A influência da cor na construção da personagem Clementine em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Furtado, Laura Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional do UniCEUB
Texto Completo: https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/prefix/13567
Resumo: As cores são um elemento narrativo e de compreensão que passa uma mensagem a partir do momento em que a vemos. No cinema essa técnica é usada não apenas para criar estados de ânimo e uma atmosfera, mas também para despertar emoções específicas em seu público, se tornando um recurso fundamental para as narrativas dos filmes. Este trabalho tem como objetivo analisar a influência e transferência de emoções que a cor tem sobre a personagem Clementine em sua caracterização no filme Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho, que é em forma de artigo definido descritivo, teve por base uma análise fílmica baseada nos autores como Penafria (2009) e Vanoye e Golit-Létè (2013), onde o objetivo da análise fílmica é explicar o funcionamento de um determinado filme a partir de algum elemento dando-lhe uma interpretação, neste trabalho foi feita uma análise de imagem, essa análise entende o filmes como um meio de expressão, já que no cinema o que se mais se destaca nas telas são as imagens e não o texto. Uma análise secundária de dados que buscou também referências em fontes eletrônicas e bibliográficas na cor como comunicação que foi usado dois autores de grande destaque como Goethe (1993) e Kandinsky (2000) já que as pessoas em geral sentem um grande prazer com a cor e seu uso que está definido e significativo ligado a moralidade, devido a isso elas podem ser utilizados para os mais fins estéticos. Quando a questão é alfabetismo visual, foi utilizado a autora Dondis (1997), já que uma imagem sempre passará uma mensagem para quem quer que seja o receptor, ela é composta por diversos signos isso a classifica como uma linguagem, um canal de expressão e comunicação. E a cor no contexto semiótico foi de grande ajuda Santaella (2000) e Joly (1996), como o uso da cor vem acompanha por um significado, um signo que seria a representação desse objeto. Além de informações apresentadas dentro do próprio filme.
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A metodologia adotada para a elaboração deste trabalho, que é em forma de artigo definido descritivo, teve por base uma análise fílmica baseada nos autores como Penafria (2009) e Vanoye e Golit-Létè (2013), onde o objetivo da análise fílmica é explicar o funcionamento de um determinado filme a partir de algum elemento dando-lhe uma interpretação, neste trabalho foi feita uma análise de imagem, essa análise entende o filmes como um meio de expressão, já que no cinema o que se mais se destaca nas telas são as imagens e não o texto. Uma análise secundária de dados que buscou também referências em fontes eletrônicas e bibliográficas na cor como comunicação que foi usado dois autores de grande destaque como Goethe (1993) e Kandinsky (2000) já que as pessoas em geral sentem um grande prazer com a cor e seu uso que está definido e significativo ligado a moralidade, devido a isso elas podem ser utilizados para os mais fins estéticos. Quando a questão é alfabetismo visual, foi utilizado a autora Dondis (1997), já que uma imagem sempre passará uma mensagem para quem quer que seja o receptor, ela é composta por diversos signos isso a classifica como uma linguagem, um canal de expressão e comunicação. E a cor no contexto semiótico foi de grande ajuda Santaella (2000) e Joly (1996), como o uso da cor vem acompanha por um significado, um signo que seria a representação desse objeto. Além de informações apresentadas dentro do próprio filme.Submitted by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-09-11T21:37:13Z No. of bitstreams: 1 21554838.pdf: 2168708 bytes, checksum: d16d988e96e147217223de59bf3161a9 (MD5)Approved for entry into archive by Fernanda Weschenfelder (fernanda.weschenfelder@uniceub.br) on 2019-09-11T21:37:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 21554838.pdf: 2168708 bytes, checksum: d16d988e96e147217223de59bf3161a9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-09-11T21:37:25Z (GMT). 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