Gestão de pessoas por competências: mapeamento das competências gerenciais: caso TCU
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/123456789/859 |
Resumo: | A presente monografia trata da gestão de pessoas por competências e do mapeamento das competências necessário para implantar este modelo. A gestão de pessoas por competências é uma ferramenta utilizada pelas organizações para melhorar a forma de conceber e lidar com as pessoas dentro da organização e com isso proporcionar seu engajamento nas estratégias melhorando o relacionamento deste setor com as demais áreas. O objetivo geral desta monografia foi o de analisar a relação entre o diagnóstico das competências gerenciais existentes no TCU e o oferecimento de treinamentos. Tal objetivo foi alcançado por meio da análise documental aos folders, cartilhas, panfletos e documentos referentes ao projeto de implantação da gestão de pessoas por competências no TCU, que foram consultados. O objetivo geral permitiu compreender que no caso do TCU, que definiu quais as competências de liderança e gestão necessárias para atingir as estratégias organizacionais e mapeou as mesmas nos perfis dos gerentes do Tribunal, o oferecimento de programas de desenvolvimento torna-se mais apropriado, já que visam se antecipar às demandas de treinamentos necessárias para melhorar o grau de competências existentes no nível gerencial. O Tribunal, com o uso dessa ferramenta, passa a ter uma ação proativa para promover o desenvolvimento de seu pessoal. A bibliografia consultada neste trabalho permitiu perceber que a implantação da gestão de pessoas por competências no Tribunal segue a teoria apresentada, utilizando-se o conceito de competência que conflui para a agregação de valor, aos conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional possui para disponibilizar resultados para sua empresa. A utilização desse conceito é importante para que as organizações possam promover o desenvolvimento e capacitação de seus profissionais e os mesmos se tornam aptos a responder às demandas da competitividade do século XXI. |
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A presente monografia trata da gestão de pessoas por competências e do mapeamento das competências necessário para implantar este modelo. A gestão de pessoas por competências é uma ferramenta utilizada pelas organizações para melhorar a forma de conceber e lidar com as pessoas dentro da organização e com isso proporcionar seu engajamento nas estratégias melhorando o relacionamento deste setor com as demais áreas. O objetivo geral desta monografia foi o de analisar a relação entre o diagnóstico das competências gerenciais existentes no TCU e o oferecimento de treinamentos. Tal objetivo foi alcançado por meio da análise documental aos folders, cartilhas, panfletos e documentos referentes ao projeto de implantação da gestão de pessoas por competências no TCU, que foram consultados. O objetivo geral permitiu compreender que no caso do TCU, que definiu quais as competências de liderança e gestão necessárias para atingir as estratégias organizacionais e mapeou as mesmas nos perfis dos gerentes do Tribunal, o oferecimento de programas de desenvolvimento torna-se mais apropriado, já que visam se antecipar às demandas de treinamentos necessárias para melhorar o grau de competências existentes no nível gerencial. O Tribunal, com o uso dessa ferramenta, passa a ter uma ação proativa para promover o desenvolvimento de seu pessoal. A bibliografia consultada neste trabalho permitiu perceber que a implantação da gestão de pessoas por competências no Tribunal segue a teoria apresentada, utilizando-se o conceito de competência que conflui para a agregação de valor, aos conhecimentos, habilidades e atitudes que o profissional possui para disponibilizar resultados para sua empresa. A utilização desse conceito é importante para que as organizações possam promover o desenvolvimento e capacitação de seus profissionais e os mesmos se tornam aptos a responder às demandas da competitividade do século XXI. |
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