Transtornos alimentares: análise de estudantes do curso de nutrição de uma universidade particular do DF
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14779 |
Resumo: | Os transtornos alimentares são definidos como psicopatologias ligadas à preocupação excessiva com a imagem corporal e ao uso de métodos agressivos para o controle de peso, como horas de jejum, uso de purgativos e laxantes. Os distúrbios se constituem como fatores de risco para várias complicações, como desnutrição, deficiências nutricionais, perda de força muscular, distúrbios gastrointestinais, dificuldade para engravidar, câncer, osteopenia, alterações no sistema cardiovascular, hematológico, neurológico, entre outros, sendo possível a evolução dos casos para um prognóstico letal. Tem-se observado um grande número de estudantes do curso de Nutrição com sinais de distúrbios alimentares (comprovado em diversos estudos), o que é preocupante por se tratar de futuros profissionais que irão lidar com o comportamento alimentar da população. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a incidência de sinais de transtornos alimentares em estudantes do curso de Nutrição e identificar qual o semestre que possui um maior número de casos. Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e foi desenvolvido no Centro Universitário de Brasília, no Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Eating Attitudes Test (EAT-26) e de um questionário com perguntas criadas pelas autoras, por meio da plataforma Google Forms, onde os alunos puderam responder de forma online em casa, no trabalho ou até mesmo na faculdade. De acordo com o questionário aplicado, 20,93% dos estudantes dos semestres iniciais obtiveram risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, enquanto que nos semestres finais o resultado obtido foi de 12,7%. Foi visto que a maior parte dos estudantes que se enquadram no EAT positivo encontra-se em estado eutrófico. Concluí-se que a maioria dos alunos de Nutrição com comportamentos alimentares inadequados são os do primeiro semestre e o motivo para tal dado não foi identificado, sendo necessários novos estudos com os estudantes. |
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Milfont, Isabella MeiraSenna, Rafaela Alves2021-03-03T17:57:04Z2021-03-03T17:57:04Z2020-12-152021-02-25https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/14779Maynard, Dayanne da CostaOs transtornos alimentares são definidos como psicopatologias ligadas à preocupação excessiva com a imagem corporal e ao uso de métodos agressivos para o controle de peso, como horas de jejum, uso de purgativos e laxantes. Os distúrbios se constituem como fatores de risco para várias complicações, como desnutrição, deficiências nutricionais, perda de força muscular, distúrbios gastrointestinais, dificuldade para engravidar, câncer, osteopenia, alterações no sistema cardiovascular, hematológico, neurológico, entre outros, sendo possível a evolução dos casos para um prognóstico letal. Tem-se observado um grande número de estudantes do curso de Nutrição com sinais de distúrbios alimentares (comprovado em diversos estudos), o que é preocupante por se tratar de futuros profissionais que irão lidar com o comportamento alimentar da população. O presente estudo teve como objetivo principal avaliar a incidência de sinais de transtornos alimentares em estudantes do curso de Nutrição e identificar qual o semestre que possui um maior número de casos. Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e foi desenvolvido no Centro Universitário de Brasília, no Distrito Federal. A coleta de dados ocorreu através da aplicação do Eating Attitudes Test (EAT-26) e de um questionário com perguntas criadas pelas autoras, por meio da plataforma Google Forms, onde os alunos puderam responder de forma online em casa, no trabalho ou até mesmo na faculdade. De acordo com o questionário aplicado, 20,93% dos estudantes dos semestres iniciais obtiveram risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, enquanto que nos semestres finais o resultado obtido foi de 12,7%. Foi visto que a maior parte dos estudantes que se enquadram no EAT positivo encontra-se em estado eutrófico. Concluí-se que a maioria dos alunos de Nutrição com comportamentos alimentares inadequados são os do primeiro semestre e o motivo para tal dado não foi identificado, sendo necessários novos estudos com os estudantes.Submitted by denison pereira (denison.rolim@uniceub.br) on 2021-02-25T17:25:44Z No. of bitstreams: 1 Isabella Meira Milfont e Rafaela Alves Senna .pdf: 398372 bytes, checksum: d510d3b32e8df01aa3b9e3b3803fe39e (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2021-03-03T17:57:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Isabella Meira Milfont e Rafaela Alves Senna .pdf: 398372 bytes, checksum: d510d3b32e8df01aa3b9e3b3803fe39e (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-03T17:57:04Z (GMT). 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