VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Estudo & Debate |
Texto Completo: | https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576 |
Resumo: | Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade. |
id |
UNIVATES-2_a76d8f7d33d321948ece779347169993 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.0.51:article/576 |
network_acronym_str |
UNIVATES-2 |
network_name_str |
Revista Estudo & Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICASMarketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor.Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade.Editora Univates2012-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576Revista Estudo & Debate; v. 19 n. 2 (2012)1983-036Xreponame:Revista Estudo & Debateinstname:Centro Universitário Univates (UNIVATES)instacron:UNIVATESporhttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576/566Copyright (c) 2012 Carla Regina Horst, Marlon Dalmorohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHorst, Carla ReginaDalmoro, Marlon2024-04-22T20:50:02Zoai:ojs.192.168.0.51:article/576Revistahttps://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/PRIhttp://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/oai||afeil@univates.br1983-036X0104-7132opendoar:2024-04-22T20:50:02Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
title |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
spellingShingle |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS Horst, Carla Regina Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor. |
title_short |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
title_full |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
title_fullStr |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
title_full_unstemmed |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
title_sort |
VAREJO E CONSUMO CONSCIENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE SACOLAS PLÁSTICAS |
author |
Horst, Carla Regina |
author_facet |
Horst, Carla Regina Dalmoro, Marlon |
author_role |
author |
author2 |
Dalmoro, Marlon |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Horst, Carla Regina Dalmoro, Marlon |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor. |
topic |
Marketing Verde. Varejo. Consumo Sustentável. Comportamento do Consumidor. |
description |
Os padrões de consumo e estilo de vida da sociedade contemporânea vêm sendo questionados e debatidos diante das abordagens pró meio ambiente, em função das quais se tem buscado um modelo econômico que seja sustentável e realizável no planeta. Assim, para contextualizar o tema deste estudo, apoiado na interação e proximidade privilegiada do setor varejista com os clientes e fornecedores, buscou-se, por meio das reflexões e opiniões dos varejistas e consumidores, a partir das entrevistas da pesquisa qualitativa, analisar como o varejo vem atuando como incentivador da mudança de comportamento do consumidor para um consumo mais consciente. Dessa forma, concretiza-se uma visão de acomodamento e de falta de engajamento de consumidores, varejistas e sociedade. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576 |
url |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.univates.br/revistas/index.php/estudoedebate/article/view/576/566 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Carla Regina Horst, Marlon Dalmoro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Carla Regina Horst, Marlon Dalmoro https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Univates |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate; v. 19 n. 2 (2012) 1983-036X reponame:Revista Estudo & Debate instname:Centro Universitário Univates (UNIVATES) instacron:UNIVATES |
instname_str |
Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
instacron_str |
UNIVATES |
institution |
UNIVATES |
reponame_str |
Revista Estudo & Debate |
collection |
Revista Estudo & Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Estudo & Debate - Centro Universitário Univates (UNIVATES) |
repository.mail.fl_str_mv |
||afeil@univates.br |
_version_ |
1809730682957594624 |