Branding cultural: um estudo exploratório sobre o universo que conecta a cultura com marcas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Danilo Corrêa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/16907
Resumo: O branding cultural existe como teoria há quase duas décadas e, ainda assim, possuí pouco estudo aprofundado, provavelmente devido à sua complexidade de entendimento, análise e aplicação, que faz com que o conceito não seja tão atrativo para o mundo moderno. Porém, ainda que seja tão complexo, seu potencial contemporâneo é inestimável e incalculável. Este trabalho busca entender o universo do branding cultural, explorando, de maneira introdutória, a origem do conceito e o seu funcionamento como uma ferramenta de gestão. Além disso, este estudo prevê a análise do conceito perante a realidade da cultura e mercado brasileiros. Inicialmente, a pesquisa contextualiza o tema abordado e fundamenta o mesmo diante dos universos da cultura e do branding. A discussão principal discorre em torno do conceito apresentado em 2004, por Douglas B. Holt, em seu livro “Como as marcas se tornam ícones”, ao mesmo tempo em que procura expandir o entendimento acerca do tema, além de encontrar suas limitações. A pesquisa também traz uma análise contextualizada de duas marcas brasileiras que surgem em momentos históricos semelhantes e cujas trajetórias se aproximam do conceito através de estratégias culturais e da inovação cultural consequente. Como resultado, o estudo mostra que há a possibilidade de se utilizar o branding cultural, mesmo em um contexto menos globalizado e de baixo investimento, como é a realidade de grande parte do mercado nacional.
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Além disso, este estudo prevê a análise do conceito perante a realidade da cultura e mercado brasileiros. Inicialmente, a pesquisa contextualiza o tema abordado e fundamenta o mesmo diante dos universos da cultura e do branding. A discussão principal discorre em torno do conceito apresentado em 2004, por Douglas B. Holt, em seu livro “Como as marcas se tornam ícones”, ao mesmo tempo em que procura expandir o entendimento acerca do tema, além de encontrar suas limitações. A pesquisa também traz uma análise contextualizada de duas marcas brasileiras que surgem em momentos históricos semelhantes e cujas trajetórias se aproximam do conceito através de estratégias culturais e da inovação cultural consequente. 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