise documental (leis, portarias, decretos) e a entrevista de caráter qualitativo/interpretativo abordando as categorias mencionadas, anteriormente, com a finalidade de subsidiar uma análise crítica do processo de inclusão e a compatibilização da legislação com o cotidiano escolar. Pode-se concluir, através deste estudo, que muitas modificações no âmbito da práxis ainda devem ser feitas e que a realidade escolar ainda não é condizente com a legislação. É notório o estabelecimento de medidas que visem assegurar os direitos conquistados, a melhoria da qualidade da educação, o investimento em uma ampla formação dos educadores, a remoção de barreiras físicas e atitudinais, a previsão e provisão de recursos materiais e humanos entre outras possibilidades. Nesta perspectiva potencializa- se um movimento de transformação da realidade para se conseguir reverter o percurso de exclusão de pessoas com ou sem deficiência no sistema educacionalSubmitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-11T14:20:43Z No. of bitstreams: 1 40250571.pdf: 522261 bytes, checksum: 0d4aba5de114e53ea6fc9a337bce1916 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-11T14:20:43Z (GMT). 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