Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/122187 |
Resumo: | Este trabalho analisa a presença da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), principalmente, a partir das concepções e percepções dos discentes das licenciaturas. O objetivo foi elaborar um diagnóstico da implantação da EA nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura e registar as vivências de alguns discentes e as suas vias de entrada na EA. Então, o trabalho foi divido em duas partes. Na primeira, estabeleci o panorama da EA nos cursos de licenciatura, assim como uma fotografia, de um determinado ângulo, em um dado momento. O delineamento metodológico nessa etapa foi de cunho quali-quantitativo e os recursos utilizados foram análise documental, na análise curricular, e questionários semiestruturados. As análises dessa pesquisa social tiveram caráter exploratório e descritivo. Os resultados evidenciaram que muitos discentes consideraram a EA ausente nos seus cursos. Aqueles que a consideram presente salientaram que aparece de forma incipiente. Verifiquei que a EA, quando presente, ocorre principalmente em abordagem disciplinar e não está associada ao desenvolvimento de uma compreensão de EA popular/crítica pelos discentes. A análise das questões dissertativas do questionário indicou que a compreensão de ambiente predominante está associada à EA comportamental/naturalista-conservacionista. Poucos projetos de EA relacionados à Universidade foram citados pelos sujeitos da pesquisa. A análise curricular revelou que nove cursos de licenciatura não possuem disciplinas que indicam a inserção da EA na súmula. Na segunda etapa, a bidimensionalidade fotográfica foi expandida pela temporalidade e subjetividade registradas nas entrevistas. Os sujeitos das entrevistas indicaram três vias de entrada na EA: educação popular, extensão universitária e curso de graduação onde a EA é presente e constante. As perspectivas dos entrevistados quanto à implantação da EA na UFRGS foram positivas, mas divergiram em relação aos meios de inserção, principalmente sobre a questão disciplinar. Ao final do trabalho, apontei algumas proposições, que não são soluções para as dificuldades apontadas, mas alguns dos possíveis caminhos a serem construídos na ação propositiva de docentes e discentes em diálogo com os saberes populares. Destaquei a importância de uma disciplina específica de EA, com caráter alternativo, a ser oferecida na Faculdade de Educação para todos os cursos de licenciatura. Indiquei também a necessidade de criação de projetos, principalmente de extensão, com o objetivo de valorizar aspectos do caráter não-formal da EA e fortalecer os vínculos entre ciência e saberes populares. |
id |
UFRGS-2_5aa038e2330ca4166eeb10e3d611a1c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122187 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Vargas, Guilherme Krahl deKindel, Eunice Aita Isaia2015-08-11T02:02:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/122187000971242Este trabalho analisa a presença da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), principalmente, a partir das concepções e percepções dos discentes das licenciaturas. O objetivo foi elaborar um diagnóstico da implantação da EA nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura e registar as vivências de alguns discentes e as suas vias de entrada na EA. Então, o trabalho foi divido em duas partes. Na primeira, estabeleci o panorama da EA nos cursos de licenciatura, assim como uma fotografia, de um determinado ângulo, em um dado momento. O delineamento metodológico nessa etapa foi de cunho quali-quantitativo e os recursos utilizados foram análise documental, na análise curricular, e questionários semiestruturados. As análises dessa pesquisa social tiveram caráter exploratório e descritivo. Os resultados evidenciaram que muitos discentes consideraram a EA ausente nos seus cursos. Aqueles que a consideram presente salientaram que aparece de forma incipiente. Verifiquei que a EA, quando presente, ocorre principalmente em abordagem disciplinar e não está associada ao desenvolvimento de uma compreensão de EA popular/crítica pelos discentes. A análise das questões dissertativas do questionário indicou que a compreensão de ambiente predominante está associada à EA comportamental/naturalista-conservacionista. Poucos projetos de EA relacionados à Universidade foram citados pelos sujeitos da pesquisa. A análise curricular revelou que nove cursos de licenciatura não possuem disciplinas que indicam a inserção da EA na súmula. Na segunda etapa, a bidimensionalidade fotográfica foi expandida pela temporalidade e subjetividade registradas nas entrevistas. Os sujeitos das entrevistas indicaram três vias de entrada na EA: educação popular, extensão universitária e curso de graduação onde a EA é presente e constante. As perspectivas dos entrevistados quanto à implantação da EA na UFRGS foram positivas, mas divergiram em relação aos meios de inserção, principalmente sobre a questão disciplinar. Ao final do trabalho, apontei algumas proposições, que não são soluções para as dificuldades apontadas, mas alguns dos possíveis caminhos a serem construídos na ação propositiva de docentes e discentes em diálogo com os saberes populares. Destaquei a importância de uma disciplina específica de EA, com caráter alternativo, a ser oferecida na Faculdade de Educação para todos os cursos de licenciatura. Indiquei também a necessidade de criação de projetos, principalmente de extensão, com o objetivo de valorizar aspectos do caráter não-formal da EA e fortalecer os vínculos entre ciência e saberes populares.application/pdfporFormação de professoresEducação ambientalEducação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de BiociênciasPorto Alegre, BR-RS2015Ciências Biológicas: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000971242.pdf000971242.pdfTexto completoapplication/pdf1129424http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122187/1/000971242.pdfd9c58ed607293a21031d449971e51a15MD51TEXT000971242.pdf.txt000971242.pdf.txtExtracted Texttext/plain179220http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122187/2/000971242.pdf.txt8968748d3449c8c7c350dc5868b30ba2MD52THUMBNAIL000971242.pdf.jpg000971242.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1002http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122187/3/000971242.pdf.jpgf84321dec63fb9504f64a3ca05f94450MD5310183/1221872018-10-08 08:34:42.745oai:www.lume.ufrgs.br:10183/122187Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:34:42Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
title |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
spellingShingle |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS Vargas, Guilherme Krahl de Formação de professores Educação ambiental |
title_short |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
title_full |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
title_fullStr |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
title_sort |
Educação ambiental na formação inicial de professores : concepções e perspectivas de graduandos das licenciaturas da UFRGS |
author |
Vargas, Guilherme Krahl de |
author_facet |
Vargas, Guilherme Krahl de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vargas, Guilherme Krahl de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
contributor_str_mv |
Kindel, Eunice Aita Isaia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação ambiental |
topic |
Formação de professores Educação ambiental |
description |
Este trabalho analisa a presença da Educação Ambiental (EA) na formação inicial de professores na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), principalmente, a partir das concepções e percepções dos discentes das licenciaturas. O objetivo foi elaborar um diagnóstico da implantação da EA nas estruturas curriculares dos cursos de licenciatura e registar as vivências de alguns discentes e as suas vias de entrada na EA. Então, o trabalho foi divido em duas partes. Na primeira, estabeleci o panorama da EA nos cursos de licenciatura, assim como uma fotografia, de um determinado ângulo, em um dado momento. O delineamento metodológico nessa etapa foi de cunho quali-quantitativo e os recursos utilizados foram análise documental, na análise curricular, e questionários semiestruturados. As análises dessa pesquisa social tiveram caráter exploratório e descritivo. Os resultados evidenciaram que muitos discentes consideraram a EA ausente nos seus cursos. Aqueles que a consideram presente salientaram que aparece de forma incipiente. Verifiquei que a EA, quando presente, ocorre principalmente em abordagem disciplinar e não está associada ao desenvolvimento de uma compreensão de EA popular/crítica pelos discentes. A análise das questões dissertativas do questionário indicou que a compreensão de ambiente predominante está associada à EA comportamental/naturalista-conservacionista. Poucos projetos de EA relacionados à Universidade foram citados pelos sujeitos da pesquisa. A análise curricular revelou que nove cursos de licenciatura não possuem disciplinas que indicam a inserção da EA na súmula. Na segunda etapa, a bidimensionalidade fotográfica foi expandida pela temporalidade e subjetividade registradas nas entrevistas. Os sujeitos das entrevistas indicaram três vias de entrada na EA: educação popular, extensão universitária e curso de graduação onde a EA é presente e constante. As perspectivas dos entrevistados quanto à implantação da EA na UFRGS foram positivas, mas divergiram em relação aos meios de inserção, principalmente sobre a questão disciplinar. Ao final do trabalho, apontei algumas proposições, que não são soluções para as dificuldades apontadas, mas alguns dos possíveis caminhos a serem construídos na ação propositiva de docentes e discentes em diálogo com os saberes populares. Destaquei a importância de uma disciplina específica de EA, com caráter alternativo, a ser oferecida na Faculdade de Educação para todos os cursos de licenciatura. Indiquei também a necessidade de criação de projetos, principalmente de extensão, com o objetivo de valorizar aspectos do caráter não-formal da EA e fortalecer os vínculos entre ciência e saberes populares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-08-11T02:02:20Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/122187 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000971242 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/122187 |
identifier_str_mv |
000971242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122187/1/000971242.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122187/2/000971242.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/122187/3/000971242.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d9c58ed607293a21031d449971e51a15 8968748d3449c8c7c350dc5868b30ba2 f84321dec63fb9504f64a3ca05f94450 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447150852571136 |