A formação e atuação do professor na educação ambiental nas séries iniciais
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Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do UniCEUB |
Texto Completo: | https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/6718 |
Resumo: | Pela gravidade da situação ambiental no Brasil e no mundo, já se tornou categórica a necessidade de implementar a Educação Ambiental - EA - para as novas gerações em idade de formação de valores e atitudes. A necessidade de uma crescente internalização da questão ambiental e a preocupação em como tem sido a formação e a atuação dos professores nas séries iniciais, levou a escolha em trabalhar esse tema. Esta pesquisa foi de cunho qualitativo e buscou investigar como tem sido a formação do professor para a educação ambiental e os reflexos no processo de aprendizagem dos alunos de modo a contribuir com os profissionais da educação. Utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista direcionada a professores do ensino fundamental da rede pública do DF, que atuam em turmas de 1ª a 4ª séries, das regiões administrativas de Sobradinho I e II, Guará II e Santa Maria. As categorias relacionadas para análise e discussão dos dados foram: a importância da EA; valores a serem trabalhados em EA; formação e conhecimento dos professores em EA; a escola e os projetos em EA; o reconhecimento da EA. Os principais resultados da pesquisa foram: a EA é alcançada através de um processo de conscientização; professores estão sempre buscando adquirir maiores conhecimentos em EA; EA é um assunto que deve ser discutido não somente na escola, mas também deve ter a participação da família e da comunidade; os projetos relacionados à EA devem ser desenvolvidos de maneira coletiva e comunitária; não houve consenso quanto ao reconhecimento da EA como ação educativa e falta por parte de muitos professores este reconhecimento. Com esta pesquisa pretendemos colaborar para o trabalho pedagógico dos professores no que diz respeito à EA na escola, incentivando para que os mesmos conscientizem os seus alunos a conservar e proteger a natureza, garantindo as condições básicas da própria existência. Acredita-se que, para mudar algo, é preciso um conhecimento do fenômeno, ou seja, pretende-se alterar a conduta das pessoas, assim como suas atitudes em relação ao meio ambiente. |
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Utilizou como instrumento de pesquisa a entrevista direcionada a professores do ensino fundamental da rede pública do DF, que atuam em turmas de 1ª a 4ª séries, das regiões administrativas de Sobradinho I e II, Guará II e Santa Maria. As categorias relacionadas para análise e discussão dos dados foram: a importância da EA; valores a serem trabalhados em EA; formação e conhecimento dos professores em EA; a escola e os projetos em EA; o reconhecimento da EA. Os principais resultados da pesquisa foram: a EA é alcançada através de um processo de conscientização; professores estão sempre buscando adquirir maiores conhecimentos em EA; EA é um assunto que deve ser discutido não somente na escola, mas também deve ter a participação da família e da comunidade; os projetos relacionados à EA devem ser desenvolvidos de maneira coletiva e comunitária; não houve consenso quanto ao reconhecimento da EA como ação educativa e falta por parte de muitos professores este reconhecimento. Com esta pesquisa pretendemos colaborar para o trabalho pedagógico dos professores no que diz respeito à EA na escola, incentivando para que os mesmos conscientizem os seus alunos a conservar e proteger a natureza, garantindo as condições básicas da própria existência. Acredita-se que, para mudar algo, é preciso um conhecimento do fenômeno, ou seja, pretende-se alterar a conduta das pessoas, assim como suas atitudes em relação ao meio ambiente.Submitted by Haia Cristina Rebouças de Almeida (haia.almeida@uniceub.br) on 2015-06-16T18:04:23Z No. of bitstreams: 1 40350258.pdf: 196995 bytes, checksum: 60e91a8d284ee8993fdb17fee24ef35a (MD5)Made available in DSpace on 2015-06-16T18:04:23Z (GMT). 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