Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965
Resumo: A monografia trata do procedimento de avaliação das pinturas do ponto de vista econômico e financeiro e tem como objetivo geral identificar os fatores utilizados para atribuir preço a uma pintura. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica como a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, por meio de entrevistas, foram pesquisados os critérios utilizados pelo mercado primário (quatro galerias locais) e o mercado secundário (duas casas de leilão internacionais e uma local). Não foram achadas diferenças significativas entre o mercado secundário e primário. Verificou se que tanto na teoria como na prática os critérios são apresentados sem classificação. Por esse motivo realizou-se uma síntese da teoria com a prática que resultou em quatro categorias. Com essas categorias foi possível entender de forma mais clara os aspectos que têm impacto no preço de uma pintura. Os elementos dentro das categorias que tiveram a maior incidência foram a mídia e melhor etapa do artista. O trabalho é divido em quatro partes. A primeira é o referencial teórico que aborda os diferentes tipos de avaliação. A segunda parte corresponde à metodologia que descreve a execução da pesquisa. A terceira parte corresponde aos resultados e discussão. A quarta parte é as considerações finais.
id CEUB_14b20f15740e762466ee14cae3ab67a1
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9965
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Vicens, Elizabeth Margarita Emília MoralesMelo, Marcos André Sarmento2016-12-13T21:14:10Z2016-12-13T21:14:10Z2008-112008-11VICENS, Elizabeth Margarita Emília Morales. Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte. 2008. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965A monografia trata do procedimento de avaliação das pinturas do ponto de vista econômico e financeiro e tem como objetivo geral identificar os fatores utilizados para atribuir preço a uma pintura. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica como a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, por meio de entrevistas, foram pesquisados os critérios utilizados pelo mercado primário (quatro galerias locais) e o mercado secundário (duas casas de leilão internacionais e uma local). Não foram achadas diferenças significativas entre o mercado secundário e primário. Verificou se que tanto na teoria como na prática os critérios são apresentados sem classificação. Por esse motivo realizou-se uma síntese da teoria com a prática que resultou em quatro categorias. Com essas categorias foi possível entender de forma mais clara os aspectos que têm impacto no preço de uma pintura. Os elementos dentro das categorias que tiveram a maior incidência foram a mídia e melhor etapa do artista. O trabalho é divido em quatro partes. A primeira é o referencial teórico que aborda os diferentes tipos de avaliação. A segunda parte corresponde à metodologia que descreve a execução da pesquisa. A terceira parte corresponde aos resultados e discussão. A quarta parte é as considerações finais.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-10-17T19:00:13Z No. of bitstreams: 1 20632294.pdf: 258003 bytes, checksum: a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-12-13T21:14:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 20632294.pdf: 258003 bytes, checksum: a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 (MD5)Made available in DSpace on 2016-12-13T21:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 20632294.pdf: 258003 bytes, checksum: a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9 (MD5) Previous issue date: 2008-11PinturaPreçoMercado de arteMercado secundárioMercado primárioArte investimentoFatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL20632294.pdf20632294.pdfapplication/pdf258003https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/1/20632294.pdfa4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT20632294.pdf.txt20632294.pdf.txtExtracted texttext/plain67449https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/3/20632294.pdf.txtaf045c87bb8f0cbbeb39766dfe35ebfdMD53235/99652019-03-11 13:30:48.385oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-03-11T13:30:48Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
title Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
spellingShingle Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales
Pintura
Preço
Mercado de arte
Mercado secundário
Mercado primário
Arte investimento
title_short Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
title_full Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
title_fullStr Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
title_full_unstemmed Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
title_sort Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte
author Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales
author_facet Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vicens, Elizabeth Margarita Emília Morales
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Melo, Marcos André Sarmento
contributor_str_mv Melo, Marcos André Sarmento
dc.subject.por.fl_str_mv Pintura
Preço
Mercado de arte
Mercado secundário
Mercado primário
Arte investimento
topic Pintura
Preço
Mercado de arte
Mercado secundário
Mercado primário
Arte investimento
description A monografia trata do procedimento de avaliação das pinturas do ponto de vista econômico e financeiro e tem como objetivo geral identificar os fatores utilizados para atribuir preço a uma pintura. Utilizou-se tanto a pesquisa bibliográfica como a pesquisa de campo. Na pesquisa de campo, por meio de entrevistas, foram pesquisados os critérios utilizados pelo mercado primário (quatro galerias locais) e o mercado secundário (duas casas de leilão internacionais e uma local). Não foram achadas diferenças significativas entre o mercado secundário e primário. Verificou se que tanto na teoria como na prática os critérios são apresentados sem classificação. Por esse motivo realizou-se uma síntese da teoria com a prática que resultou em quatro categorias. Com essas categorias foi possível entender de forma mais clara os aspectos que têm impacto no preço de uma pintura. Os elementos dentro das categorias que tiveram a maior incidência foram a mídia e melhor etapa do artista. O trabalho é divido em quatro partes. A primeira é o referencial teórico que aborda os diferentes tipos de avaliação. A segunda parte corresponde à metodologia que descreve a execução da pesquisa. A terceira parte corresponde aos resultados e discussão. A quarta parte é as considerações finais.
publishDate 2008
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2008-11
dc.date.issued.fl_str_mv 2008-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-13T21:14:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-13T21:14:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv VICENS, Elizabeth Margarita Emília Morales. Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte. 2008. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965
identifier_str_mv VICENS, Elizabeth Margarita Emília Morales. Fatores que influenciam a formação do preço das pinturas no mercado de arte. 2008. 36 f. Monografia (Bacharelado em Administração) – Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2008.
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/1/20632294.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9965/3/20632294.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a4f8f0c74a6fb8e51fac7cf5108141e9
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
af045c87bb8f0cbbeb39766dfe35ebfd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903890667143168