A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478 |
Resumo: | Este trabalho visa analisar o argumento de que a questão ambiental passa a ser incorporada nas estratégias dos agentes econômicos não apenas como uma variável de internalização dos custos oriundos da utilização do meio ambiente, mas como um fator de construção de vantagens competitivas, uma oportunidade de aproveitamento de capacitações para ampliação da participação em mercados já estabelecidos ou mesmo para o desenvolvimento de novos mercados. Como estudo de caso foi analisado a empresa GE, conglomerado centenário que tem se preocupado com questões sócioambientais, desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade para com as gerações futuras. |
id |
CEUB_0be3fb2b142b7b3d0f001730daf32a81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9478 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Veiga, Francisco José Diniz BarbosaValle, Marcelo Gonçalves do2016-11-22T17:55:26Z2016-11-22T17:55:26Z2008-062008VEIGA, Francisco José Diniz Barbosa. A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric. 2008. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478Este trabalho visa analisar o argumento de que a questão ambiental passa a ser incorporada nas estratégias dos agentes econômicos não apenas como uma variável de internalização dos custos oriundos da utilização do meio ambiente, mas como um fator de construção de vantagens competitivas, uma oportunidade de aproveitamento de capacitações para ampliação da participação em mercados já estabelecidos ou mesmo para o desenvolvimento de novos mercados. Como estudo de caso foi analisado a empresa GE, conglomerado centenário que tem se preocupado com questões sócioambientais, desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade para com as gerações futuras.Submitted by Gisely Teixeira (gisely.teixeira@uniceub.br) on 2016-11-16T16:27:52Z No. of bitstreams: 1 20318596.pdf: 308312 bytes, checksum: a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2016-11-22T17:55:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20318596.pdf: 308312 bytes, checksum: a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-22T17:55:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20318596.pdf: 308312 bytes, checksum: a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad (MD5) Previous issue date: 2016-11-16Desenvolvimento sustentávelResponsabilidade socioambiental corporativaComportamento verde do consumidorMarketing verdeCompetitividadeA responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletricinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20318596.pdf20318596.pdfapplication/pdf308312https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/1/20318596.pdfa583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1adMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20318596.pdf.txt20318596.pdf.txtExtracted texttext/plain124404https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/3/20318596.pdf.txt847c50636d906831b6e96db988014e68MD53235/94782019-03-26 18:57:45.732oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-26T18:57:45Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
title |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
spellingShingle |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric Veiga, Francisco José Diniz Barbosa Desenvolvimento sustentável Responsabilidade socioambiental corporativa Comportamento verde do consumidor Marketing verde Competitividade |
title_short |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
title_full |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
title_fullStr |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
title_full_unstemmed |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
title_sort |
A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric |
author |
Veiga, Francisco José Diniz Barbosa |
author_facet |
Veiga, Francisco José Diniz Barbosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Francisco José Diniz Barbosa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Valle, Marcelo Gonçalves do |
contributor_str_mv |
Valle, Marcelo Gonçalves do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento sustentável Responsabilidade socioambiental corporativa Comportamento verde do consumidor Marketing verde Competitividade |
topic |
Desenvolvimento sustentável Responsabilidade socioambiental corporativa Comportamento verde do consumidor Marketing verde Competitividade |
description |
Este trabalho visa analisar o argumento de que a questão ambiental passa a ser incorporada nas estratégias dos agentes econômicos não apenas como uma variável de internalização dos custos oriundos da utilização do meio ambiente, mas como um fator de construção de vantagens competitivas, uma oportunidade de aproveitamento de capacitações para ampliação da participação em mercados já estabelecidos ou mesmo para o desenvolvimento de novos mercados. Como estudo de caso foi analisado a empresa GE, conglomerado centenário que tem se preocupado com questões sócioambientais, desenvolvimento sustentável e com a responsabilidade para com as gerações futuras. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2008 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-22T17:55:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-11-22T17:55:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VEIGA, Francisco José Diniz Barbosa. A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric. 2008. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478 |
identifier_str_mv |
VEIGA, Francisco José Diniz Barbosa. A responsabilidade socioambiental corporativa como diferencial competitivo: um estudo de caso da General Eletric. 2008. 62 f. Monografia (Graduação) – Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9478 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/1/20318596.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9478/3/20318596.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a583ef4d188930141d7ce7dcf4fce1ad 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 847c50636d906831b6e96db988014e68 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903892615397376 |