Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Guilherme Krahl de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/122187
Resumo: Este trabalho analisa a presença da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), principalmente, a partir das concepções e percepções dos discentes das licenciaturas. O objetivo foi elaborar um diagnóstico da implantação da EA nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura e registar as vivências de alguns discentes e as suas vias de entrada na EA. Então, o trabalho foi divido em duas partes. Na primeira, estabeleci o panorama da EA nos cursos de licenciatura, assim como uma fotografia, de um determinado ângulo, em um dado momento. O delineamento metodológico nessa etapa foi de cunho quali-quantitativo e os recursos utilizados foram análise documental, na análise curricular, e questionários semiestruturados. As análises dessa pesquisa social tiveram caráter exploratório e descritivo. Os resultados evidenciaram que muitos discentes consideraram a EA ausente nos seus cursos. Aqueles que a consideram presente salientaram que aparece de forma incipiente. Verifiquei que a EA, quando presente, ocorre principalmente em abordagem disciplinar e não está associada ao desenvolvimento de uma compreensão de EA popular/crítica pelos discentes. A análise das questões dissertativas do questionário indicou que a compreensão de ambiente predominante está associada à EA comportamental/naturalista-conservacionista. Poucos projetos de EA relacionados à Universidade foram citados pelos sujeitos da pesquisa. A análise curricular revelou que nove cursos de licenciatura não possuem disciplinas que indicam a inserção da EA na súmula. Na segunda etapa, a bidimensionalidade fotográfica foi expandida pela temporalidade e subjetividade registradas nas entrevistas. Os sujeitos das entrevistas indicaram três vias de entrada na EA: educação popular, extensão universitária e curso de graduação onde a EA é presente e constante. As perspectivas dos entrevistados quanto à implantação da EA na UFRGS foram positivas, mas divergiram em relação aos meios de inserção, principalmente sobre a questão disciplinar. Ao final do trabalho, apontei algumas proposições, que não são soluções para as dificuldades apontadas, mas alguns dos possíveis caminhos a serem construídos na ação propositiva de docentes e discentes em diálogo com os saberes populares. Destaquei a importância de uma disciplina específica de EA, com caráter alternativo, a ser oferecida na Faculdade de Educação para todos os cursos de licenciatura. Indiquei também a necessidade de criação de projetos, principalmente de extensão, com o objetivo de valorizar aspectos do caráter não-formal da EA e fortalecer os vínculos entre ciência e saberes populares.
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