Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sartori, Ademilde
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/193
Resumo: Com este artigo, pretende-se discutir a Educomunicação como campo de aproximação das áreas de Educação e da Comunicação a partir de reflexões sobre algumas ideias de Marshall McLuhan, Walter Benjamin e Jesús Martín-Barbero, apontando a necessidade da escola aprender a conviver com as linguagens não escolares e com as novas percepções de mundo viabilizadas pelas NTIC, criando e potencializando ecossistemas comunicativos. Para a escola, a nova tarefa é o diálogo com a aprendizagem distraída.
id ESPM-3_b4bdfd571080489b5af55d35976ecc71
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/193
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraídaEducomunicaçãoEcossistemas ComunicativosAprendizagem distraídaCom este artigo, pretende-se discutir a Educomunicação como campo de aproximação das áreas de Educação e da Comunicação a partir de reflexões sobre algumas ideias de Marshall McLuhan, Walter Benjamin e Jesús Martín-Barbero, apontando a necessidade da escola aprender a conviver com as linguagens não escolares e com as novas percepções de mundo viabilizadas pelas NTIC, criando e potencializando ecossistemas comunicativos. Para a escola, a nova tarefa é o diálogo com a aprendizagem distraída.Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/19310.18568/cmc.v7i19.193Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 19 (2010): Comunicação e Educação; 33-48Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 19 (2010): Comunicação e Educação; 33-48Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 19 (2010): Comunicação e Educação; 33-481983-707010.18568/cmc.v7i19reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/193/191Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSartori, Ademilde2012-04-11T20:03:31Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/193Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:03:31Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
title Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
spellingShingle Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
Sartori, Ademilde
Educomunicação
Ecossistemas Comunicativos
Aprendizagem distraída
title_short Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
title_full Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
title_fullStr Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
title_full_unstemmed Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
title_sort Educomunicação e sua relação com a escola: a promoção de ecossistemas comunicativos e a aprendizagem distraída
author Sartori, Ademilde
author_facet Sartori, Ademilde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sartori, Ademilde
dc.subject.por.fl_str_mv Educomunicação
Ecossistemas Comunicativos
Aprendizagem distraída
topic Educomunicação
Ecossistemas Comunicativos
Aprendizagem distraída
description Com este artigo, pretende-se discutir a Educomunicação como campo de aproximação das áreas de Educação e da Comunicação a partir de reflexões sobre algumas ideias de Marshall McLuhan, Walter Benjamin e Jesús Martín-Barbero, apontando a necessidade da escola aprender a conviver com as linguagens não escolares e com as novas percepções de mundo viabilizadas pelas NTIC, criando e potencializando ecossistemas comunicativos. Para a escola, a nova tarefa é o diálogo com a aprendizagem distraída.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/193
10.18568/cmc.v7i19.193
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/193
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v7i19.193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/193/191
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 19 (2010): Comunicação e Educação; 33-48
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 19 (2010): Comunicação e Educação; 33-48
Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 19 (2010): Comunicação e Educação; 33-48
1983-7070
10.18568/cmc.v7i19
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299100004352