Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965 |
Resumo: | A monografia trata do procedimento de avaliação das pinturas do ponto de vista econômico e financeiro e tem como objetivo geral identificar os fatores utilizados para atribuir preço a uma pintura. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica como a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, por meio de entrevistas, foram pesquisados os critérios utilizados pelo mercado primário (quatro galerias locais) e o mercado secundário (duas casas de leilão internacionais e uma local). Não foram achadas diferenças significativas entre o mercado secundário e primário. Verificou se que tanto na teoria como na prática os critérios são apresentados sem classificação. Por esse motivo realizou-se uma síntese da teoria com a prática que resultou em quatro categorias. Com essas categorias foi possível entender de forma mais clara os aspectos que têm impacto no preço de uma pintura. Os elementos dentro das categorias que tiveram a maior incidência foram a mídia e melhor etapa do artista. O trabalho é divido em quatro partes. A primeira é o referencial teórico que aborda os diferentes tipos de avaliação. A segunda parte corresponde à metodologia que descreve a execução da pesquisa. A terceira parte corresponde aos resultados e discussão. A quarta parte é as considerações finais. |
id |
CEUB_14b20f15740e762466ee14cae3ab67a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uniceub.br:235/9965 |
network_acronym_str |
CEUB |
network_name_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
repository_id_str |
2361 |
spelling |
Vicens, Elizabeth Margarita Emília MoralesMelo, Marcos André Sarmento2016-12-13T21:14:10Z2016-12-13T21:14:10Z2008-112008-11VICENS, Elizabeth Margarita Emília Morales. Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte. 2008. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965A monografia trata do procedimento de avaliação das pinturas do ponto de vista econômico e financeiro e tem como objetivo geral identificar os fatores utilizados para atribuir preço a uma pintura. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica como a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, por meio de entrevistas, foram pesquisados os critérios utilizados pelo mercado primário (quatro galerias locais) e o mercado secundário (duas casas de leilão internacionais e uma local). Não foram achadas diferenças significativas entre o mercado secundário e primário. Verificou se que tanto na teoria como na prática os critérios são apresentados sem classificação. Por esse motivo realizou-se uma síntese da teoria com a prática que resultou em quatro categorias. Com essas categorias foi possível entender de forma mais clara os aspectos que têm impacto no preço de uma pintura. Os elementos dentro das categorias que tiveram a maior incidência foram a mídia e melhor etapa do artista. O trabalho é divido em quatro partes. A primeira é o referencial teórico que aborda os diferentes tipos de avaliação. A segunda parte corresponde à metodologia que descreve a execução da pesquisa. A terceira parte corresponde aos resultados e discussão. A quarta parte é as considerações finais.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-17T19:00:13Z No. of bitstreams: 1 20632294.pdf: 258003 bytes, checksum: a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-13T21:14:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20632294.pdf: 258003 bytes, checksum: a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-13T21:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20632294.pdf: 258003 bytes, checksum: a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 (MD5) Previous issue date: 2008-11PinturaPreçoMercado de arteMercado secundárioMercado primárioArte investimentoFatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20632294.pdf20632294.pdfapplication/pdf258003https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/1/20632294.pdfa4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20632294.pdf.txt20632294.pdf.txtExtracted texttext/plain67449https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/3/20632294.pdf.txtaf045c87bb8f0cbbeb39766dfe35ebfdMD53235/99652019-03-11 13:30:48.385oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-11T13:30:48Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
title |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
spellingShingle |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales Pintura Preço Mercado de arte Mercado secundário Mercado primário Arte investimento |
title_short |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
title_full |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
title_fullStr |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
title_full_unstemmed |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
title_sort |
Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte |
author |
Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales |
author_facet |
Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Melo, Marcos André Sarmento |
contributor_str_mv |
Melo, Marcos André Sarmento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pintura Preço Mercado de arte Mercado secundário Mercado primário Arte investimento |
topic |
Pintura Preço Mercado de arte Mercado secundário Mercado primário Arte investimento |
description |
A monografia trata do procedimento de avaliação das pinturas do ponto de vista econômico e financeiro e tem como objetivo geral identificar os fatores utilizados para atribuir preço a uma pintura. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica como a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, por meio de entrevistas, foram pesquisados os critérios utilizados pelo mercado primário (quatro galerias locais) e o mercado secundário (duas casas de leilão internacionais e uma local). Não foram achadas diferenças significativas entre o mercado secundário e primário. Verificou se que tanto na teoria como na prática os critérios são apresentados sem classificação. Por esse motivo realizou-se uma síntese da teoria com a prática que resultou em quatro categorias. Com essas categorias foi possível entender de forma mais clara os aspectos que têm impacto no preço de uma pintura. Os elementos dentro das categorias que tiveram a maior incidência foram a mídia e melhor etapa do artista. O trabalho é divido em quatro partes. A primeira é o referencial teórico que aborda os diferentes tipos de avaliação. A segunda parte corresponde à metodologia que descreve a execução da pesquisa. A terceira parte corresponde aos resultados e discussão. A quarta parte é as considerações finais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.criacao.none.fl_str_mv |
2008-11 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008-11 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-12-13T21:14:10Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-12-13T21:14:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
VICENS, Elizabeth Margarita Emília Morales. Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte. 2008. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965 |
identifier_str_mv |
VICENS, Elizabeth Margarita Emília Morales. Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte. 2008. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008. |
url |
https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional do UniCEUB instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) instacron:UNICEUB |
instname_str |
Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
instacron_str |
UNICEUB |
institution |
UNICEUB |
reponame_str |
Repositório Institucional do UniCEUB |
collection |
Repositório Institucional do UniCEUB |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/1/20632294.pdf https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/2/license.txt https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/3/20632294.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 af045c87bb8f0cbbeb39766dfe35ebfd |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1809903890667143168 |