A intervenção judicial nas politícas públicas de educação: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Andressa Moreira Martins de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13798
Resumo: Este artigo tem por objetivo investigar, através das normas constitucionais e dos posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais, as possibilidades, os limites e a legitimidade do Poder Judiciário na intervenção das políticas públicas de educação. Através do método dedutivo, analisou-se a importância dos direitos fundamentais sociais, entendendo-se que a intervenção do Judiciário nas políticas públicas de educação, quando negligenciadas pelos outros Poderes, é necessária e legítima. Isso porque cabe a ele a proteção e a garantia da dignidade da pessoa humana e do mínimo existencial, não obstante a existência de fatores limitadores, como o impacto orçamentário, a reserva do possível, o princípio da separação dos poderes e a discricionariedade administrativa, que devem ser considerados, mas não determinantes para impedir essa intervenção.
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Isso porque cabe a ele a proteção e a garantia da dignidade da pessoa humana e do mínimo existencial, não obstante a existência de fatores limitadores, como o impacto orçamentário, a reserva do possível, o princípio da separação dos poderes e a discricionariedade administrativa, que devem ser considerados, mas não determinantes para impedir essa intervenção.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2020-01-09T11:59:05Z No. of bitstreams: 1 21508507.pdf: 583864 bytes, checksum: 3734c8429df38b8852f918df487ce177 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2020-01-15T12:05:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21508507.pdf: 583864 bytes, checksum: 3734c8429df38b8852f918df487ce177 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-15T12:05:15Z (GMT). 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