A importância da literatura infanto juvenil no processo de aprendizagem das 3ª e 4ª séries do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6688 |
Resumo: | A concepção desse projeto é a de dotar o aluno de instrumento necessário ao desenvolvimento da língua, através de situações concretas de linguagem oral e escrita, tornando-o usuário completamente dela e possibilitando-lhe a plena participação da sociedade com direitos e deveres assegurados como pessoa atuante e feliz.O projeto visa além da experiência e interação constante, levar a criança a estar sempre motivada a construir seu conhecimento sobre leitura. Esse processo tem que ser instigante e prazeroso levando a criança a ser estimulada a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seu próprio ambiente alfabetizador. O professor preocupado em formar novos leitores – tem que saber aliar o lúdico ao prazer do texto literário, a fim de tornar sociáveis as descobertas individuais, usando estratégias que permitem a pratica da dramatização, da musica, da modelagem, da pintura, do recorte, da colagem ou outras formas de expressão, como maneira de descobrir enriquecer, atuar, inovar e não cair na mesmice da leitura praticada diariamente em sala de aula. É pensando na criança que enfrenta novos desafios, novas situações, novas descobertas, porque esta inserida num mundo onde as mudanças ocorrem de foram rápida, percebendo que suas idéias, razões, opiniões mudam também as situações que vivenciam é que o professor deve trabalhar a literatura infantil no mundo moderno. Deve-se entender esse mundo e agir sobre ele, o que para isso, exige do professor permanente atualização para o progresso do processo ensino – aprendizagem. Daí a importância da literatura infantil nestes tempos de crise cultural cumprindo sua tarefa de alegrar, instruir, distrair ou emocionar o espírito de seus pequenos leitores ou ouvintes, leva-os de maneira lúdica, fácil, a perceberem e a interrogarem a se mesmo a ao mundo que os rodeia, orientando seus interesses, suas aspirações, sua necessidade de auto-afirmação ou de segurança, ao lhe propor objetos, idéias ou formas possíveis (ou desejáveis) de participação social. |
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O professor preocupado em formar novos leitores – tem que saber aliar o lúdico ao prazer do texto literário, a fim de tornar sociáveis as descobertas individuais, usando estratégias que permitem a pratica da dramatização, da musica, da modelagem, da pintura, do recorte, da colagem ou outras formas de expressão, como maneira de descobrir enriquecer, atuar, inovar e não cair na mesmice da leitura praticada diariamente em sala de aula. É pensando na criança que enfrenta novos desafios, novas situações, novas descobertas, porque esta inserida num mundo onde as mudanças ocorrem de foram rápida, percebendo que suas idéias, razões, opiniões mudam também as situações que vivenciam é que o professor deve trabalhar a literatura infantil no mundo moderno. Deve-se entender esse mundo e agir sobre ele, o que para isso, exige do professor permanente atualização para o progresso do processo ensino – aprendizagem. Daí a importância da literatura infantil nestes tempos de crise cultural cumprindo sua tarefa de alegrar, instruir, distrair ou emocionar o espírito de seus pequenos leitores ou ouvintes, leva-os de maneira lúdica, fácil, a perceberem e a interrogarem a se mesmo a ao mundo que os rodeia, orientando seus interesses, suas aspirações, sua necessidade de auto-afirmação ou de segurança, ao lhe propor objetos, idéias ou formas possíveis (ou desejáveis) de participação social.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T12:36:45Z No. of bitstreams: 1 40300407.pdf: 215958 bytes, checksum: 6be3af9dccf28fc5138c62004d453682 (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-16T12:36:45Z (GMT). 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