Inclusão, uma realidade educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do IFRS
Texto Completo: https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279
Resumo: Este trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria.
id IFRS-4_a0bb0ebbd1db0de6114b852a69a202c6
oai_identifier_str oai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/279
network_acronym_str IFRS-4
network_name_str Repositório Institucional do IFRS
repository_id_str
spelling Inclusão, uma realidade educacionalGestão escolarEducação inclusivaInclusão escolarEste trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria.Milani, MatheusRibeiro, Maria da Graça Rodrigues2021-05-19T23:55:09Z2021-05-19T23:55:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-05-20T00:20:18Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/279Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-05-20T00:20:18Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão, uma realidade educacional
title Inclusão, uma realidade educacional
spellingShingle Inclusão, uma realidade educacional
Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues
Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão escolar
title_short Inclusão, uma realidade educacional
title_full Inclusão, uma realidade educacional
title_fullStr Inclusão, uma realidade educacional
title_full_unstemmed Inclusão, uma realidade educacional
title_sort Inclusão, uma realidade educacional
author Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues
author_facet Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Milani, Matheus
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Maria da Graça Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão escolar
topic Gestão escolar
Educação inclusiva
Inclusão escolar
description Este trabalho busca conhecer o caminho trilhado entre a exclusão, a inclusão escolar e social na escola regular, nos permitindo inúmeras reflexões em torno dos aspectos pedagógicos, administrativos, políticos e filosóficos. Destaca que educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da nossa sociedade, porém deve ser renovada continuamente através da reconstrução dos processos pedagógicos. Analisa através da pesquisa bibliográfica a legislação e teorias pedagógicas. Percebe que a interação com a comunidade escolar possibilita a contribuição coletiva e novos saberes, desencadeando uma atuação concreta e dinâmica. Conclui que o nosso grande desafio é poder oferecer aos alunos uma escola de qualidade, que alcance a todos, sem distinção. Construir um espaço dinâmico de aprendizagem, significa, conduzir as crianças à cidadania de fato. Incluir não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, necessária e desafiadora. Devemos estar todos bem preparados para atender a demanda da comunidade onde estamos inseridos. Esta tarefa exige esforços, investimento, profissionais capacitados para que esta ideia transponha a teoria.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2021-05-19T23:55:09Z
2021-05-19T23:55:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279
url https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do IFRS
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron:IFRS
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
instacron_str IFRS
institution IFRS
reponame_str Repositório Institucional do IFRS
collection Repositório Institucional do IFRS
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)
repository.mail.fl_str_mv ri@ifrs.edu.br
_version_ 1810022016949944320