A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Francisco José Diniz Barbosa
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478
Resumo: Este trabalho visa analisar o argumento de que a questão ambiental passa a ser incorporada nas estratégias dos agentes econômicos não apenas como uma variável de internalização dos custos oriundos da utilização do meio ambiente, mas como um fator de construção de vantagens competitivas, uma oportunidade de aproveitamento de capacitações para ampliação da participação em mercados já estabelecidos ou mesmo para o desenvolvimento de novos mercados. Como estudo de caso foi analisado a empresa GE, conglomerado centenário que tem se preocupado com questões sócioambientais, desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade para com as gerações futuras.
id CEUB_0be3fb2b142b7b3d0f001730daf32a81
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9478
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Veiga, Francisco José Diniz BarbosaValle, Marcelo Gonçalves do2016-11-22T17:55:26Z2016-11-22T17:55:26Z2008-062008VEIGA, Francisco José Diniz Barbosa. A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric. 2008. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478Este trabalho visa analisar o argumento de que a questão ambiental passa a ser incorporada nas estratégias dos agentes econômicos não apenas como uma variável de internalização dos custos oriundos da utilização do meio ambiente, mas como um fator de construção de vantagens competitivas, uma oportunidade de aproveitamento de capacitações para ampliação da participação em mercados já estabelecidos ou mesmo para o desenvolvimento de novos mercados. Como estudo de caso foi analisado a empresa GE, conglomerado centenário que tem se preocupado com questões sócioambientais, desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade para com as gerações futuras.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-16T16:27:52Z No. of bitstreams: 1 20318596.pdf: 308312 bytes, checksum: a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-22T17:55:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20318596.pdf: 308312 bytes, checksum: a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-22T17:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20318596.pdf: 308312 bytes, checksum: a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad (MD5) Previous issue date: 2016-11-16Desenvolvimento sustentávelResponsabilidade socioambiental corporativaComportamento verde do consumidorMarketing verdeCompetitividadeA responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletricinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20318596.pdf20318596.pdfapplication/pdf308312https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/1/20318596.pdfa583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20318596.pdf.txt20318596.pdf.txtExtracted texttext/plain124404https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/3/20318596.pdf.txt847c50636d906831b6e96db988014e68MD53235/94782019-03-26 18:57:45.732oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-26T18:57:45Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
title A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
spellingShingle A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
Veiga, Francisco José Diniz Barbosa
Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade socioambiental corporativa
Comportamento verde do consumidor
Marketing verde
Competitividade
title_short A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
title_full A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
title_fullStr A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
title_full_unstemmed A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
title_sort A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
author Veiga, Francisco José Diniz Barbosa
author_facet Veiga, Francisco José Diniz Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Francisco José Diniz Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Valle, Marcelo Gonçalves do
contributor_str_mv Valle, Marcelo Gonçalves do
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade socioambiental corporativa
Comportamento verde do consumidor
Marketing verde
Competitividade
topic Desenvolvimento sustentável
Responsabilidade socioambiental corporativa
Comportamento verde do consumidor
Marketing verde
Competitividade
description Este trabalho visa analisar o argumento de que a questão ambiental passa a ser incorporada nas estratégias dos agentes econômicos não apenas como uma variável de internalização dos custos oriundos da utilização do meio ambiente, mas como um fator de construção de vantagens competitivas, uma oportunidade de aproveitamento de capacitações para ampliação da participação em mercados já estabelecidos ou mesmo para o desenvolvimento de novos mercados. Como estudo de caso foi analisado a empresa GE, conglomerado centenário que tem se preocupado com questões sócioambientais, desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade para com as gerações futuras.
publishDate 2008
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-22T17:55:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-22T17:55:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VEIGA, Francisco José Diniz Barbosa. A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric. 2008. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478
identifier_str_mv VEIGA, Francisco José Diniz Barbosa. A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric. 2008. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/1/20318596.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/3/20318596.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
847c50636d906831b6e96db988014e68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903892615397376