A economia criativa e o mercado local em Brasília

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Caio Vinícius Saavedra
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9592
Resumo: Este documento representa a conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, a partir de um estudo sobre economia criativa e o mercado local em Brasília. A monografia tem como principal objetivo, a investigação de ferramentas que influenciam o consumidor a valorizar o que é produzido na cidade. Para se chegar ao resultado esperado, foi traçada uma relação entre criatividade e sustentabilidade. Além disso, houve a abordagem de um caso que ocupa os espaços públicos, o qual visa o encontro entre pessoas e cultura, a exploração de meios em que artistas tem para disponibilizar trabalhos de própria autoria, e por último, a verificação da publicidade como aliada ao consumo local. Para averiguar a proposta, foram utilizados dois tipos de pesquisa na metodologia: bibliográfica, que aborda conceitos de variados assuntos como indústrias criativas (Reis), comunicação (Santaella e Sant’Anna) e sustentabilidade (Bicalho; Borda e Capra). E pesquisa de campo, que é responsável por observar e coletar informações sobre dois objetos de estudo que potencializam a economia criativa em Brasília, representados pelo selo PicniK e pela loja colaborativa Endossa. Para isso, foram realizadas entrevistas exclusivas com os representantes de cada objeto para o trabalho. O resultado da pesquisa é a observação da internet, e das redes sociais como fontes influenciadoras para o consumo local, e para o estímulo da economia criativa.
id CEUB_191b4810b9b85023482fde971a691880
oai_identifier_str oai:repositorio.uniceub.br:235/9592
network_acronym_str CEUB
network_name_str Repositório Institucional do UniCEUB
repository_id_str 2361
spelling Magalhães, Caio Vinícius Saavedra2016-11-24T17:59:27Z2016-11-24T17:59:27Z20162016-11MAGALHÃES, Caio Vinícius Saavedra. A economia criativa e o mercado local em Brasília. 2016. 47 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9592Braga, TatyannaEste documento representa a conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, a partir de um estudo sobre economia criativa e o mercado local em Brasília. A monografia tem como principal objetivo, a investigação de ferramentas que influenciam o consumidor a valorizar o que é produzido na cidade. Para se chegar ao resultado esperado, foi traçada uma relação entre criatividade e sustentabilidade. Além disso, houve a abordagem de um caso que ocupa os espaços públicos, o qual visa o encontro entre pessoas e cultura, a exploração de meios em que artistas tem para disponibilizar trabalhos de própria autoria, e por último, a verificação da publicidade como aliada ao consumo local. Para averiguar a proposta, foram utilizados dois tipos de pesquisa na metodologia: bibliográfica, que aborda conceitos de variados assuntos como indústrias criativas (Reis), comunicação (Santaella e Sant’Anna) e sustentabilidade (Bicalho; Borda e Capra). E pesquisa de campo, que é responsável por observar e coletar informações sobre dois objetos de estudo que potencializam a economia criativa em Brasília, representados pelo selo PicniK e pela loja colaborativa Endossa. Para isso, foram realizadas entrevistas exclusivas com os representantes de cada objeto para o trabalho. O resultado da pesquisa é a observação da internet, e das redes sociais como fontes influenciadoras para o consumo local, e para o estímulo da economia criativa.Submitted by Camila Loscha (camila.loscha@uniceub.br) on 2016-11-23T17:27:43Z No. of bitstreams: 1 21343014.pdf: 970705 bytes, checksum: b5911afe470c4d160697cab8d03397dd (MD5)Approved for entry into archive by Rayanne Silva (rayanne.silva@uniceub.br) on 2016-11-24T17:59:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21343014.pdf: 970705 bytes, checksum: b5911afe470c4d160697cab8d03397dd (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-24T17:59:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 21343014.pdf: 970705 bytes, checksum: b5911afe470c4d160697cab8d03397dd (MD5) Previous issue date: 2016-11Economia criativaCriatividadeSustentabilidadeCulturaRede socialBrasíliaA economia criativa e o mercado local em Brasíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional do UniCEUBinstname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL21343014.pdf21343014.pdfapplication/pdf970705https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9592/1/21343014.pdfb5911afe470c4d160697cab8d03397ddMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9592/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXT21343014.pdf.txt21343014.pdf.txtExtracted texttext/plain85129https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9592/3/21343014.pdf.txtb62d4e5be0289f879e642097980ba5caMD53235/95922019-05-28 18:27:08.224oai:repositorio.uniceub.br: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Repositório de PublicaçõesPRIhttps://repositorio.uniceub.br/oai/requestopendoar:23612019-05-28T18:27:08Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A economia criativa e o mercado local em Brasília
title A economia criativa e o mercado local em Brasília
spellingShingle A economia criativa e o mercado local em Brasília
Magalhães, Caio Vinícius Saavedra
Economia criativa
Criatividade
Sustentabilidade
Cultura
Rede social
Brasília
title_short A economia criativa e o mercado local em Brasília
title_full A economia criativa e o mercado local em Brasília
title_fullStr A economia criativa e o mercado local em Brasília
title_full_unstemmed A economia criativa e o mercado local em Brasília
title_sort A economia criativa e o mercado local em Brasília
author Magalhães, Caio Vinícius Saavedra
author_facet Magalhães, Caio Vinícius Saavedra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Caio Vinícius Saavedra
dc.subject.por.fl_str_mv Economia criativa
Criatividade
Sustentabilidade
Cultura
Rede social
Brasília
topic Economia criativa
Criatividade
Sustentabilidade
Cultura
Rede social
Brasília
description Este documento representa a conclusão do curso de Publicidade e Propaganda, a partir de um estudo sobre economia criativa e o mercado local em Brasília. A monografia tem como principal objetivo, a investigação de ferramentas que influenciam o consumidor a valorizar o que é produzido na cidade. Para se chegar ao resultado esperado, foi traçada uma relação entre criatividade e sustentabilidade. Além disso, houve a abordagem de um caso que ocupa os espaços públicos, o qual visa o encontro entre pessoas e cultura, a exploração de meios em que artistas tem para disponibilizar trabalhos de própria autoria, e por último, a verificação da publicidade como aliada ao consumo local. Para averiguar a proposta, foram utilizados dois tipos de pesquisa na metodologia: bibliográfica, que aborda conceitos de variados assuntos como indústrias criativas (Reis), comunicação (Santaella e Sant’Anna) e sustentabilidade (Bicalho; Borda e Capra). E pesquisa de campo, que é responsável por observar e coletar informações sobre dois objetos de estudo que potencializam a economia criativa em Brasília, representados pelo selo PicniK e pela loja colaborativa Endossa. Para isso, foram realizadas entrevistas exclusivas com os representantes de cada objeto para o trabalho. O resultado da pesquisa é a observação da internet, e das redes sociais como fontes influenciadoras para o consumo local, e para o estímulo da economia criativa.
publishDate 2016
dc.date.criacao.none.fl_str_mv 2016-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-11-24T17:59:27Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-24T17:59:27Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAGALHÃES, Caio Vinícius Saavedra. A economia criativa e o mercado local em Brasília. 2016. 47 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9592
dc.identifier.orientador.pt_BR.fl_str_mv Braga, Tatyanna
identifier_str_mv MAGALHÃES, Caio Vinícius Saavedra. A economia criativa e o mercado local em Brasília. 2016. 47 f. Monografia (Graduação) - Faculdade de Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas, Centro Universitário de Brasília, Brasília, 2016.
Braga, Tatyanna
url https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/9592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional do UniCEUB
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Repositório Institucional do UniCEUB
collection Repositório Institucional do UniCEUB
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9592/1/21343014.pdf
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9592/2/license.txt
https://repositorio.uniceub.br/bitstream/235/9592/3/21343014.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b5911afe470c4d160697cab8d03397dd
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
b62d4e5be0289f879e642097980ba5ca
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional do UniCEUB - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1809903893913534464