Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644 |
Resumo: | O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento. |
id |
CEUB_0d72a0213354b0a15a0ddf42ec33d2a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2644 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Fonseca, Nathália MenezesSilva Filho, Antônio Isidro da2012-10-232012-10-30T18:08:16Z2013-05-09T20:57:05Z2012-10-232012-10-30T18:08:16Z2013-05-09T20:57:05Z20092009https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20410004.pdf.txt: 125674 bytes, checksum: 3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038 (MD5) 20410004.pdf: 433648 bytes, checksum: 98bcc5d0444884553877e030d3127c56 (MD5) Previous issue date: 2009-01Gestão por competênciaGestão de pessoasCompetência gerencialCompetência profissionalEnsino superiorGestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20410004.pdf.txtExtracted texttext/plain125674https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/1/20410004.pdf.txt3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038MD51ORIGINAL20410004.pdfapplication/pdf433648https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/2/20410004.pdf98bcc5d0444884553877e030d3127c56MD52123456789/26442019-04-12 19:16:47.036oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2644Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T19:16:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
title |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
spellingShingle |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior Fonseca, Nathália Menezes Gestão por competência Gestão de pessoas Competência gerencial Competência profissional Ensino superior |
title_short |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
title_full |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
title_fullStr |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
title_full_unstemmed |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
title_sort |
Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior |
author |
Fonseca, Nathália Menezes |
author_facet |
Fonseca, Nathália Menezes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Nathália Menezes |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva Filho, Antônio Isidro da |
contributor_str_mv |
Silva Filho, Antônio Isidro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão por competência Gestão de pessoas Competência gerencial Competência profissional Ensino superior |
topic |
Gestão por competência Gestão de pessoas Competência gerencial Competência profissional Ensino superior |
description |
O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:16Z 2013-05-09T20:57:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-23 2012-10-30T18:08:16Z 2013-05-09T20:57:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644 |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/1/20410004.pdf.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/2/20410004.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038 98bcc5d0444884553877e030d3127c56 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903863898046464 |