Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Nathália Menezes
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644
Resumo: O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento.
id CEUB_0d72a0213354b0a15a0ddf42ec33d2a9
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2644
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Fonseca, Nathália MenezesSilva Filho, Antônio Isidro da2012-10-232012-10-30T18:08:16Z2013-05-09T20:57:05Z2012-10-232012-10-30T18:08:16Z2013-05-09T20:57:05Z20092009https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento.Made available in DSpace on 2013-05-09T20:57:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 20410004.pdf.txt: 125674 bytes, checksum: 3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038 (MD5) 20410004.pdf: 433648 bytes, checksum: 98bcc5d0444884553877e030d3127c56 (MD5) Previous issue date: 2009-01Gestão por competênciaGestão de pessoasCompetência gerencialCompetência profissionalEnsino superiorGestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessTEXT20410004.pdf.txtExtracted texttext/plain125674https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/1/20410004.pdf.txt3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038MD51ORIGINAL20410004.pdfapplication/pdf433648https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/2/20410004.pdf98bcc5d0444884553877e030d3127c56MD52123456789/26442019-04-12 19:16:47.036oai:repositorio.uniceub.br:123456789/2644Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-04-12T19:16:47Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
title Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
spellingShingle Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
Fonseca, Nathália Menezes
Gestão por competência
Gestão de pessoas
Competência gerencial
Competência profissional
Ensino superior
title_short Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
title_full Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
title_fullStr Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
title_full_unstemmed Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
title_sort Gestão por competências: mapeamento de competências gerenciais em uma instituição privada de ensino superior
author Fonseca, Nathália Menezes
author_facet Fonseca, Nathália Menezes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Nathália Menezes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva Filho, Antônio Isidro da
contributor_str_mv Silva Filho, Antônio Isidro da
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão por competência
Gestão de pessoas
Competência gerencial
Competência profissional
Ensino superior
topic Gestão por competência
Gestão de pessoas
Competência gerencial
Competência profissional
Ensino superior
description O presente trabalho é uma pesquisa de campo que teve como objetivo identificar as competências gerenciais relevantes de coordenadores de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. No referencial teórico, foi realizado um breve histórico sobre o desenvolvimento da área de Gestão de Pessoas, além de uma revisão sobre competências e a exposição dos seus conceitos, dimensões e mapeamento. Este capítulo foi finalizado com informações correlatas às competências gerenciais. A pesquisa, realizada em um centro universitário particular do Distrito Federal, contou com a participação de 14 pessoas, coordenadores e professores. A própria autora do trabalho elaborou os roteiros de entrevista, sob a supervisão do orientador da pesquisa. As entrevistas foram transcritas na íntegra e os resultados foram trabalhados de acordo com as técnicas de análise de conteúdo desenvolvidas por Bardin (1977). A partir dos dados encontrados, construíram-se as competências profissionais, sob forma de referenciais de desempenho, conforme sugerido por Carbone et al (2007). Notou-se a prevalência de atividades administrativas frente às pedagógicas e verificaram-se as necessidades do domínio de conhecimentos técnicos e práticos acerca da profissão, além de habilidades como relacionamento interpessoal e comunicação eficaz e atitudes como iniciativa, atualização com o mercado, comprometimento e pró-atividade. Constatou-se a responsabilidade dos coordenadores quanto à promoção de um ensino de qualidade e à formação de profissionais reflexivos, orientados para as práticas sociais. As competências descritas visaram abranger todos os aspectos apresentados. A partir delas, a instituição poderá implementar a Gestão por Competências e desenvolver instrumentos de Avaliação de Desempenho e programas de Treinamento e Desenvolvimento.
publishDate 2009
dc.date.criacao.pt_BR.fl_str_mv 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:16Z
2013-05-09T20:57:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-23
2012-10-30T18:08:16Z
2013-05-09T20:57:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/2644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/1/20410004.pdf.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/123456789/2644/2/20410004.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3d2069ed6423921c5a7f0824f511b038
98bcc5d0444884553877e030d3127c56
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903863898046464